Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Araucária realiza trabalho social com até 20 mil famílias por ano


Araucária realiza trabalho social com até 20 mil famílias por ano Foto: Romildo (ao centro) e equipe da Casa da Cidadania (foto: Carlos Poly/SMCS)

O trabalho social realizado pela Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), atinge até cerca de 20 mil famílias todos os anos. O foco das ações da SMAS tem sido o de desenvolver ações em grupos que promovam o fortalecimento de vínculos entre as famílias. Isso porque uma família em que o respeito e o diálogo prevalecem consegue lidar melhor com os desafios que precisa enfrentar. Há ainda outras ações que trabalham com grupos específicos visando dar novas perspectivas a essas pessoas.

Na área de ações preventivas, dentro da chamada “Proteção Social Básica”, estão inúmeras atividades realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com grupos de convivência de pais, adolescentes, crianças, idosos e outros, conforme a realidade local mostrar ser necessário. São os CRAS o principal local de atendimento, orientação e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade; vulnerabilidade que não necessariamente é financeira. Evitar a ruptura dos laços familiares é uma das prioridades.

Destaca-se também o trabalho  dos Adolescentros, espaços de convivência onde ocorrem oficinas como as de musicalização, teatro e hip-hop. A SMAS também realiza, em parceria com o SENAI, um importante trabalho de aprendizagem profissional com cerca de 240 adolescentes. Eles são encaminhados pelos CRAS do município para a aprendizagem e muitos acabam efetivados nas empresas onde foram aprendizes.

Violação - Quando há violação de direitos (abuso sexual, violência contra o idoso, negligências, entre outros), a Assistência Social conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com seu trabalho psicossocial de orientação às vítimas e também aos familiares (já que os conflitos atingem toda a família). O CREAS está dentro da chamada “Proteção Social Especial”, da qual também fazem parte o Centro Operacional de Medidas Socioeducativas (COMSE), voltado para a reinserção social de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e o Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), que a atende Mulheres em situação de violência. A Casa de Acolhimento (para acolher crianças e adolescentes afastados da família por proteção judicial) e a Casa da Cidadania (voltada para apoio e trabalho de reinserção de pessoas em situação de rua) também fazem parte das ações da Proteção Especial no município.

Vida nova - Romildo José da Silva, 52 anos, é um defensor do trabalho realizado na Casa da Cidadania. Ele foi atendido pela equipe do local durante mais de 2 anos. Antes, por mais de dois anos também, esteve em situação de rua. Como Romildo explica, o vício do álcool e drogas o afastou da família e o levou para a rua. “A equipe me deu todo apoio e cuidado especial. Desde que cheguei na Casa não fiz mais uso de álcool ou drogas”, revelou.

Após avaliação médica de sua deficiência na perna, Romildo passou a ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Graças a este benefício, ele hoje pode pagar o aluguel de um quarto em uma pousada, onde vive. Os vínculos familiares também hoje estão mais fortes. Semanalmente, Romildo, voluntariamente, participa de um grupo onde troca experiência com pessoas que, no momento, estão sendo atendidas na Casa da Cidadania. 

Luiz Cláudio Nazário, 54 anos, está na Casa há três meses. Com experiência como metalúrgico, soldador e oficial de serviços gerais, ele conta que ficou desempregado, pagava aluguel e por não conseguir pagar despesas foi para a rua. Hoje, ele já fez um curso de pintura automotiva industrial e busca novas perspectivas de trabalho. Por trás de cada pessoa, há uma história, muitas vezes complexa, e que precisa ser compreendida. A equipe da casa da Cidadania realiza atendimento personalizado visando atender a necessidades específicas de cada um dos atendidos.

Campanhas - Ao longo de todo o ano, as equipes da SMAS trabalham de maneira integrada com outras secretarias e parceiros em campanhas contra o abuso sexual de crianças (com destaque para a data de 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) e adolescentes ou contra o trabalho infantil, por exemplo.

Benefícios – Tantas ações ajudam a mostrar que o trabalho social vai muito além dos benefícios sociais previstos para apoiar as famílias que precisam. Os benefícios são muito importantes na medida em que existem para dar condições básicas de essas famílias superarem uma situação de vulnerabilidade. Araucária conta com o “Renda Cidadã”, uma transferência de renda municipal concedida a famílias após avaliação técnica da necessidade.

Há também o auxílio-natalidade e o auxílio-funeral. São dois momentos em que a dificuldade financeira temporária pode desestabilizar a família. Outro benefício eventual (sempre concedido após avaliação técnica) é o de alimentos. Mas é fundamental destacar que qualquer um dos benefícios ocorre junto com o trabalho de acompanhamento técnico da família para que esta consiga ter estabilidade e autonomia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login