Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Banco lança cartão de crédito com limite de R$ 1 milhão

Banco Bari cobra juros de 1,99% ao mês no parcelamento da fatura, ante média de 8,8% em cartões de crédito comuns, mas perder a casa é um risco


Banco lança cartão de crédito com limite de R$ 1 milhão

O banco Bari (antigo Barigui) lança um produto inédito no país: um cartão de crédito com limite de 1 milhão de reais. O cartão usa o imóvel como garantia em troca de taxas mais baixas que as do mercado hoje. Este tipo de empréstimo, que tem como lastro um imóvel, é chamado “home equity“.  O setor ainda é pequeno no país, mas o banco está otimista com as perspectivas.

Nubank Smiles vale a pena como funciona?

O cartão pode ser solicitado por qualquer pessoa proprietária de um imóvel. O limite de crédito será definido de acordo com o valor do bem. Isso viabilizou a criação do cartão de crédito que, de acordo com o Bari, tem o maior limite do mercado: ele pode ser de até 1 milhão de reais, limitado a 50% do valor do imóvel.

Quer dizer, uma pessoa que dê como garantia um imóvel avaliado em 2 milhões de reais ou mais, pode ter o direito de gastar até 1 milhão de reais na fatura do cartão. O limite final, entretanto, não pode ser superior a 17 vezes a renda mensal do cliente, ou algo próximo de 59 mil reais por mês para chegar ao limite máximo de 1 milhão.

“Parece muito, mas grande parte dos nossos clientes é de pequenas e médias empresas, e, nesses casos, consideramos a renda do negócio”, diz o presidente do Bari, Rodrigo Pinheiro.

O cartão está disponível tanto para a pessoa física quanto jurídica. Neste caso, o imóvel a ser dado como garantia pode ser da empresa, como salas e conjuntos comerciais, bem como de um sócio ou outra pessoa envolvida. O Bari só não aceita imóveis industriais, como fábricas e galpões.

O processo para solicitação do cartão é online e já está disponível no site do banco. Os primeiros cartões começarão a ser emitidos em setembro, com a bandeira Elo, para clientes nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, com planos de expansão para o restante do país mais à frente. Por ora, não há cobrança de anuidade.

Juros abaixo da média

É nos juros mais baixos que está o grande diferencial da concessão de crédito com garantia, já que os empréstimos são lastreados em um bem que passa automaticamente para o banco em caso de inadimplência e o risco, para a instituição, fica bem menor.

No caso do cartão de crédito do Bari, os clientes poderão parcelar seu saldo em até 120 meses – 10 anos. Para parcelar valores inferiores a 30 mil reais, os juros cobrados são de 1,99% ao mês, o equivalente a 26% ao ano. Para o parcelamento de saldos superiores, o cliente tem a opção de fazer um empréstimo junto ao Bari para quitar a fatura, usando o mesmo imóvel como garantia, e pagando 1,09% de juros por mês, acrescidos da inflação do período, medida pelo IPCA.

Para se ter uma ideia, os juros médios cobrados em parcelamentos no cartão de crédito da pessoa física no país, de acordo com o Banco Central (BC), estavam em 8,8% ao mês em maio, e 174,1% em um ano. Um empréstimo comum cobrava 6,8% ao mês (120,1% ao ano), e o consignado para servidores públicos, o mais barato do país, cobrava 1,6% mensais (21,1% ao ano).




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login