Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Calcário é repassado a agricultores na Microbacia Cascavel de Campo do Tenente


Calcário é repassado a agricultores na Microbacia Cascavel de Campo do Tenente

Agricultores da Região da Microbacia Cascavel (Cascavel, Serrinha, Pau de Casca e Buriti) do municio de Campo do Tenente estão recebendo calcário, por meio de uma parceria entre o Município de Campo do Tenente (Secretaria de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente) com o Governo do Estado do Paraná (Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente), através de um programa que visa o melhoramento das microbacias. Serão entregues 600 toneladas. “Ao todo são 52 produtores rurais beneficiados, que receberão entre 3 e 28 toneladas”, explica Lourenço Paini, Secretario Interino de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente de Campo do Tenente, que esteve no ato da primeira entrega de calcário acompanhado de Marcos Wesley Lazarino, desta mesma secretaria.

Os recursos para a aquisição do calcário são disponibilizados pelo Governo do Estado do Paraná, e a compra é realizada pelo Município, por meio de licitação. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, fica responsável pela seleção dos produtores a receber o calcário. “Para receber o calcário, de forma gratuita, por meio deste programa, o proprietário rural deve trabalhar com a agricultura familiar, mediante ainda análise de solo”.

Esta etapa de disponibilização do calcário tem como objetivo corrigir o solo, já que a região é grande produtora de grãos em nível estadual e até mesmo nacional. A conservação dos solos, como forma de aumentar a produtividade. “É uma forma de também estar ao lado do produtor rural, para ajuda-lo a melhorar o trabalho em sua propriedade e ao mesmo tempo conservando os mananciais de água.

BENEFÍCIOS

O agricultor Carlos Fabrasil, do Buriti, esteve presente recebendo sua carga de calcário e considerou a iniciativa muito válida. “É um produto que sempre estamos utilizando, de extrema necessidade para a correção do solo, e assim só temos que agradecer ao município e ao governo estadual por esta parceria que está aí para ajudar o pequeno produtor que trabalho com a agricultura familiar”, agradece.

Além do Calcário 

Segundo o Secretario de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente Edvaldo Dias dos Santos que acompanhou todas as fases desde a discussão até a aprovação pelo Conselho e pelos produtores. Os produtores foram divido em grupos para receber: Maquina Distribuidor de esterco, implemento para manejo de solo, arame farpado para proteção de nascente, pulverizador costal e matérias de construção para saneamento domestico. 








COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login