Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: Hipercolesterolemia familiar acomete 10 milhões de pessoas no mundo e menos de 10% têm o diagnóstico

Doença deve ser diagnosticada precocemente, preferencialmente na infância, para evitar problemas cardiovasculares

Curitiba, agosto de 2020 – No próximo sábado, 8 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data reforça a importância dos cuidados e tratamentos para o controle da doença. A especialista em endocrinologia, Myrna Campagnoli, e diretora médica do laboratório Frischmann Aisengart – que integra a Dasa –, traz um alerta importante sobre a hipercolesterolemia familiar (HF). A doença é considerada grave, é responsável por problemas cardíacos em indivíduos jovens e, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, acomete 10 milhões de pessoas no mundo e 300 mil no Brasil, das quais menos de 10% têm o diagnóstico da doença. 


A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença hereditária que cursa com níveis de colesterol extremamente elevados. Pode levar a problemas cardiovasculares complicados, como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais em jovens. Para Myrna Campagnoli, o diagnóstico precoce durante a infância é essencial. “A descoberta inicial da doença, principalmente na infância, é muito importante, pois permite o tratamento precoce desta criança, bem como o diagnóstico de toda a família, que consegue buscar rapidamente um estilo de vida mais saudável e o tratamento correto. Os pacientes com a HF apresentam mutações genéticas que impedem o fígado de remover o excesso de LDL colesterol (colesterol ruim). Essa dificuldade gera níveis sanguíneos muito altos, e depósito em vários órgãos e tecidos, especialmente nos vasos sanguíneos o que consequentemente interfere na saúde cardiovascular”, diz. 


Uma questão importante da HF é que ela não está diretamente ligada à obesidade, ou seja, crianças E adultos com a doença não têm maior incidência ou pré-disposição para a obesidade. “Em famílias com história de elevação do colesterol a realização do exame para verificar as dosagens de colesterol deve ser bastante precoce, em torno dos dois anos de idade, porque a partir do resultado já se pode iniciar uma investigação mais profunda. Nas demais crianças é importante uma dosagem dos níveis de colesterol nos primeiros 10 anos de vida. se forem detectados altos níveis de LDL. A confirmação do diagnóstico da hipercolesterolemia familiar é feita por alguns exames genéticos, como o painel ngs para hipertrigliceridemias, o painel de hipercolesterolemia familiar e o de dislipidemias e aterosclerose precoce. Esses exames consistem em uma coleta de amostra de sangue, na qual o DNA é extraído e os genes causadores da doença são pesquisados.”, explica Myrna.   


Para os pacientes com HF, além do tratamento medicamentosos, escolhas mais saudáveis na alimentação são muito importantes para o controle da doença. “A dieta tem de ser balanceada e variada, é importante diminuir a ingestão total de gorduras e optar pelos alimentos com fibras, além de frutas e legumes”, finaliza Myrna.  


A doutora elencou 3 mitos sobre os alimentos que já foram considerados vilões para o controle do colesterol, mas na quantidade certa podem ser importantes para a saúde de todas as pessoas, que apresentem ou não níveis elevados de colesterol. 

Dietas sem carboidratos – Eliminar o consumo do carboidrato pode aumentar os níveis de colesterol, uma vez que o paciente pode acabar consumindo mais proteína e gordura.  

Ovo – O ovo é um alimento com inúmeros nutrientes como folato, selênio, vitaminas A, D, E, K e B12 e rico em sais minerais. Um ovo pode conter de 50 a 250 mg de colesterol a depender do tamanho. O impacto do consumo deste alimento é muito baixo. Seu consumo deve ser em pouca quantidade por dia e preferencialmente com modo de preparo sem adição de gorduras (cozido por exemplo) 

Chocolate – O chocolate possui ácidos graxos saturados, ácido palmítico e o esteárico. Embora o consumo de gorduras saturadas aumente os níveis de colesterol, o consumo regular de chocolate rico em cacau não se relacionam ao aumento do colesterol. Deve-se tomar cuidado com o consumo de chocolate à base de leite, que pode conter grande quantidade de gordura saturada.  


Sobre FRISCHMANN AISENGART 

Há 75 anos o Frischmann Aisengart oferece o que há de mais moderno em medicina diagnóstica, atuando com exames de análises clínicas, provas hormonais, exames genéticos, entre outros, além da aplicação de vacinas. Com mais de 40 unidades no Paraná, oferece diferenciais aos seus pacientes como o serviço de Coleta Domiciliar, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros. O laboratório Frischmann Aisengart integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login