Seja bem vindo
Curitiba,27/04/2024

  • A +
  • A -

Quando a Batalha vira Arte

125 anos do Cerco da Lapa foi lembrado com manifestações artísticas e culturais


Quando a Batalha vira Arte

A mais importante batalha no contexto da consolidação da República do Brasil, conhecida por Cerco da Lapa completou 125 anos neste sábado (09). A cidade transformou em arte a lembrança da luta símbolo da resistência das tropas lideradas pelo General Gomes Carneiro.

Pela manhã, no Pantheon dos Heroes uma cerimônia cívico-militar rendeu homenagens aos combatentes mortos na batalha. O evento contou coma s presenças do General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Wilson Lipski, Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) neste ato representando o Governador Ratinho Junior, Coronel Átila Larsen, comandante do 15º GAC AP, Prefeito da Lapa Paulo Furiati, Vice-Prefeito Joacir Gonsalves, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar Major Helio Hornung, secretários municipais e demais autoridades civis e militares.

A tarde o Theatro São João exibiu filmes alusivos ao episódio do Cerco e paralelamente o Centro da Juventude – CEJU – transformou a Praça General Carneiro em um grande espaço de lazer e entretenimento ao ar livre. Teve roda de capoeira, jogos, espaço para leitura, musica, pintura além de uma agradável roda de conversa.

A noite a Alameda David Carneiro ficou lotada para acompanhar a apresentação da Banda da 5ª Divisão do Exército. Destaque para clássicos da MPB com novos arranjos e temas de grandes filmes que marcaram época em exímia interpretação. Antes do Hino do Exército, o Prefeito Paulo Furiati prestou homenagem à Banda pela parceria estabelecida com o município da Lapa.

A Banda Hora da Brasa trouxe grandes clássicos da jovem guarda e o músico e compositor Luiz Nogueira, o Ganso apresentou em primeira mão a canção “Que beleza de lugar”, em homenagem ao aniversário da cidade, que acontece em junho.

Os amores, os encontros e desencontros mesmo em tempos difíceis. A União dos Artistas Lapeanos – UAL – encantou o público com a peça “Última Estação”, que mostrou o romantismo e a reconstrução da cidade pós Cerco. Com leveza e delicadeza os artistas se reinventaram na Alameda, destacando a garra dos moradores da Lapa e a suavidade de uma geração eternizada nos livros de história.

Nos 250 anos da Lapa, 125 anos do Cerco, esta foi a 10ª apresentação da UAL, que une todos os anos os grupos teatrais e de dança da cidade para o evento que nesta edição teve a participação de músicos das Bandas General Kilroy e Killer Jack além da dupla Gustavo e Fernanda.

Com orgulho do seu passado, passos firmes no presente e olhar atento ao futuro a Lapa lembrou o episódio do Cerco. Esta data marca o início de um extenso calendário esportivo, cultural e festivo em comemoração aos 250 anos da Lapa.

A RPC, afiliada da Rede globo no Paraná esteve na cidade realizando a cobertura do evento, com flashes ao vivo durante a programação.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login