Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

A LAPA LIDERA PROJETO TURÍSTICO DE ABRANGÊNCIA REGIONAL


A LAPA LIDERA PROJETO TURÍSTICO DE ABRANGÊNCIA REGIONAL

O Programa de Cidades Históricas , tem  em sua concepção uma mudança na maneira de abordar as cidades históricas do Paraná: a partir do entendimento que  cidades unidas em um proposta de roteiro integrado  em torno de Curitiba ( 100 quilômetros)  como produtoras de capital, com  o patrimônio cultural em ação  gerando  desenvolvimento econômico pelo seu consumo para a atividade turística. 
Mas afinal o que temos de atrativo na região? Cidades presentes na proposta , como Lapa, Morretes, Paranaguá, Antonina, por exemplo  se destacam sua riqueza histórica e cultural. Mas além do turismo histórico, o destino é reconhecido também por seus atrativos de aventura, gastronomia e natureza. “Você pode encontrar desde os pratos tradicionais do Paraná, como o Barreado e a Tropeiro-lapeana , meios de hospedagem para todos os gostos, aventura, religiosidade, acervos históricos, cultura, diversão, tranquilidade podendo levar o viajante a momentos de experiências  inesquecíveis”, diz Márcio Assad, que propôs essa nova abordagem em relação ao turismo englobando:  Curitiba, Região Metropolitana, litoral  e curta distância ( até 100 quilômetros da capital). Assad recomenda na proposta  que se criem formas tecnológicas como  portal,  aplicativos e divulgação em redes sociais , mecanismos  onde os turistas possam  encontrar informações sobre o melhor  dos serviços receptivos, gastronomia, meios de hospedagem, artesanato , atrativos  e calendário de eventos  de cada  cidade  do roteiro. A proposta ganha força, como uma das estratégias para a retomada pós pandemia, levando em conta as pesquisas que apontam o comportamento do público no novo normal, que aponta que a região Sul, será o principal destino do turista nacional e a característica de nossas cidades, também estão dentre as apontadas , como fatores de escolha dos futuros viajantes. Para O secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá Harrison Camargo: " O Programa de Cidades Históricas, quando concretizado na forma proposta, criará força para um grande produto turístico que possuímos, a diversidade entre Cultura, Natureza e principalmente, nosso Patrimônio Histórico. Tratar a região como um grande bloco atrativo é sem dúvida, uma ótima estratégia e será essencial para a retomada do fluxo turístico e economia criativa. É um projeto viável que promoverá o intercâmbio dos municípios e incentivará a permanência de turistas na região. Nos somamos com a liderança do experiente lapeano Márcio Assad na certeza de estarmos no caminho certo e seguro, na direção do futuro do turismo em nossa região. 
Temos muito a oferecer, a retomada do setor se dará de forma diferente do que conhecíamos, e o Programa será uma importante ferramenta para consolidar as atividades turísticas e culturais em toda região". Já Orley Antunes de Oliveira Junior, fala que  a formatação produto turístico:  Cidades Históricas do Paraná é um sonho acalantado há quase quatro décadas. Orley ve que o momento é mais que propicio para a viabilização do mesmo em virtude de uma necessidade competitiva de nos tornarmos um destino nacional forte. " temos tudo para nos tornarmos um  pólo de atração entre os maiores e melhores do sul do Brasil, pois atrações não nos faltam: história, natrureza, gastronomia , ferrovia, e uma integração entre as cidades mais importantes do roteiro proposto". e completa : " Nossa experiencia, nosso caso em Morretes  e da Lapa, com o Márcio Assad, farão toda a diferença nesse momento de retomada pós pandemia"
LAPA   
A Lapa já está fazendo o seu dever de casa, para a retomada do turismo pós pandemia, um programa próprio foi lançado e já está em franco andamento, envolvendo o trade turístico local, poder público e conta com apoios importantes como o do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, onde o lapeano Wilson Bley Lipski, uma espécie de Embaixador da proposta, está realizando a interface entre o município e os órgãos e entidades que fomentam o turismo no Paraná. 

Na foto Márcio Assad em sua palestra sobre o tema  em Antonina, ladeado por   Harrison Camargo, Secretário Municipal de Cultura e Turismo e Orley Antunes de Oliveira Junior, Diretor de Turismo de Morretes 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login