Seja bem vindo
Curitiba,29/04/2024

  • A +
  • A -

Oito dicas para fazer uma planilha de controle de gastos e investimentos

Documento auxilia no gerenciamento das finanças pessoais.


Oito dicas para fazer uma planilha de controle de gastos e investimentos Imagem: Pexels

Momentos de instabilidade econômica, como o que foi vivenciado em meio à pandemia da Covid-19, ou mesmo imprevistos que possam acometer as famílias, como o desemprego, revelam a importância de uma boa gestão financeira. O controle de gastos, investimentos e rendimentos ajuda não só a enfrentar períodos turbulentos, mas possibilita alcançar a estabilidade financeira no longo prazo. 


No entanto, a tarefa não é tão simples. Seis em cada dez brasileiros não conseguem poupar dinheiro, segundo pesquisa divulgada pela Ipsos. Poupar é uma das ações apontadas como necessárias pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) para quem busca se organizar financeiramente.


Apesar da dificuldade, a mesma pesquisa apontou o Brasil entre os cinco países mais otimistas, do total de 29 onde o estudo foi realizado. Isso porque 85% dos brasileiros afirmaram que estão confiantes de que a vida será melhor este ano em comparação com 2023. A perspectiva positiva pode ser o primeiro passo rumo à boa gestão financeira.


Passo a passo para gerir as finanças

O gerenciamento das finanças pessoais começa com o estabelecimento de metas claras e mensuráveis que possam direcionar a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro. De acordo com a Abefin, a orientação é detalhar o orçamento em uma planilha, incluindo despesas e receitas, para visualizar as informações.


A partir disso, é possível analisar quais gastos podem ser eliminados ou reduzidos, o que ajuda a economizar. Nesta etapa, é aconselhável não pensar em quantias que gostaria de guardar, mas no quanto é possível.


De acordo com informações do Portal do Investidor, projeto da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para promover os estudos sobre educação financeira, poupar é o primeiro passo para quem pretende começar a investir. Os investimentos são apontados como alternativa para fazer o dinheiro economizado render. Assim, é possível criar uma reserva de emergência para enfrentar as adversidades decorrentes de momentos de instabilidade econômica ou imprevistos.


O investimento renda fixa é a opção recomendada para quem inicia o processo, pois oferece segurança e previsibilidade de retorno. Entre os produtos de renda fixa estão os títulos do Tesouro Direto, os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs). A rentabilidade tende a ser maior do que a oferecida pela caderneta de poupança, considerada a aplicação mais popular entre os brasileiros. 


Para garantir uma boa gestão financeira, é preciso acompanhar todas as movimentações do dinheiro. Por isso, além de despesas e receitas, os investimentos também devem ser detalhados na planilha. Algumas dicas podem ajudar a criar o documento.

Organize as abas da planilha

Crie diferentes abas na planilha para separar as informações. Por exemplo, tenha uma aba para os gastos mensais, outra para registrar os investimentos realizados e uma terceira para acompanhar os rendimentos.

Registre todos os gastos

Na aba de gastos mensais, liste todas as despesas, como moradia, alimentação, transporte, lazer, entre outras. Registre, também, os valores de cada uma delas. Isso ajudará a identificar padrões e oportunidades para economizar.

Utilize fórmulas para cálculos automáticos

A planilha oferece a função de cálculo automático, o que facilita checar o valor total, as médias e outras métricas para o controle financeiro. Isso economiza tempo na hora de atualizar a planilha e facilita a análise das informações.

Acompanhe os investimentos

Na aba de investimentos, registre o tipo de produto, o valor aplicado, a data da aplicação e a taxa de retorno esperada. Isso permitirá acompanhar o desempenho ao longo do tempo.

Registre os rendimentos

Na aba de rendimentos, registre os ganhos obtidos com os investimentos, como juros, dividendos ou valorização de ativos. Mantenha as informações atualizadas para avaliar o desempenho global da sua carteira de investimentos.

Atualize regularmente a planilha

Mantenha a planilha atualizada com todas as transações financeiras, incluindo novos gastos, investimentos e rendimentos recebidos. Isso garante uma visão precisa e atualizada da sua situação financeira.

Analise os resultados

Regularmente, analise os dados da planilha para identificar padrões de gastos, avaliar o desempenho dos investimentos e tomar decisões financeiras mais embasadas. Identifique áreas onde é possível reduzir despesas ou otimizar os investimentos para alcançar seus objetivos financeiros.

Faça ajustes conforme necessário

Com base na análise dos dados, faça ajustes no seu planejamento financeiro, conforme necessário. Esteja sempre aberto a revisar e adaptar as estratégias para melhorar sua saúde financeira.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login