Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Lapa e Sorocaba ligação histórica: ontem e hoje


Lapa e Sorocaba ligação histórica: ontem e hoje Momento do lançamento da UNTT - União Nacional dos Tropeiros e Tropeiristas

Desde o ano passado a relação  do município da Lapa PR , cidade histórica situada a 64 quilômetros de Curitiba com Sorocaba SP ( capital brasileira do tropeirismo) se estreitou institucionalmente. Cidades irmãs ( por leis municipais promulgadas nos dois municípios) , mas o vinculo destas cidades , remonta ha mais de um quarto de milênio  pelo ciclo econômico do tropeirismo. As cidades irmãs  tem também  em comum , a história da ferrovia, sendo que o maior incentivador da construção da Estrada de Ferro Sorocabana ( EFS) , foi o lapeano Ubaldino do Amaral., fundador da Loja Maçônica Perseverança III-  Foi orador abolicionista, republicano e fundamental para iniciar o processo de libertação dos escravos em Sorocaba. Sua figura proeminente está perpetuado na história de Sorocaba, pois além dos feitos tem uma fundação que leva o seu nome, que é mantenedora de veículos de comunicação ( Jornal Cruzeiro do Sul e Rádio Cruzeiro do Sul FM)  e instituição  de ensino na área da comunicação. Ubaldino do Amaral exerceu destacada influência na política brasileira como: senador pelo Paraná de 1891 a 1894, tornando-se vice-presidente daquela casa, além de prefeito do então Distrito Federal de 1897 a  1898 e ministro do Supremo Tribunal Federal. Os anos passaram os séculos viraram e outra vez um lapeano se destaca em Sorocaba, pelo tropeirismo e ferrovia. Márcio Assad , através de suas participações na integração de cidades irmãs, com intercambio de saberes, fazeres nas áreas da cultura , turismo e patrimônio histórico, vem honrando o legado de Ubaldino, que tanto amou e dignificou as duas cidades: Lapa de nascimento e Sorocaba por adoção. 
Na ultima sexta-feira a Lapa, pelos seus 250 anos, Márcio Assad, pelo seu trabalho acompanhado de outro lapeano Hilário Rodrigues dos Santos ( Museu do Tropeiro do Feixo), foram homenageados em belíssima cerimônia ocorrida na Câmara Municipal de Sorocaba, onde em audiência pública, por indicação do Secretário geral da Casa Vereador Pastor Luis Santos, foi realizada uma audiência pública em homenagem ao Dia do Tropeiro ( estado de São Paulo) e da 53ª SEMANA DO TROPEIRISMO. No dia seguinte Assad como coordenador da UNILT - Universidade Livre do Tropeirismo , junto com Orailson Pereira da Sila, com Hilario Rodrigues dos Santos tropeiro e mantenedor do Museu do Tropeiro do Feixo)  , Sonia Paes ( Coordenadora dado Casarão de Brigadeiro Tobias - Sede do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo- lançou o manifesto de criação da UNTT - União Nacional dos Tropeiros e Tropeiristas. O ato foi presenciado pela comitiva de Tibagi Paraná, que prestigiou os eventos. Na sequencia todos foram bridados com uma aula show do consultor em equinocultura, muladeiro  e grande conhecedor das lides tropeiras ( históricas e práticas)  Alvaro Augusto,  com uma aula show na fazenda Terra da Mata em Mairinque, onde o grupo foi recepcionado ( com farto almoço)  pelo proprietário Dr. Frederico Meinberg. Alvaro e Sônia em muito contribuirão para os ensinamentos e intercâmbios  que serão disponibilizados às entidades participantes da UNTT, através da plataforma da UNILT. selando assim mais um elo forte de ligação entre Sorocaba e Lapa.



-- Foto 1 : fotomontagem com os lapeanos de ontem e de hoje na história de Sorocaba




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login