Flamengo e Corinthians dominam e são líderes de torcedores inscritos nas redes sociais

Por Assessoria 10/10/2018 - 13:55 hs

Clube de Regatas do Flamengo via Facebook

O Flamengo é ainda a maior torcida do futebol brasileiro, e isso não é novidade. No entanto, o que poucos sabem é que a equipe carioca também é líder quando o quesito é apenas o mundo virtual. Tendo cerca de 21 milhões de inscritos em todas as redes sociais da internet, o time deixa em segundo lugar o Corinthians, assim como é nos números totais de torcedores. Em terceiro lugar, distante dos números dos dois líderes, está o São Paulo.

Apesar do crescimento em outras redes sociais, o Facebook continua sendo o carro chefe da equipe. Com quase 12 milhões de inscritos, segundo dados da Ibope Repucom, essa mídia representa mais que a metade dos números totais flamenguistas. Além de muita interação, fotos de treinos e promoções, a página da equipe é também o lugar onde os principais anúncios de reforços ou saídas de jogadores acontecem. Ou seja, muitos torcedores buscam notícias e novidades do time pela rede social.

O Instagram, mídia com maior foco em fotografias e pequenos vídeos, é outra plataforma de sucesso dos clubes brasileiros. O Flamengo possui quase três milhões de seguidores, assim como o Corinthians, que vai na cola por pouco. O motivo principal do sucesso é a possibilidade de ver bastidores e ter uma interação mais próxima com os jogadores. No caso do clube paulista, o Instagram oficial sempre realiza uma transmissão ao vivo da equipe antes de entrar no gramado. Uma espécie de pré-jogo que costuma fazer sucesso entre os torcedores digitais.

No estado do Paraná, o Coritiba e o Atlético Paranaense são os principais representantes, com bons números. O Furacão hoje ocupa a 16ª colocação, com um pouco mais de dois milhões de inscritos somando todas as redes sociais. Já o Coxa está duas posições abaixo, tendo um milhão e meio de torcedores digitais. O Paraná ocupa a 33ª colocação, com apenas 365 mil inscritos.

Torcedores ganham alternativas na internet

Os números mostram que a internet se transformou e ganhou bastante notoriedade no mundo do futebol. Seja nas brigas por inscritos e até provocações na internet, hoje os torcedores encontram na rede vários motivos para se conectar ao clubes. Por exemplo, os populares jogos fantasy, em que é possível controlar e montar o próprio time para ganhar prêmios, e os sites de apostas de futebol, ganharam espaço na rotina do torcedor digital. Além disso, o entretenimento não fica apenas restrito a assistir aos jogos. A mudança do torcedor da TV para a internet tem acontecido gradativamente.


Cartola FC via Facebook

Apesar dos números de audiência na TV terem batido recordes durante a Copa do Mundo, o torneio também foi exemplo da força que as transmissões via internet hoje possuem. Segundos dados divulgados pelo Notícias da TV, canais de esporte registraram um crescimento de quase 300% com a transmissão de jogos na internet. Um aumento que chamou a atenção das principais produtoras.

Hoje, é impossível separar a internet do futebol. Pelo contrário, é preciso saber aproveitar tal mudança de torcedores e audiência. Por conta disso, clubes e canais de esportes estão cada vez mais antenados para engajar melhor o público. Seja recebendo promoções ou apenas conteúdo exclusivo, é esse torcedor digital que promete garantir o futuro do clube daqui alguns anos.