Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Guardas Municipais e agentes de trânsito recebem homenagem por salvamento de família


Guardas Municipais e agentes de trânsito recebem homenagem por salvamento de família

Os guardas municipais e profissionais do Departamento de Trânsito envolvidos no salvamento de uma família que estava em um veículo arrastado pela correnteza em um riacho localizado na Colônia Cristina, área rural de Araucária, no sábado (03), foram homenageados pela Prefeitura de Araucária e pelo comando da Guarda Municipal na terça-feira (06), no Salão Nobre do Paço Municipal.


O secretário de Governo, Genildo Carvalho – representando o prefeito Hissam Hussein Dehaini, o Secretário de Segurança Pública, José Roberto Fortes e o diretor da GM, Antônio Edison de Santos Souza, entregaram uma placa e uma medalha de honra ao mérito a seis, dos oito profissionais envolvidos no resgate. Dois profissionais receberão a homenagem posteriormente. A família salva – Felipe, Leonardo e Jaqueline Vecchietti, estiveram presentes e se emocionaram relembrando momentos em que chamaram a ajuda.


“Na hora a gente nem pensa na vida da gente, mas na vida do filho. Se não fossem os guardas não estaríamos aqui agora”, desabafa Jaqueline sobre sua preocupação com o filho de 2 anos e 10 meses, Leonardo. O pai da família, Felipe Vecchietti, que já tinha admiração pelo trabalho da guarda municipal e inclusive já havia tentado concurso para a categoria, ressalta que o sentimento que agora carrega no peito é muito maior.


“Ganhei irmãos, foram heróis, agiram sem medo e sem hesitar. Estávamos no breu, quando vimos lanternas chegando na nossa direção, nossa primeira reação foi falar para não entrarem na água porque ficamos com receio de que também fossem arrastados, mas aí se identificaram como da GM e do trânsito e falaram que iriam nos tirar sãos e salvos. Ganhamos nova data de aniversário”, comemora o morador do Boa Vista.


Mesmo sem treinamento específico e aparatos que uma equipe de resgate, como o Corpo de Bombeiros disporia para atender o caso, as equipes da Prefeitura demonstraram coragem para atuar. O secretário de Governo elogiou a atuação dos profissionais. “Foram pessoas que foram além das suas funções, colocaram suas vidas em risco para salvar o outro. Os atos de bravura devem ser enaltecidos”, destaca Genildo.


Sobre o caso
O carro da família Vecchietti foi atingido por uma enxurrada quando passava por uma estrada na área rural, foi arrastado pela correnteza e ficou preso por um galho de árvore em um riacho da Colônia Cristina. Metade do veículo ficou submerso na água, o pai e o filho conseguiram sair do veículo e ficar em cima do teto aguardando ajuda, a esposa ficou dentro do carro com água. Para o resgate dos três membros da família, os guardas municipais foram amarrados a cordas para entrar no riacho e tirar as vítimas uma a uma com o auxílio de lanternas, pois já passava das 21h e chovia muito.


Os servidores envolvidos no salvamento foram:
João Luiz Botoski - GM
Eduardo Neves Fagundes - GM
Giselle Aparecida Rodrigues Pereira - GM
Lúcio Mauro Pires - GM
Joacir Santos Anjos – diretor do Departamento de Trânsito
Everton José Costenaro – agente de trânsito
Paulo Luz – GM
Edson Oliveira da Silva - GM




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login