Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Música, cultura, esporte e gastronomia típica, Mariental comemora 140 anos em grande estilo


Música, cultura, esporte e gastronomia típica, Mariental comemora 140 anos em grande estilo

A Comunidade de Mariental comemora em grande estilo os 140 anos de sua fundação. A programação festiva acontece neste sábado (30), na Rua Professor Carlos Weill e terá atrações culturais, esportivas, musicais e gastronômicas.

A iniciativa partiu da comunidade escolar do Colégio Antônio Lacerda Braga, moradores, comércio local e conta com o apoio da Prefeitura da Lapa. Segundo os organizadores, a ideia é contemplar no mesmo dia diversas ações com o objetivo de resgatar e preservar a cultura e os costumes dos antepassados.

Joacir Gonsalves, Vice Prefeito e Presidente da Comissão Organizadora dos 249 anos da Lapa inseriu no calendário de eventos a Marienthal Fest. Segundo ele, este é o momento ideal de unir a diversidade cultural e o resgate das tradições da Mariental que é uma importante comunidade do município.

A programação tem início as 10:00 horas da manhã com a Corrida Rústica Ovídio Hammerschmidt. A largada será do Caracol e a chegada no palco da festa, onde participantes e vencedores recebem certificado e premiação.

Após a corrida, será aberta oficialmente a praça de alimentação com food trucks bebidas, lanches tradicionais e as comidas típicas preparadas pela comunidade como pirogue kalushka e kreple.

Em seguida tem início as atrações culturais com desfile, apresentação de grupos folclóricos, exposição de fotografias, peças teatrais, premiação do Concurso “Schõn Mãdchen” (menina bonita), festival de gaiteiros locais e shows musicais com as Bandas Caixinha de Música e Munique.

Caixinha de Música:

Pela primeira vez na Lapa, o Grupo Caixinha de Música é um projeto do músico Leandro Leal que tem como principal característica a diversidade. Apresenta elementos da livre criação expressiva e da cultura paranaense, brasileira, como o fandango, samba, bossa nova, baião, entre outros, mais o rock, jazz, sons de outras nações e a experimentação musical. Tem uma estética, ao mesmo tempo popular, erudita e contemporânea. Aliados a ideia da sonoridade de uma caixinha de música.

Banda Munique:

Fundada em 2007, a Banda Munique tem como objetivo resgatar a música de banda orquestrada, se destacando principalmente em apresentações de bailes de Chopp, Kerb, Oktober, festas típicas alemãs sempre com irreverencia e muita animação. A banda já possui vários CDs gravados e seus integrantes realizam os shows com trajes típicos.

A apresentação da festa será realizada pelos locutores Tony Antunes e Elyane Silva. Confira a programação completa:

Data: 30 de junho de 2018

Local: Rua Professor Carlos Weill

10:00 horas: Corrida Rústica Professor Ovídio Hammerschmidt, divididas em categorias com saída do Caracol, percorrendo cinco quilômetros até o palco da festa;

11:00 horas: Premiação dos participantes e abertura da praça de alimentação com venda de comidas típicas, bebidas, doces, tortas, Chopp, canecos personalizados e produtos da região;

13:00 horas: Abertura da Exposição “Éramos Dois”, no Salão da Zenilda com fotos de casamentos antigos de casais da Mariental. No local também estarão expostas obras do Irmão Estevão Muller. Início dos passeios em um Chevrolet antigo, promovido pelo colecionador Casemiro Wosniack;

13:30 horas: Festival de gaiteiros de Mariental;

14:30 horas: Apresentação Banda Caixinha de Música;

16:00 horas: Apresentação de grupos folclóricos do Colégio Antônio Lacerda Braga;

17:00 horas: Apresentação teatral com artistas locais da peça “Mariental já foi assim”, que representará por meio da arte cênica acontecimentos e fatos que fazem parte da história da comunidade;

18:00 horas: Brincadeiras, gincana e o concurso Schõn Mädchen (Menina Bonita);

19:00 horas: Missa solene em comemoração aos 140 anos da Mariental;

20:30 horas: Show com a Banda Munique.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login