Oportunidades e riscos para os negócios em 2019 são debatidas em Curitiba

Quatro grandes especialistas em negócios, economia e mercado, debateram sobre as perspectivas do mercado brasileiro e novas oportunidades a nível internacional.

Por Assessoria 05/12/2018 - 10:21 hs

Grandes nomes do mundo econômico e financeiro estiveram reunidos em Curitiba (PR) nesta segunda-feira (3) para debater sobre as perspectivas do mercado com a entrada do novo governo e os seus impactos nos negócios. 

economista especialista em derivativos e instrumentos financeiros, Guilherme Mei Carrasco; o Cônsul Britânico Honorário do Paraná e colunista da Master Investor, Financier Worldwide e Startupi, Adam Paul Patterson; o economista especializado em Fusões e Aquisições e com experiência na Fusion Investiments nos EUA e no setor Financial Planning & Analysis da University of California, Henrique Tarasiuk; e o sócio fundador da 4trader Investimentos, Carlos Eduardo Guimarães, debateram sobre “Oportunidades e Riscos para o seu negócio em 2019”. O evento contou com apoio de empresas blumenauenses, sendo uma delasWilhelm & Niels Advogados Associados, que possui unidade no Paraná. 

Guilherme Carrasco falou sobre “Visão Global do Mercado Financeiro e seu Reflexo nos Negócios Nacionais e Internacionais”. Segundo ele, os desafios econômicos para os países emergentes estão ligados à política monetária nos EUA, tensão comercial entre EUA e China e política européia, levando em conta o Brexit, guerra comercial, déficit econômico na Itália e a estagnação e crescimento. No mercado nacional, ele destacou a queda na taxa de desemprego e a previsão de uma taxa Selic de 7,75% em dezembro deste ano, além da menor preocupação do Comitê de Política Monetária (Copom) com o cenário eleitoral brasileiro e o foco em reformas e autonomia do Banco Central. Entre os fatores que mais preocupam o investidor no curto prazo, dentro do cenário nacional, Carrasco citou as reformas políticas (sobretudo da Previdência), a composição dos Ministérios do novo governo e autonomia do Banco Central. 

Dois painéis liderados por Henrique Tarasiuk e Adam Paul Patterson falaram sobre tendências e oportunidades de M&A para 2019. Algumas estratégias de sucesso no mercado de fusões e aquisições apontadas pelos especialistas foram:

-  Melhorar a performance da empresa a adquirir;

-  Consolidar para eliminar excesso de capacidade no setor;

-  Acelerar o acesso de mercado para os produtos do target ou do comprador;

-  Obter habilidades ou tecnologias mais rapidamente a um custo menor do que organicamente;

-  Escolher os vencedores antes e ajudá-los a desenvolver o negócio. 

Por fim, Carlos Guimarães apresentou “Táticas de investimentos para o novo cenário econômico”. Ele também falou sobre a Reforma da Previdência, ressaltando que o país envelhece rapidamente, o que exige mudanças no contrato social. Guimarães foi otimista ao falar dos cenários de evolução do PIB e da inflação e repassou algumas dicas, “investir em renda fixa continua sendo um bom negócio, porque as nossas taxas reais de juros ainda são umas das maiores do mundo num cenário onde diversos países continuam com taxas negativas. No médio/longo prazo o investidor vai ter que tomar mais riscos e aumentar suas posições em renda variável e fundos multimercados são uma opção de diversificação”, informa Guimarães.   

“Decidimos apoiar o evento porque nos últimos anos tem sido muito difícil para todos os tipos de negócios, dada a atual crise econômico-política que assola o país. Agora, diante do novo cenário político-brasileiro se desenhando, novas oportunidades podem surgir inclusive a nível internacional, o que também foi abordado no evento. Certamente o conhecimento transmitido nesse evento poderá mudar o rumo dos negócios, colaborando na formação de novas estratégias e planejamentos futuros, porque informação de qualidade é um diferencial”, conclui Mara Denise Poffo Wilhelm, sócia da Wilhelm & Niels Advogados Associados.