Novo portal da Prefeitura de Curitiba facilita a experiência do usuário

Projeto foi desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes em parceria com secretarias e órgãos municipais

Por Assessoria 10/06/2019 - 09:33 hs

Responsivo, com visual moderno e de fácil navegação: esse é o novo portal da Prefeitura de Curitiba, lançado recentemente e desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), em parceria com a Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT), Secretaria Municipal da Comunicação Social e demais secretarias e órgãos municipais.

Com uma página totalmente reformulada, o portal destaca a área de serviços e informações aos cidadãos, e, pensando no aumento do acesso à informação por meio de smartphones, ainda adapta o conteúdo do site à tela em que o usuário estiver utilizando. Segundo informações da prefeitura, muitas vezes, metade de todo o tráfego do portal é via celular.

O coordenador de Portais do ICI, Luciano Cardoso, conta que o projeto foi elaborado para trazer principalmente facilidade de acesso ao cidadão. “Todo esse processo realizado em prol da população vai ao encontro do propósito do ICI, que é melhorar a vida das pessoas e transformar as cidades”, conta.

O portal da prefeitura tem 538 páginas ativas de serviços que contemplam necessidades de pessoas físicas e jurídicas – como IPTU, alvará, transporte, rede de saúde, educação, entre muitos outros. A inspiração para o novo portal, segundo os desenvolvedores, foram outros sites de poderes públicos e noticiários, resultando em um ambiente leve e moderno. “Atendemos os padrões do jornalismo 4.0 e as exigências do mercado, que garantem uma navegabilidade mais completa e efetiva”, explica o coordenador.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a ideia é que o portal facilite ao máximo a experiência do usuário, fazendo com que o acesso seja rápido e direto à demanda solicitada. Assim como os aplicativos desenvolvidos pelo ICI para o município – Saúde Já, Nota Curitibana e Curitiba 156 –, o novo portal amplia as ações da prefeitura e deixa o cidadão ainda mais próximo da administração.

 

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.