Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Lapa: Lançado Programa de Recuperação Econômica: Os desafios e soluções diante do


Lapa: Lançado Programa de Recuperação Econômica: Os desafios e soluções diante do

Nesta sexta-feira, 29, com inicio às 10h30 da manhã pontualmente, iniciou-se na Lapa, uma nova era, que pela tendencia veio para ficar: a das  videoconferências, uma tecnologia que permite ligar pessoas de seus próprios ambientes , através de aplicativos cada vez mais populares e acessíveis. O evento fez parte do lançamento  do programa estratégico de retomada econômica que tem como mote: Os desafios e soluções diante do “novo normal”. A palestra magistral ficou a cargo do  DR. Wilson Bley Lipski, lapeano (foto), Diretor Administrativo da Agência Paraná do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). A participação de Lipski  é fundamental na interlocução entre as proposta  apresentadas no programa  e as soluções que podem ser viabilizadas pelos governos municipal  do Estado e União, conforme a especificidade e atribuição. A videoconferência superou as expectativas em relação ao público alcançado e chamou a atenção pela diversidade de setores participantes. Foram comerciantes de diversos segmentos, prestadores de serviços empreendedores rurais, artesãos, entidades representativas , imprensa, o conselho de turismo, além de um forte engajamento por parte do poder público municipal, com setores estratégicos da administração. Chamou a atenção também haver a participação de dois empreendedores que mesmo nesse momento de crise, querem iniciar novos negócios: um área da gastronomia e outro na área da hotelaria, com características de "resort", algo inédito na histórica cidade da Lapa.



A PALESTRA
DR. Wilson que é lapeano e conhece de perto a realidade, tanto por manter sua residencia na cidade e também por ter atuado como Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde viabilizou a "Jardineira" que levava lapeanos e turistas para visitar o Parque do Monge, as Domingueiras ( eventos culturais) para atração do turismo e as "Coisas da Lapa", uma gama de produtos feitos na cidade como: conservas, compotas, geleias e outros comestíveis. Lipski falou sobre a atual conjuntura econômica do Estado diante da pandemia, explicou sobre acesso a linhas de crédito, deu sua visão de futuro e principalmente se colocou ao inteiro dispor  do programa que se incia, destacando a excelente interlocução  que possui com a gestão do prefeito Paulo Furiati.
Para Márcio Assad, que por designação de Furiati, coordena o programa se disse muito satisfeito com o resultado do lançamento: "começamos com o pé direito, com  lideranças importantes do município do setor empresarial e a vontade de criar um politica permanente voltada a retomada da economia e fomento às atividades econômicas a Lapa mostrar um rumo certo a ser seguido. Esta iniciativa  é pioneiro no Brasil e certamente sera modelo para nosso Estado". Diz Assad que finaliza : " Aproveito para agradecer a confiança de todos os participantes , o empenho  do prefeito Paulo Furiati e extraordinário e fundamental apoio do Dr. Wilson Bley Lipski na empreitada mais importante e desafiadora de minha carreira, pois, já tive cargos de primeiro escalão em outros municípios e região que me trouxeram  experiencias instigantes e transformadoras, mas nada será comparado a esse momento de renascimento e requalificação de quase tudo que conhecemos até agora, tanto na teoria como na prática".
O programa terá sequencia com uma pesquisa para apurar com precisão os caminhos a serem trilhados e com a participação de outras entidade de apoio, como a Fomento Paraná e o SEBRAE.

Proposta 

Uma das propostas concretas do programa é a criação e calendarização de pelo menos três festivais de turismo e gastronomia por ano. Sempre ligado fortemente a atrações culturais das diversas formas de arte: Teatro, Cinema, musica e dança.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login