Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Projeto Mueller Ecodesign Social reforma Lar Batista Esperança

Confira como ficaram todos os ambientes após a revitalização

Fonte: Kelly Knevels
Projeto Mueller Ecodesign Social reforma Lar Batista Esperança

Após quatro meses de intensas reformas, o Lar Batista Esperança está de cara nova. A instituição beneficiada com a edição 2017 do Projeto Mueller Ecodesign Social, ganhou ambientes reformados por 23 profissionais de arquitetura e decoração. São eles: Ana Carolina Mazzarotto, Ana Sekulic, Andréa Benthien, Carolene Coimbra, Fábio Aguiar, Ivana Guimarães, Simone Weber, Elizane Souza, e Daniela Martins, Jane Rocha, Keyla Kinder e Fernanda Viero, Jaqueline Siebert e Rodrigo Garcia, Nadia Bentz e Vanderlan Farias, Sandro Percicotti, Suzane Simon, Vania Toledo Martins, Zeh Pantarolli e Diego Miranda. Os coordenadores técnicos do projeto são a arquiteta Rose Guazzi e o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto.


 


    Os profissionais envolvidos assumiram a tarefa e cumpriram com o papel principal: aliar beleza, sustentabilidade e acessibilidade a todos os ambientes, proporcionando bem-estar e conforto aos moradores da instituição. Confira as melhorias realizadas em todos os espaços do Lar Batista Esperança:


 


área de serviço e banheiro dos meninos


Para o a reforma da área de serviço e do banheiro dos meninos, a arquiteta Ana Sekulic, do escritório Ana Sekulic Arquitetura, apostou em armários sob medida com o intuito de guardar os materiais de limpeza, que antes estavam espalhados por outros ambientes. “Foram feitas melhorias aproveitando ao máximo a infraestrutura e itens existentes, de forma a evitar o descarte desnecessário e a compra sem propósito. A estante que antes funcionava como sapateira, por exemplo, foi reutilizada em outro local, dando lugar a um armário na parte inferior e ampliando o espaço de armazenamento”, afirma. Com a revitalização, os moradores contam com mais espaço para armazenar roupas sujas, limpas e produtos de limpeza.  “A ideia do projeto foi criar uma atmosfera leve, tranquila e descontraída, para que os pais sociais e os meninos (que serão os usuários mais frequentes) se sintam bem e revigorados nos espaços. Assim, foram escolhidos tons claros para as paredes, marcenaria e pedra e pensados em alguns pontos focais em azul, para trazer mais alegria ao espaço”, finaliza a arquiteta. Os meninos ainda terão espaço no banheiro para itens comunitários de higiene, assim como louças novas.


 


 Banheiro meninas e pais sociais


Os coordenadores técnicos do Projeto Mueller Ecodesign Social, a arquiteta Rose Guazzi e o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto, ficaram responsáveis pela revitalização do banheiro do Lar Batista Esperança.  Entre as melhorias feitas no espaço, estão as louças e metais que foram trocados. Optou-se pela instalação de pastilhas de vidros em alguns pontos e moldura nos espelhos. “Foi levado em consideração as necessidades dos usuários, principalmente as crianças, e seus pedidos. Após a revitalização, os moradores poderão usufruir do espaço com acessibilidade e segurança necessárias”, explica o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto. A sustentabilidade está em destaque no reaproveitamento das paredes existentes e a pintura com tinta epóxi.


 


Cozinha


Para a reforma da cozinha, a praticidade, aproveitamento dos espaços, e uso de diferentes cores, foram levados em conta. O projeto foi assinado pela arquiteta Suzane Simon, do escritório Arquitetura e Interiores, e a designer Jane Rocha, do escritório Jane Rocha Interiores. Entre as melhorias que foram feitas, estão a transformação do espaço do piso ao teto, troca de forro, iluminação, elétrica, piso, mobiliário, eletrodomésticos, e decoração no geral. “O projeto conta com produtos de fornecedores que já os tinham nos depósitos. Apostamos na sustentabilidade ao não ser necessário produzir novos produtos, e sim aproveitar e transformar o que tínhamos, misturando tudo com muito design”, afirma Suzane Simon. Para complementar o ambiente, optou-se por um painel interativo no espaço.


 


Churrasqueira


Com projeto desenvolvido pelo designer de interiores Rodrigo Garcia, do escritório Presto Arquitetura e Interiores, e a arquiteta Jaqueline Siebert, do escritório Jaqueline Siebert Arquitetura, a churrasqueira ganhou novas melhorias. Entre elas, a substituição de telhas quebradas e colocação de manta térmica, para melhorar o conforto dentro do espaço. Optou-se por rampa de acessibilidade para compensar os desníveis, e mobiliário e eletrodomésticos novos. “O objetivo foi promover melhor uso do espaço e trazer acessibilidade para os desníveis existentes no ambiente, além de melhorar o conforto térmico no ambiente. O espaço poderá ser usado pelos moradores para confraternizações, além de ser um armazenamento de mantimentos e objetos”, afirma o designer Rodrigo Garcia.


Para ambientar o espaço, os profissionais apostaram na sustentabilidade. “Uso de madeira de reflorestamento (eucalipto), uso de madeira de demolição, objetos de decoração feitos de materiais recicláveis, uso de objetos obsoletos de outra mostra (cobogó e floreiras usados na casa cor por exemplo), uso de tampos de granito que não deram certo em outra obra, ou seja, dar outro uso a objetos que estão sem uso”, destaca a arquiteta Jaqueline Siebert.


 


Jardim


A reforma do jardim, projeto dos paisagistas Nadia Bentz e Vanderlan Farias, do escritório Philodendron Paisagismo, contemplou desde as plantas, muros, e a inclusão de uma área para os moradores desfrutarem do espaço. No ambiente foi inserido um deck para área de estar/convivência, onde os moradores podem se reunir para conversar e aproveitar tanto os dias de calor, quanto o sol no inverno, assim como árvores frutíferas que funcionarão como pomar. “A idéia foi trazer aconchego, que o espaço seja convidativo para estimular o contato com a natureza que o jardim proporciona”, explica Nadia Bentz.


Para trazer a sustentabilidade ao local, foi utilizado deck de plástico de madeira sustentável. Sua composição contém sobras de madeira e resíduos de plástico, além da vegetação (proveniente de produtores locais), e reuso de vasos.


 


Pátio frontal


Para a revitalização do pátio frontal, o arquiteto e urbanista Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda, do estúdio Pantarolli Miranda, levaram em consideração a harmonia visual, estética dos fractais e a paleta de cores utilizada na pintura. “Como o nosso espaço é a fachada do Lar acabamos tendo a responsabilidade de representar a identidade de meninos e meninas que moram na casa através das cores e da padronagem de fractais que desenhamos para o projeto deste ano”, afirma o arquiteto Zeh Pantarolli.


Optou-se por uma pintura com conceito baseado em cores e em fractais, e para complementar o espaço foi inserido mobiliário externo ao local. “A padronagem de fractais que contorna a fachada da casa foi desenhada pelo nosso estúdio e reflete uma harmonia moderna e alegre para a instituição. A identidade representa o encaixe de diversas peças em uma única unidade, assim como as crianças em uma sociedade”, finaliza o designer Diego Miranda.


 


Quarto meninas


Para a reforma do quarto das meninas, as arquitetas Fernanda Viero e Keyla Kinder, do escritório Kids Arquitetura, responsáveis pelo projeto, pensaram em uma solução que valorizasse o momento de privacidade de cada menina. “Achamos fundamental que elas se vejam como indivíduos únicos, e se sintam acolhidas nesse lar que está dando a elas uma oportunidade de crescer. E que o espaço seja um refúgio, mas também um local de interação entre elas”, explica a arquiteta Fernanda Viero. As melhorias que foram feitas no local compreendem a colocação de piso laminado, pintura das paredes, com intervenção da artista plástica Marilene Ropelato, execução de novas camas, iluminação mais aconchegante e individual para leitura em cada cama, e aumento do espaço de armário em relação ao existente no espaço. Na busca por todos os materiais utilizados na reforma, as arquitetas pensaram no reaproveitamento total dos materiais. “Pedimos aos nossos fornecedores a doação de materiais que poderiam ser jogados no lixo, como forma de dar um novo uso para cada material. Também utilizamos o mesmo armário que as moradoras possuem no quarto, apenas dando uma repaginada e unificando com a parte nova executada, através da adesivagem”, finaliza a arquiteta Keyla Kinder.


 


Quarto meninos – 1


As arquitetas Ana Carolina Mazzarotto e Vania Toledo Martins, dos escritórios Vânia Toledo Martins Arquitetos Associados e AMR Arquitetura e Design, respectivamente, ficaram responsáveis pela transformação de um dos quartos voltado para quatro meninos. As profissionais destacam as melhorias que foram feitas no espaço. “Desde pintura, renovação do piso, mobiliário sob medida, iluminação e pontos elétricos. O conceito do projeto foi proporcionar para cada menino um ambiente individualizado dentro do quarto coletivo”, explica a arquiteta Ana Carolina Mazzarotto. As profissionais investiram no reuso de materiais. “Procuramos usar materiais de reaproveitamento de marcenaria, renovar o piso existente sem demolição, equipamentos de iluminação fora de linha na loja, mas que podem ser recuperados”, destaca a arquiteta Vania Toledo Martins. Neste ambiente, cada menino ganhou, além da cama, uma porta de armário e prateleiras para objetos pessoais. Segundo as profissionais, o objetivo é que cada um se sinta valorizado e possa personalizar o seu espaço.


 


Quarto meninos - 2


A arquiteta Carolene Coimbra, ficou responsável pela transformação do outro quarto para três meninos. “Meu projeto compreendeu o piso, forro, parede, esquadria, rodapés, iluminação, porta e mobiliário”, diz Carolene Coimbra. Buscando valorizar a sustentabilidade em seu projeto, a arquiteta explica que foi proposto uma textura de gesso em 3D na parede, material que foi reciclado. “A reciclagem do gesso traz soluções sustentáveis para a construção civil, chegando a reciclar 100% do material. A proposta de substituição para esquadrias de alumínio também foi adotado como uso de material mais sustentável, considerando o alumínio um material reciclável. As esquadrias de alumínio são leves, duráveis e mais eficientes sob o conforto ambiental”, destaca a profissional.


 


Quarto dos pais sociais


Entre as melhorias que foram feitas no quarto dos pais sociais, o arquiteto Fábio Aguiar, do escritório F.Aguiar Arquitetura e Urbanismo, destaca o acabamento, iluminação, e a reforma nos móveis e piso. “Optou-se pela revitalização de alguns móveis existentes, aumentando a vida útil do mesmo. Além disso, a madeira foi reciclada”, explica o arquiteto. Ele conta que durante a idealização do projeto, foi levado em conta o bem-estar do casal. “Visto que este espaço é o único que não é compartilhado com outras pessoas, buscamos trazer conforto e privacidade para um casal jovem que tem a sua rotina voltada a cuidar de outras vidas”, destaca Fábio Aguiar.


 


sala principal


A sala de estar e de TV foi reformada pela arquiteta Andréa Benthien, do escritório Tríade Arquitetura, e o arquiteto Sandro Percicotti, do escritório Sandro Percicotti Arquitetura. Entre as melhorias feitas no espaço está a mudança de algumas portas para melhorar a distribuição do mobiliário. “Fizemos a troca do piso, revestimentos, pintura, móveis e iluminação, tudo pensando no melhor conforto dos moradores. Esse é o espaço que eles mais usam quando estão na casa”, afirma a arquiteta Andréa Benthien. Para compor o espaço, os arquitetos apostaram em um painel decorativo feito com peças recicladas, em parceria com a artista plástica Marilene Ropelato. “Os móveis foram feitos com reaproveitamento de chapas de outros projetos. Buscamos trazer a sustentabilidade para o ambiente, propondo uma casa mais funcional, confortável e bonita”, destaca o arquiteto Sandro Percicotti.


 


Sala de estudos


As arquitetas e urbanistas, Ivana Guimarães, e Simone Weber, e as profissionais Elizane Souza e Daniela Martins, do escritório Guimarães Weber e Souza Arquitetura e Interiores, ficaram responsáveis pela transformação da sala de estudos. Entre as melhorias que foram feitas no espaço estão: novo revestimento para o piso; nova janela e porta de entrada; pinturas nas paredes com desenhos e cores inspiradoras; novos pontos de tomadas; melhoria na iluminação; e mobiliário adequado para que possam estudar com tranquilidade e aproveitar as horas de lazer. “Buscamos transformar o ambiente em um espaço prazeroso, tanto para o estudo como para o lazer. Um lugar onde as crianças e adolescentes queiram realmente estar. Trabalhamos com uma dinâmica de combinação de cores tanto para as paredes como para o mobiliário que remetem mais ao universo jovem. O conceito do projeto partiu da definição de áreas (estudo e lazer), levando em conta o número de adolescentes que a casa comporta atualmente”, explica a arquiteta Simone Weber. A sustentabilidade também se destaca na sala de estudos.  O sofá existente foi revestido de tecido confeccionado com calças jeans usadas, doadas por amigos das profissionais sensibilizados pela causa. Alguns móveis como um pequeno armário suspenso, cadeiras de escritório e pés da mesa de estudo foram doados e reaproveitados.


 


 Cronograma do projeto


          Todas as etapas do projeto Mueller Ecodesign Social foram documentadas, por meio de fotos e vídeos, e farão parte de uma exposição, no Shopping Mueller, prevista para o início de 2018.


A história do Projeto Mueller Ecodesign Social


        Construído a partir da Mostra Mueller Ecodesign, iniciada em 2008, que durante seis anos projetou ambientes assinados por profissionais de arquitetura e design de interiores, o Projeto Mueller Ecodesign Social surgiu através do mesmo pilar: a sustentabilidade. A principal proposta, quando foi criado o projeto, era de levar a exposição do Shopping Mueller para espaços reais, amparando diretamente o público. Em todas as edições, a proposta sempre foi a mesma: a de alcançar os jovens, beneficiando-os diretamente com as melhorias realizadas no local onde frequentam. Em sua primeira edição, em 2014, o projeto atendeu a Casa do Piá 1, já a segunda edição, em 2015, contemplou a Casa das Meninas do Novo Mundo. E a terceira edição do projeto, reformou o Portal do Futuro do Bairro Novo, as três instituições curitibanas.


 


SERVIÇO:
Projeto Mueller Ecodesign Social
Informações: 
www.shoppingmueller.com.br
Facebook
www.facebook.com/MuellerCtba
Twitter
twitter.com/muellercwb
Instagram:
 @muellercwb


 


 


Informações para a imprensa
Mcomm Comunicação Dirigida
Fone/Fax: (41) 3343-9800
Marcus Contin DRT/PR 3838
Bianca Santos DRT/PR 0010429
e-mail: marcus@mcommdigital.com.br
e-mail: bianca@mcommdigital.com.br
Acesse: www.mcommdigital.com.br
Facebook: www.facebook.com/mcommcomunicacao
Instagram: @mcommcomunicacao




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login