Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Rio Negro é Campeão Estadual na Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe está focada na classificação para a RoboCup, que é a etapa mundial da competição

Construir e programar um robô para percorrer um caminho superando obstáculos para regatar vítimas de um suposto desastre de forma totalmente autônoma, realizando o percurso sem erros e utilizando apenas seus próprios sensores com uma programação previamente definida. Foi deste modo que os estudantes do Colégio Sesi da Indústria de Rio Negro, na região sudeste do Paraná, conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a vaga para a etapa nacional programada para acontecer entre 11 e 15 de outubro.

Júlio Nestor Martins, professor da Disciplina de Oficinas Tecnológicas, do Colégio Sesi Rio Negro que acompanhou a equipe durante toda a competição, explica que a partir das Oficinas Tecnológicas os alunos iniciam os primeiros contatos com a programação, manifestando interesse pelo tema. “A partir das aulas curriculares nas Oficinas Tecnológicas os alunos têm seu primeiro contato com a lógica de programação, criando um maior interesse pela área. Os alunos que mais se destacam e demonstram maior afinidade com a área são convidados a formar uma equipe e participar da competição”, explica.

Em 2019, o Colégio Sesi Rio já havia conquistado o primeiro lugar na etapa regional da OBR e o terceiro lugar na etapa estadual, garantindo vaga no nacional realizado na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Em 2020, em decorrência da pandemia, os alunos optaram por não participar da competição.

Assim como no ano passado, a etapa regional/estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi realizada de maneira remota, por meio do simulador sBotics, para a modalidade prática da competição. Gabriel Lang Becker da Silva, integrante da equipe, destaca o uso do simulador como um dos diferenciais durante a prova. “Eu gostei, principalmente, da parte do simulador. Foi muito interessante observar como tudo funcionava e como o robô se portava para executar as missões. Participar da OBR foi algo muito divertido, mesmo não sendo exatamente igual ao torneio presencial. Agora, a nossa meta é a RoboCup e, claro, fazer um bom resultado na etapa nacional”, comenta Gabriel que tem a opinião compartilhada pelo colega de equipe Nathan Train da Fontoura. “Foi uma experiência interessante participar da OBR no formato online com a produção do vídeo e a programação. Esperamos agora passar na etapa nacional e conquistar a nossa vaga na RoboCup”.

A equipe, formada pelos alunos do Ensino Médio, Nathan Train da Fontoura, Douglas José Correa da Fonseca, Enzo Rafael Omura Coelho e Gabriel Lang Becker da Silva, conquistou o primeiro lugar na categoria nível 2, com vantagem de 225 pontos na frente do segundo colocado. Com o resultado, os alunos se preparam para a etapa nacional da OBR, visando a classificação para a RoboCup, que é a etapa mundial da competição. A equipe campeã da Modalidade Prática – Nível 2 representará o Brasil no torneio internacional da RoboCupJr e somente uma vaga é ofertada para cada país.

 

Matrículas Abertas:

As unidades do Colégio Sesi da Indústria Nacional e Internacional em todo o Paraná estão com matrículas abertas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino de cada unidade.

O Colégio Sesi da Indústria Internacional em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa trabalha com ensino bilíngue para o Fundamental e Ensino Médio. Em Foz do Iguaçu, instalado dentro do Parque Tecnológico Itaipu, em território binacional, ele trabalha com o Ensino Médio trilíngue.

As outras 28 unidades do Colégio Sesi da Indústria Nacional no Paraná estão com matrículas abertas para a oferta de Ensino Médio que pode ser cursado de maneira concomitante aos cursos do Senai.

Todas as informações sobre as matrículas no Colégio Sesi da Indústria no Paraná estão disponíveis em www.colegiosesi.com.br.

 

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica:

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. A Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR. A equipe campeã da Modalidade Prática – Nível 2 representará o Brasil no torneio internacional da RoboCupJr e somente uma vaga é ofertada para cada país.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login