Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

UPA reforça orientações quanto a classificação de risco no atendimento


UPA reforça orientações quanto a classificação de risco no atendimento

A atual administração desde o inicio da gestão priorizou os investimentos na saúde pública da população especialmente na Unidade de Pronto Atendimento, UPA Dr. Darci Costa. O Secretário Municipal de Saúde Rui Wiedmer destaca que “os cuidados em situações de urgência e emergência merecem total atenção, e para maior eficácia é necessário atender ao que preconiza o Ministério da Saúde com base em protocolos internacionais”, disse.

O tempo de espera por atendimento na UPA reduziu consideravelmente com a implantação de um terceiro médico plantonista, investimentos em materiais, medicamentos, equipamentos e recentemente com a disponibilidade de um pediatra na unidade.

O Diretor Clínico da Unidade, Dr. Paulo Frisso Junior, Pós-Graduando em Urgência e Emergência pelo Instituto Albert Einstein, destaca a população a necessidade de que, classificação de risco não é ordem de chegada. Cada paciente é avaliado na triagem e a partir desta avaliação, o paciente é classificado.

A classificação de risco é um processo de identificação de pacientes que necessitam tratamento imediato, definindo como e quando, os pacientes mais graves serão atendidos. Esta estratificação foi impulsionada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina e implantado em todas as UPAs do país.

Classificam-se os pacientes por cores e classes de urgência. Desta forma, os pacientes mais graves serão atendidos primeiramente; e pacientes ambulatoriais e sem urgência ficam para atendimento posterior. O objetivo e foco da questão é atender o mais breve possível quem realmente precisa do atendimento imediato.

Segundo o Ministério da Saúde, a classificação de risco acontece da seguinte maneira e assim definida a média de tempo de espera:

· Vermelho (Atendimento Imediato)

· Laranja (10min)

· Amarelo (30mim)

· Verde (90min)

· Azul (120min)

Este tempo de espera é baseado em protocolos nacionais e internacionais. Na Lapa, os profissionais atuam de forma a reduzir consideravelmente a espera e dar a maior agilidade possível no atendimento, sempre respeitando a classificação de risco. Salvo em situações atípicas, o tempo médio de espera por uma consulta na UPA é de 20 minutos.

O Dr. Paulo Frisso Junior ressalta ainda que a orientação da população é fundamental nesse processo. “É importante salientar que não se trata de uma limitação no atendimento, todos serão atendidos, mas de maneira a priorizar as urgências e emergências”, disse.

Unidades Básicas de Saúde:

A atual administração ampliou o horário de atendimento até as 21:00 horas das UBSs da Cohapar, Central e Vila São José para facilitar o acesso do cidadão e também visando desafogar a UPA




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login