Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Tsunami na Indonésia deixa mais de 200 mortos e ao menos 800 feridos; vídeos


Tsunami na Indonésia deixa mais de 200 mortos e ao menos 800 feridos; vídeos

Um tsunami que ocorreu após a erupção de um vulcão matou mais de 200 pessoas em torno do Estreito de Sunda, na Indonésia, durante um movimentado fim de semana, jogando água para cima da costa e varrendo hotéis, centenas de casas e a plateia de uma apresentação musical na praia.

Mais de 800 pessoas ficaram feridas pela onda gigantesca que chegou ao continente às 21h27 de sábado pelo horário local (12h27 pelo horário de Brasília), de acordo com a Agência de Controle de Desastres. Ao menos outras 30 estava desaparecidas, mas, como algumas áreas da região ainda não foram alcançadas, a contagem de mortes pode continuar aumentando.

Cientistas da agência de Geofísica e Meteorologia da Indonésia disseram que o tsunami pode ter sido causado por deslizamentos de terra submarinos ou acima do nível d’água sobre a encosta do vulcão Anak Krakatau após a sua erupção.

Imagens dramáticas publicadas em redes sociais mostram o momento durante a apresentação de uma banda pop indonésia chamada Seventeen sob uma tenda em uma praia popular para funcionários de uma companhia estatal de energia elétrica quando o palco é subitamente arremessado, junto com os membros do grupo e os seus equipamentos, para cima da plateia.

Assista abaixo:



No Twitter, Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência nacional de gestão de desastres, postou um vídeo que mostra o impacto na região, com ruas alagadas e carros danificados – o tsunami chegou horas depois da erupção. Na mensagem, ele alertou que a contagem de vítimas deve aumentar. As mortes foram registradas em três regiões: Pandeglang, Lampung do Sul e Serang. A área é frequentada por turistas.





Um norueguês que trabalha em Jacarta postou um relato no Facebook. “Eu tive que correr quando a onda passou pela praia”, escreveu Oystein Lund Andersen. Ele disse que estava tirando fotos do vulcão quando viu uma grande onda vindo em sua direção e avançando terra adentro.

“A onda seguinte invadiu a área do hotel onde eu estava. Consegui correr com minha família para uma área mais alta, onde fomos socorridos por moradores locais. Ficamos ilesos, felizmente”, disse Andersen, que publicou imagens de carros arrastados em sua página na rede social.

De acordo com as autoridades geológicas da Indonésia, o vulcão Krakatoa esteve em erupção durante 2 minutos e 12 segundos na Sexta-feira.

Região

A Indonésia, localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, está entre as áreas mais propensas a desastres naturais do planeta. A região tem alta atividade tectônica e concentra grande parte das erupções vulcânicas e terremotos da Terra.

Em setembro, pelo menos 832 pessoas morreram após um terremoto seguido de tsunami que atingiu a cidade de Palu, na ilha de Sulawesi. A catástrofe começou com um terremoto de magnitude 6,1 que deixou um morto e 20 feridos. Cerca de três horas depois, veio o terremoto mais forte, de 7,5 graus, seguido de um tsunami Um alerta foi emitido, mas suspenso 30 minutos depois. Segundo autoridades, muitas vítimas foram surpreendidas na praia – o que provocou críticas. (Com agências internacionais).


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login