Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Conheça e vote para escolher os novos conselheiros tutelares de Araucária-PR


Conheça e vote para escolher os novos conselheiros tutelares de Araucária-PR

No dia 01 de outubro, os eleitores de Araucária terão a oportunidade de votar para a eleição de 5 novos conselheiros tutelares da cidade, bem como seus suplentes. Com isso, o município passará a contar com um 2º Conselho Tutelar. A eleição será das 8h às 17 horas na Escola Municipal Ibraim Antônio Mansur. A participação dos eleitores é facultativa, mas é muito importante para ajudar na proteção dos direitos de crianças e adolescentes do município.


Treze candidatos concorrem a cinco vagas. Para votar é necessário apresentar o título eleitoral e um documento com foto. No local de votação, os eleitores receberão uma cédula com os nomes e números dos candidatos e terão que assinalar apenas uma opção. A escola Ibraim fica à Avenida Nossa Senhora dos Remédios nº1.360, ao lado do CSU.


A campanha eleitoral dos candidatos ocorre até o dia 29 de setembro. Os 05 candidatos eleitos como titulares e os 05 primeiros suplentes deverão participar de curso de formação a ser oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os conselheiros titulares eleitos tomam posse no dia 23 de outubro de 2017, às 14 horas, em solenidade no Anfiteatro da Prefeitura.


Confira o número de votação, nome completo e o “nome de campanha” de cada um dos 13 candidatos:
 
01 – Cacilda Aparecida Nalim da Silva - “Cacilda”: Professora de Educação Física e professora há mais de 10 anos na Educação Especial. Mora há 36 anos em Araucária. Casada e mãe de 2 filhos.
02 – Cleusa Soczek - “Cleusa Soczek”: Assistente social desde 2003. Trabalhou na Prefeitura entre 2013 e 2016 com a Casa de Acolhimento, Projeto Vida e também APMI. De 2013 a 2016 foi conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Foi coordenadora artística do Grupo Folclórico Wesoly Dom durante 10 anos consecutivos. 
03 – Daniella Cristina Amaral Dos Reis - “Daniela Amaral”: Casada, mãe, professora e catequista. Natural de Jandaia do Sul, veio para Araucária em 2001 onde tem se dedicado à educação, principalmente a educação religiosa de crianças e adolescentes.
04 – Flávio Rosa do Prado - “Flávio Prado”: Natural de Araucária, atuou na Igreja Católica desde adolescente. Foi ouvidor da Guarda Municipal em 2009, conselheiro tutelar de 2010 a 2013 e há 4 anos é gerente de vendas em uma loja de departamentos.
05 – Gabriela Francisco Matias - “Gabi”: Moradora de Araucária há 26 anos. Educadora social com formação em Pedagogia. 
06 – Ivo Santos Mendes – “Ivo Mendes”: Técnico em Segurança no Trabalho. Casado e pai de 2 filhos. Mora há 27 anos em Araucária.
07 – Jeferson Felipe Ohpis -  “Jeferson Ohpis”: Casado e pai de um filho. Atualmente é suplente do Conselho Tutelar; instituição que já trabalhou por 1 ano e 1 mês.
08 – Josiney Tavares da Silva - “Josiney Tavares”: Morador da região do Capela Velha, motorista de ônibus e coordenador de projeto social com crianças e adolescentes. Já foi presidente de associação de moradores.
09 – Juliane Roberta Mendes - “Juliane Mendes (Ju)”: Reside em Araucária há 24 anos. Formada em Pedagogia. Atuou 10 anos na área de saúde (conhecendo a realidade das famílias) e dois anos na área da educação (como professora). Há 14 anos realiza trabalho voluntário com crianças e adolescentes na Igreja.
10 – Marcos Cesar de Aquino Teixeira – “Marcos Teixeira”: Casado, pai de 3 filhos, pastor da Igreja Assembleia de Deus Evangelho para as Nações. Atua na área eclesiástica há 18 anos e há 3 anos na educação infantil. Graduado em Pedagogia Cristã.
11 - Rosilani de Fátima Vieira da Silva – “Rosilani da Silva”: Moradora de Araucária há 48 anos, casada e com 3 filhos. Trabalha há 18 anos na Saúde; atualmente como agente de saúde na unidade do Santa Mônica.
12 – Sandro Rodrigo Talamini Penkal - “Sandro Penkal”: Professor voluntário de Taekwondo e informática para crianças e adolescentes em situação de risco. Professor do curso  Técnico em Administração e Informática no Colégio Estadual Prof. Júlio Szymanski. Envolvido com atividades comunitárias junto à comunidade local.
13 – Vanessa Cristina Kaminski Kasecker - “Vanessa”: Casada. Bacharel em Direito. Trabalhou como professora na Apae de Paranaguá e também na Assistência Judiciária no Município de Araucária.




 Proteção - O Conselho Tutelar pode (e deve) ser acionado por qualquer pessoa sempre que seja constatado abuso ou situações de risco para crianças e adolescentes. O 1º Conselho Tutelar de Araucária está à rua Joaquina Tonchak, nº 880, no Porto das Laranjeiras. O contato pode ser feito pelos telefones (41)3901-5365 ou 08006455332 e há também o celular do plantão: (41)99922-1343.


A função de conselheiro tutelar exige dedicação exclusiva, conforme determina o artigo 37 da Constituição Federal. Os conselheiros têm carga horária de 40 horas semanais, acrescida dos períodos de sobreaviso. Todo o processo de seleção dos novos conselheiros de Araucária é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da Comarca.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login