ARAUCÁRIA: Com foco em prevenção, trabalho do agente comunitário de saúde é uma extensão do serviço de Saúde dentro das comunidades

Por Assessoria 13/09/2019 - 16:33 hs

Seja sob sol forte ou chuva, frio ou calor, o trabalho do agente comunitário de saúde (ACS) ocorre é importante para garantir a eficiência de ações de prevenção e de educação em saúde. Araucária conta com mais de 100 agentes comunitários de saúde atuando em todos os cantos do município. Eles são uma extensão do serviço público de saúde dentro das comunidades por transitarem entre a unidade de saúde e a casa dos usuários. Suas atribuições são diversas e as informações que registram são fundamentais no planejamento de ações de saúde na região onde atuam.

Entre as atividades dos ACS estão: as visitas domiciliares, as orientações à comunidade sobre ameaças à saúde e sobre medidas de prevenção, o comunicado aos usuários sobre datas e horários de suas consultas e exames agendados e a identificação de situações de risco individual ou coletivo. O encaminhamento do usuário para os serviços de saúde quando necessário, o acompanhamento da situação de saúde das pessoas e a participação no processo de regulação para verificar a necessidade dos usuários ou desistências relacionadas a exames e consultas também fazem parte das atividades do ACS.

O vínculo do ACS com a comunidade se explica porque ele é um morador da região e, por isso, conhece bem a realidade local e suas demandas específicas. Dessa forma, o ACS costuma ser uma pessoa bem conhecida pelos moradores, mas é importante ressaltar que todos trabalham com identificação (que pode ser solicitada pelo morador em caso de dúvida antes de recebê-lo em casa).