Seja bem vindo
Curitiba,27/04/2024

  • A +
  • A -

Dados apontam desafios na gestão de diversidade geracional nas organizações

Especialista avalia oportunidades e formas de integrar as diferentes gerações no mundo corporativo


Dados apontam desafios na gestão de diversidade geracional nas organizações

De acordo com estudo recente realizado pela Sputinik, consultoria em educação corporativa, 78% dos líderes de empresas têm alguma dificuldade em gerenciar diferentes gerações. Enquanto as gerações mais velhas, como os baby boomers (nascidos entre 1940–1965) e a geração X (1966–1978) estão mais confortáveis com a estabilidade e costumam ficar na mesma empresa por anos, os millenials (1979–1994) e a geração Z (1995–2010) são movidos pelo engajamento e satisfação, tanto pessoal quanto profissional. 

Essas diferenças geracionais podem ser um desafio para os gestores e líderes das companhias. O mundo empresarial e financeiro está cada vez mais vivenciando a diversidade, e esse cenário vem para ficar nas empresas. Um exemplo disso é a vencedora do Prêmio Equilibrista 2023, promovido pelo IBEF-PR, Bruna Hadad, jovem com 34 anos e CFO da WAP. O reconhecimento recebido por ela destaca uma mudança notável na premiação, tradicionalmente dominada por líderes da geração boomer.

Segundo Ruth Bandeira, VP de Projetos Estratégicos do IBEF-PR e Co-Founder e diretora na Proposito/Grupo PRO, é necessário fazer com que essas gerações trabalhem juntas e não em conflito, buscando aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer. Para ela, um dos desafios da diversidade geracional, atualmente, é atender as demandas, principalmente, dos colaboradores mais jovens. O mesmo estudo da Sputinik ainda aponta que 36% dos líderes não têm como canal prioritário as trocas com seus liderados, assim como 43,3% não se conectam com seus pares em momentos decisivos. "Isso gera uma solidão nas organizações por parte do olhar desses liderados mais jovens", afirma Ruth.

Transparência e trabalho em equipe

Para mudar esse cenário, a VP de Projetos Estratégicos do IBEF-PR sugere o exercício da escuta ativa como a primeira medida que os líderes podem tomar para promover um ambiente mais inclusivo. Ela enfatizou a necessidade de transparência na estratégia organizacional. "Então, diferente de outras gerações que eram muito habituadas ao comando e controle, os mais jovens para estar engajados precisam entender o porquê das coisas e para onde a empresa está indo e onde quer chegar. Eles precisam dessa clareza para realmente se engajarem nos seus trabalhos", explica. 

Outra recomendação essencial é fornecer um feedback claro e construtivo, usando exemplos específicos para orientar o desenvolvimento profissional dos liderados. Ruth enfatizou a importância de líderes mais experientes reconhecerem e valorizarem a capacidade única da geração mais jovem em acessar e manipular dados de forma intuitiva.

Por fim, a VP de Projetos Estratégicos do IBEF-PR destaca que a colaboração intergeracional é fundamental para o sucesso das organizações, destacando a capacidade dos profissionais mais jovens de estarem super antenados e pensar de maneira espontânea, enquanto os mais experientes contribuem com maturidade e conhecimento holístico da organização. A abertura para a troca de informações entre as gerações é uma oportunidade de enriquecer o ambiente de trabalho e impulsionar o sucesso organizacional como um todo.

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login