Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Confirmado primeiro caso de Dengue na Lapa

Inspeções nas casas continuarão neste mês de abril


Confirmado primeiro caso de Dengue na Lapa Foto Divulgação

A Lapa registrou na última semana, por meio de resultado de teste laboratorial do LACEN/PR, o primeiro caso de dengue em pessoa residente no município. O exame resultou positivo para um homem de 32 anos, que reside na localidade rural do Butiá, região que fica a 54 km do centro da cidade, perto da divisa com o município de Rio Negro.


Como em Rio Negro há confirmação de focos do mosquito, acredita-se que a contaminação tenha acontecido naquela região, uma vez que o paciente afirmou que realiza viagens periódicas Ao município vizinho.


Seguindo as normas estaduais e federais de vigilância do Aedes, por precaução, na segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde fez um trabalho de inspeção minuciosa abrangendo um raio de 300 metros em torno da residência do indivíduo que apresentou a doença, impedindo que o possível foco se alastre, em uma ação conjunta entre as equipes da Vigilância Sanitária da Lapa e de Rio Negro, com a presença de técnicos da 2ª Regional Sul da Secretaria Estadual de Saúde.


A região também receberá larvicida para evitar a proliferação de mosquitos. “Como não apareceu nenhum outro doente que more nas proximidades deste primeiro caso, consideramos que a transmissão direta do vírus ainda não aconteceu na Lapa e ainda não foi detectado nenhuma área com presença e proliferação do mosquito”, explica a secretária de saúde Lígia Cardieri.


Como parte das ações de prevenção, as principais iniciativas tomadas pela Prefeitura da Lapa foram: a reativação do Comitê de Combate à Dengue, com reuniões em janeiro e fevereiro (com nova plenária marcada para dia 30 de março) e a criação da Coordenação Municipal de Emergência, que reúne diversas entidades para atuar em conjunto com a Vigilância Sanitária (VISA) e a Vigilância Epidemiológica, como por exemplo, outras secretarias municipais, Defesa Civil, Hospital Regional São Sebastião, Exército, Polícia Militar e Bombeiros, garantindo assim uma maior cobertura das ações realizadas.


A Vigilância Sanitária também está distribuindo material educativo e mantém a inspeção de pontos críticos e das armadilhas. Desde fevereiro até o momento, já foram visitados cerca de 9 mil domicílios na Lapa. Em um terço deles a inspeção não pôde ser realizada, pelo fato de estarem fechados. Esse trabalho envolveu todos os Agentes Comunitários de Saúde, os servidores da Vigilância e soldados do 15º GAC AP.


Agora, começa o novo ciclo de visitas, que irá se estender pelo mês de abril. A prioridade é notificar os domicílios fechados para que entrem em contato com a VISA e marquem horário de visita. Os que não responderem, serão notificados pela segunda vez e, depois disso, poderão ser inspecionados de forma forçada.


Os locais que contenham mato ou lixo poderão ser autuados pela VISA e multados. Em caso de reincidência, a questão será encaminhada ao promotor público para providências. As denúncias de locais que acumulam entulhos que contenham água parada devem ser feitas diretamente para a VISA, no telefone 3547-5068.



A prevenção é o melhor método de combate! Eliminar os criadouros de Aedes é o que garante que a Lapa continue livre da epidemia. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login