Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Prefeitura de Araucária fornece mudas de árvores nativas a moradores interessados


Prefeitura de Araucária fornece mudas de árvores nativas a moradores interessados

Para o morador de Araucária que pretende recuperar áreas degradadas, preservar áreas verdes ou executar ações de paisagismo a Prefeitura oferece ampla variedade de mudas de árvores ao longo do ano. A ação é realizada pela equipe do Horto Municipal, espaço vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). No momento, há mais de 35 mil mudas de espécies nativas à disposição da comunidade. Além da produção e doação, a SMMA oferece todas as orientações para o plantio e cuidados necessários.


O Horto Municipal conta com mudas de aproximadamente 30 espécies nativas para doação. Entre elas estão: Araçá, Araucária, Aroeira, Cedro Rosa, Cerejeira, Goiaba, Guabiroba, Ipê, Jaboticaba, Jacarandá, Pessegueiro Bravo, Pitanga, Quaresmeira, Erva Mate e Guajuvira. Cada morador tem direito a até 30 mudas no período de um ano. Para a solicitação é necessário apresentar o CPF e conta de luz.


Com a orientação dos técnicos da SMMA, o morador pode escolher mudas da espécie mais adequada para o local do plantio que dispõe. Outro cuidado muito importante é solicitar a orientação aos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente nos casos em que a intenção for plantar uma espécie em área pública.


A recuperação de floresta com Araucária é a principal ação do Horto. Somente neste ano, cerca de 10 mil mudas da espécie que dá nome ao município estarão disponíveis nos próximos meses para os moradores interessados. O Parque Cachoeira é um exemplo de local que frequentemente recebe mudas do Horto Municipal. Uma estimativa da equipe do Horto Municipal aponta que o parque já recebeu mais de 5 mil mudas de Araucária nos últimos anos.


Vale Vida - Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), a Prefeitura retomou o Programa Vale Vida na cidade. A iniciativa prevê a distribuição de mudas de árvores após a alta hospitalar das mães que ganharem bebês no Hospital Municipal de Araucária. A intenção é aumentar a conscientização ambiental da população a partir da associação simbólica do crescimento do bebê com o da árvore, estabelecendo um vínculo afetivo entre a vida humana e o meio ambiente. Outra ação realizada nesta semana foi o plantio de mudas de Araucária no Parque Cachoeira. Representantes do poder público municipal participaram desta atividade.


As mudas estão disponíveis no Horto Municipal, localizado no Distrito de Guajuvira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41)3647-1112 (Horto) ou 3614-7480 (Secretaria de Meio Ambiente).







Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login