Governo Richa vai de novo ao TJ para não pagar remédio que pode salvar vida de menino

06/12/2017 - 11:33 hs

Governo Richa vai de novo ao TJ para não pagar remédio que pode salvar vida de menino
Bernardo Fantin de Souza com sua mãe, Estella. Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Parana.

O governo Beto Richa foi à Justiça pela terceira vez para tentar não pagar pelo tratamento do menino Bernardo Fantin Souza, de dois anos. O garoto sofre de uma síndrome rara e, segundo os médicos, precisa de um medicamento importado para sobreviver. O TJ negou mais uma vez o recurso do governo.

A família do garoto já havia obtido liminares favoráveis na primeira instância e no Tribunal de Justiça. No entanto, a procuradoria-geral do Estado fez um recurso apelando para o presidente do TJ, Renato Bettega. A alegação é de que o tratamento é caro demais e que não há comprovação de que realmente fará diferença para o futuro do menino.

O Spinraza é fabricado por um único laboratório nos Estados Unidos. O tratamento custa R$ 3 milhões somente para o primeiro ano. A família fez uma vaquinha, mas até agora arrecadou apenas R$ 400 mil. O garoto, em função da síndrome, não se movimenta e só se alimenta por sonda.

A decisão da 4.ª Câmara Cível do TJ já levou o governo a fazer o depósito de parte do tratamento. Com isso, quatro doses do medicamento foram importadas, e agora aguardam liberação na alfândega.

da Gazeta do Povo