Seja bem vindo
Curitiba,27/04/2024

  • A +
  • A -

Growth Hacking para Startups: estratégias de crescimento


Growth Hacking para Startups: estratégias de crescimento

As startups são empresas inovadoras e voltadas para um modelo de negócio escalável, e trazem soluções específicas. Costumam estar ligadas ao setor digital e tecnológico, mas podem representar outros segmentos.

Entre suas principais características estão inovação, financiamento externo, velocidade, flexibilidade, cultura empreendedora, incerteza e escalabilidade. Outra característica comum desse tipo de negócio é sua capacidade de crescer rapidamente.

Seus custos de operação crescem da mesma forma, mas de maneira mais lenta do que a receita, ao passo que o negócio cresce e expande sua atuação. Esse modelo de negócios está cada vez mais em evidência, devido à sua importância crescente.

As startups propõem produtos, serviços e modelos de negócio diferenciados, são projetadas para crescer rapidamente, alcançam muitos usuários com baixo custo, assumem riscos exponenciais e buscam recursos de terceiros para seu desenvolvimento.

Elas também priorizam a inovação, a colaboração e a agilidade, e conseguem se adaptar às demandas do mercado, por meio de metodologias ágeis e respostas imediatas.

Assim como outros modelos de negócio, essas empresas podem usar o Growth Hacking, e este texto vai explicar como ele ajuda uma startup, quais testes podem ser realizados, como definir as métricas de sucesso e como aplicar o método.



O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma metodologia que proporciona crescimento sustentável para as empresas. Ele funciona por meio de diferentes ações que agilizam o crescimento, com o propósito de encontrar atalhos para acelerar o desenvolvimento das iniciativas.

Por meio dele, a organização pode identificar seus pontos críticos e fazer as mudanças necessárias. No caso de uma startup, ela pode descobrir que sua maior dificuldade é conseguir investimento estrangeiro, por exemplo, por apresentar dados insuficientes.

Tanto para uma empresa que faz locação de barraquinha de crepe para festa quanto para uma startup, o Growth Hacking é uma estratégia importante nos processos, frameworks e cultura do time.

Utilizá-lo é indispensável porque muitas empresas criam estratégias e se esquecem de observar os dados. Outras organizações também podem deixar de pensar em otimização e nas ações que melhoram os resultados.

Outra possibilidade é uma pessoa ficar responsável por monitorar os números, enquanto o restante não se preocupa com eles. Ao trabalhar com essa metodologia, a companhia consegue criar uma cultura de crescimento.

Isso acontece porque o Growth Hacking gera inquietação e uma busca constante por testes e melhorias que aceleram o crescimento da startup.



Principais experimentos e testes

Os experimentos e testes de Growth Hacking são fundamentais para sua operação, e é por meio deles que a empresa vai descobrir o que funciona ou não.

Um dos principais são os testes de otimização, também conhecidos como testes A/B, que otimizam algo que já está sendo colocado em prática, mas de maneira mais rápida de se fazer.

Além disso, existem os testes de descoberta que se valem de tentativas de algo que ainda não foi realizado, podendo colaborar com a estratégia de crescimento do negócio.



Como definir métricas de sucesso?

Um clube de assinatura com carteirinha de associado pode usar diferentes métricas para acompanhar o sucesso do Growth Hacking. Entre elas estão:



  • Custo de aquisição de clientes;
  • Crescimento de receita;
  • Retorno sobre os investimentos;
  • Conversões;
  • Taxa de Churn;
  • Net Promoter Score;
  • Lifetime Value;
  • Tráfego orgânico;
  • Menções de marca;
  • Crescimento de backlinks;
  • Custo por clique.

O custo de aquisição de clientes é uma métrica que mede o quanto uma empresa está gastando para conquistar novos clientes. Quanto menos ela tiver que investir, melhor, e o mecanismo também é usado para mensurar quantos clientes ela pode absorver no futuro.

O crescimento de receita faz um comparativo da performance financeira obtida antes e depois de implementar uma estratégia de marketing.

Já o retorno sobre os investimentos mostra os impactos das estratégias do negócio, e seu objetivo é mensurar o quanto o aporte financeiro trouxe de benefício para a organização.

Um fabricante de cantoneiras de aço precisa analisar as conversões para saber quantos usuários acessaram seu site e realizaram a ação desejada. Entre as possibilidades estão realizar uma inscrição, comprar ou baixar um material.

Essa métrica é muito útil para saber onde os clientes estão executando as ações e ajuda a compreender o comportamento do usuário para orientar as decisões.

A taxa de churn é um indicador que mede quantos clientes pararam de comprar ou cancelaram o contrato com a organização. Uma alta taxa de rotatividade pode indicar que os produtos estão mal posicionados.

Além disso, se as soluções da empresa não estiverem de acordo com as dores dos clientes, pode ser necessário revisar a plataforma, repensar as características dos produtos e serviços, entre outras ações.

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica usada para saber um pouco mais sobre o nível de satisfação dos clientes, pois consumidores insatisfeitos costumam dar pontuações baixas.

Um negócio especializado em manutenção preventiva Fiat vai usar os feedbacks positivos para entender quais são seus pontos fortes, mas também precisa considerar os feedbacks negativos para analisar o que precisa mudar.

O Lifetime Value mede a receita gerada pelo cliente durante o relacionamento com o negócio, sendo uma métrica mais eficiente para contas mais antigas. Em outras palavras, no caso de clientes que acabaram de chegar, é difícil calcular o indicador.

A organização também precisa saber se as pessoas estão procurando por ela na internet pelo nome ou por outros termos que fazem alusão ao negócio.

Se os consumidores chegam até a organização digitando seu nome no buscador, então é necessário pensar em maneiras de reverter essa situação para poder alcançar pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos.

Afinal, a marca pode perder oportunidades de vendas para pessoas que não conhecem o negócio, mas que precisam de suas soluções.

Uma rede de chaveiros que faz abertura de porta de carro também precisa analisar as menções à sua marca para saber quantas vezes ela é citada. Isso pode ser feito por meio de ferramentas específicas, como o Google Alerts.

Os backlinks são links voltados para a página do negócio da internet provenientes de páginas externas, e eles são muito importantes para aumentar o tráfego e trazer mais visibilidade para o negócio.

Eles podem ser verificados por meio de ferramentas específicas, como o SEMrush e a Ahrefs. Por fim, também é interessante analisar o custo por clique para saber o quanto a empresa paga toda vez que alguém clica em seu anúncio.

Essa informação é muito importante para pensar em estratégias que vão trazer mais visibilidade para a marca e economia para o orçamento.



Ferramentas e recursos disponíveis

Uma companhia que trabalha com conserto de fechadura pode usar diversas ferramentas para implementar o Growth Hacking. Entre elas estão:



Google Analytics

Para realmente compreender os clientes, a companhia precisa saber como está o desempenho de seu site.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que ajuda a analisar as estratégias de marketing, produtos e conteúdo, com base em relatórios detalhados.



OptinMonster

O OptinMonster é um aplicativo independente e especializado em melhorar o site para gerar mais leads, vendas e conversões.

Os recursos disponíveis conseguem aumentar a lista de e-mails, as taxas de conversão e personalizar a landing page para que se torne mais atraente.

O aplicativo também fornece relatórios sobre testes que podem ser feitos para usar melhor as estratégias de marketing dentro da empresa.



Constant Contact

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para Growth Hacking, e para implementá-lo da melhor forma, um fornecedor de espetinho para eventos pode usar o Constant Contact.

O plano mais básico oferece recursos que aumentam a lista de e-mails e ajudam a criar campanhas eficientes. Entre eles estão os templates personalizados, formulários para coletar e-mails dos visitantes e integração com outras plataformas.



Ahrefs

A Ahrefs ajuda a organização a comparar o desempenho dos concorrentes em relação a ela, visto que emite relatórios de pesquisa orgânica, de acordo com as palavras-chave pesquisadas nos buscadores.

A companhia pode acompanhar a classificação das palavras-chave e conferir sua eficácia para gerar tráfego.



Clicktale

Para descobrir quem está pesquisando sobre aluguel de gerador de energia para festas preço , entre outras informações relevantes que ajudam a compreender melhor a jornada dos clientes, a empresa pode experimentar o Clicktale.

Esse recurso ajuda a visualizar o comportamento dos usuários dentro do site institucional e descobrir o que precisa ser modificado para melhorar as taxas de conversão, o fluxo das páginas e a experiência do visitante.



Considerações finais

Como foi possível ver ao longo deste conteúdo, as startups precisam utilizar o Growth Hacking para que possam adotar uma cultura de crescimento e escalabilidade. O método pode ser aplicado em todas as esferas do negócio, independentemente de seu segmento.

Ele ajuda a comprovar a eficácia das estratégias por meio de testes e experimentos, para que a organização alcance os resultados esperados e consiga se estabelecer em seu mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login