Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

História de superação de quem venceu o câncer de mama

Programa de Rastreamento Mamográfico ajudou paciente a diagnosticar e lutar contra a doença.


História de superação de quem venceu o câncer de mama

Ruth Lamonica foi diagnosticada com câncer de mama aos 58 anos, depois de receber em casa uma Guia de Rastreamento Mamográfico e decidir realizar o exame. O documento – uma requisição para fazer mamografia gratuita anual – faz parte de um programa de prevenção da Unimed Blumenau e é enviado as beneficiárias entre 39 e 70 anos. “Tudo começou quando a Unimed Blumenau me enviou uma correspondência e junto havia a Guia de Mamografia. Em janeiro desse ano, resolvi fazer o exame, foi a partir disso que descobri o câncer de mama precoce”, conta Ruth.

 

Ela lembra que “foi um grande susto descobrir a doença, pois, sempre me cuidei e sempre fiz exames preventivos anualmente. O mais surpreendente, é que não tive nenhum sintoma. A surpresa foi tão grande, que de início não consegui acreditar”.

 

A médica especialista em diagnóstico por imagem e diretora vice-presidente da Unimed Blumenau, Dra. Irene Wiggers, explica que “em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores, o câncer de mama não costuma apresentar sintomas a olho nu; por isso, é extremamente importante acompanhamento médico e realização de mamografias a partir dos 39 anos”.

 

Apesar de não apresentar sintomas inicialmente, de acordo com a mastologista e médica cooperada da Unimed Blumenau, Katia Sylvana Beckhauser Ferreira da Silva, o câncer de mama ocorre em 10% das mulheres no Brasil e no mundo, ou seja, uma a cada oito mulheres vai desenvolver câncer de mama durante a vida. Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam quase 60 mil novos casos no Brasil em 2018.

 

“Graças a Deus venci o câncer de mama. Após vários exames, fiz a cirurgia e também a radioterapia. Confesso que o processo não é nada fácil, fiquei com muito medo. Eu só tenho agradecer a Deus e também a Unimed Blumenau, que me deu todo suporte para hoje, estar aqui contando essa história”, ressalta Ruth. Sua história de superação também está registrada em vídeo em uma campanha de prevenção da Unimed Blumenau para inspirar outras mulheres a buscarem os exames necessários para o diagnóstico e prevenção de doenças.

 

O câncer de mama

 

O câncer é uma doença causada pela multiplicação de células anormais na mama, que forma um caroço. De acordo com a mastologista e médica cooperada da Unimed Blumenau, Katia Sylvana Beckhauser Ferreira da Silva, “o principal sintoma do câncer é o nódulo de mama, na maioria das vezes, percebido pela própria mulher. Mas também pode se manifestar por vermelhidão e edema da pele, nódulos nas axilas, saída de líquido sanguinolento pelo mamilo ou alteração de cor e formato da mama”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login