Seja bem vindo
Curitiba,22/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

ESCOLA NILZA TARTUCE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, COMEMORA 60 ANOS COM SEMINÁRIO PcD EM CURITIBA

Instituição promove, há seis décadas, o desenvolvimento e a autonomia de jovens e crianças com deficiência intelectual. Evento comemorativo vai evidenciar esse legado


ESCOLA NILZA TARTUCE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, COMEMORA 60 ANOS COM SEMINÁRIO PcD EM CURITIBA As diretoras dos Centros Nilza Tartuce , da esquerda para a direita, Larissa Ogliari Thomazi, Adriana Zablonsky, Ana Maria Lima Zem, Rosemeri Tecchio Sabino

Em comemoração aos 60 anos de sua história, o Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC), mantenedora da Escola Nilza Tartuce, que atua na modalidade de educação especial, irá promover o II Seminário PcD: atitudes para inclusão, respeito e expressão de cidadania.

Em sua segunda edição, o evento tem o tema “Educação para todos: 60 anos compartilhando práticas inclusivas e inovadoras”, e acontecerá no dia 15 de junho, sábado, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), durante todo o dia, das 08h30 às 17h30. “Celebrar o aniversário da escola é sempre importante para nós, e a forma escolhida foi através da propagação de conhecimento, deixando esse legado para a nossa comunidade”, diz Ana Maria Lima Zem, vice-diretora da Unidade Centro. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.escolaespecialnilzatartuce.org.br, pelo preço de R$ 89,90 + taxa de serviço de R$ 2,25.

A programação do evento conta com diversos palestrantes, todos profissionais renomados em suas áreas de atuação, como assistência social, educação e saúde. A equipe multiprofissional da instituição também participará do evento, abordando temas relacionados à pessoa com deficiência intelectual e/ou autismo. “Esperamos compartilhar com a comunidade e profissionais das áreas de interesse, os meios que nos levaram ao aprimoramento do trabalho executado ao longo dessas décadas. Esse é o nosso presente para o Paraná”, diz Adriana Zablonsky, diretora da Unidade Centro.

O objetivo central do evento é despertar nas pessoas o desejo de ampliar a divulgação da potencialidade das Pessoas com Deficiência (PcD) e Autismo, através de práticas inclusivas e inovadoras. O seminário será totalmente inclusivo e contará com intérpretes de libras.



Palestrantes
A programação inclui um café de boas-vindas, servido a partir das 8h, seguido da abertura com Guto Zafalon e de fala da Equipe Diretiva, contando sobre as seis décadas de trajetória da Instituição e mesa composta por diferentes órgãos (SME Curitiba, SEED-PR, FEBIEX, SMS Curitiba, Senador Flávio Arns, COCEC, FEAPAEs-PR e GDPD).

O dia continuará com várias outras palestras ministradas pelos profissionais convidados Larissa Gabriele Ogliari Thomazi - Especialista em Educação Especial e Diretora da Unidade Passaúna, Benaia Silva, Geraldo Peçanha, Marina Marcondes Braga, Juliana de Lucca Grochoski do Prado, Elyse Matos, Bárbara Cristina Marinho, Mariana Minetto, Leopoldo Vieira, Ana Claudia Cordeiro Wozniak, Nayara Lopes Pinheiro, Karina de Castro Znaleziony, Isabô Cantarelli Alves Zétola, Nayze Mary Alves Zétola, Fábio Cordeiro (líder e escritor autista), Dudu do Cavaco (músico PcD de sucesso) e Leo Gontijo idealizador do Instituto Mano Down. O encerramento será uma festa, às 17h. A programação completa, bem como o currículo dos palestrantes, podem ser consultados no site oficial da Escola Nilza Tartuce.

Além das palestras, o evento vai apresentar duas exposições na parte externa: a primeira contará a história da instituição ao longo dos 60 anos, ilustrada com fotos e obras dos estudantes, e a segunda será um túnel sensorial para demonstrar, aos visitantes, a importância dos estímulos sensitivos. “Muito falamos de inclusão, educação, empatia e respeito à diversidade. Dessa forma, gostaríamos de dividir o legado construído pela instituição, a fim de promover conhecimento e compartilhar toda a experiência vivida com a Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou autismo, além de apresentar, através de nossos cases de sucesso, o processo para chegar até aqui de forma ética, inclusiva e humanizada”, finaliza Rosemeri Tecchio Sabino, vice-diretora da Unidade Passaúna.


SERVIÇO:

II Seminário PcD: atitudes para inclusão, respeito e expressão de cidadania, em comemoração aos 60 anos da Escola Nilza Tartuce

Data: sábado, 15 de junho de 2024

Local: Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON) | Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Horário: das 08h30 às 17h30

Programação completa e ingressos: www.escolaespecialnilzatartuce.org.br

Realização:
Escola Nilza Tartuce, COCEC, UNESCO e ODS.

Patrocínio Geral:
Farmácias Nissei.

Apoio:
UFPR, MON, CARTROM, Easy Filmes, BE Media, Jayme Bernardo Arquitetos, Iolanda Panificação Afetiva, Mcomm Comunicação Dirigida, Telescópio TV, LUMEN Audiovisual, Griffin Gráfica e Editora, Prefeitura de Curitiba, CIAR, Cesar Monteiro Buffet, Febiex, FEAPAEs-PR e Secretaria da Educação do Governo do Estado do Paraná, Relevo.

Sobre a Escola Nilza Tartuce
A Escola Nilza Tartuce, mantida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (COCEC), com 60 anos de história em Curitiba e no Paraná, é uma instituição não governamental, civil, privada, filantrópica, com certificação de Utilidade Pública Municipal e Estadual, inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social e chancelada pela UNESCO. Especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial, foi fundada em 27 de junho de 1964, por iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e um grupo de pais, com o apoio da psicóloga Nilza Tartuce.

Tem como missão articular assistência social, educação e saúde e objetiva fortalecer o protagonismo dos usuários na defesa de seus direitos de cidadão, e acessar e promover os direitos já estabelecidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais. O COCEC garante a sustentabilidade de suas ações e atendimentos a aproximadamente 300 crianças, adolescentes e suas famílias, por meio de parcerias com empresas do setor público, privado e outras OSCs. Oferece atendimento em sedes próprias, situadas nos bairros Alto da Glória e Campo Comprido.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login