Seja bem vindo
Curitiba,28/04/2024

  • A +
  • A -

Janeiro Branco: o que afeta a saúde mental dos brasileiros?

Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo


Janeiro Branco: o que afeta a saúde mental dos brasileiros? Foto: divulgação | Envato

A saúde mental ainda se apresenta como um tema complexo para a maior parte da sociedade. Muitas vezes ela é confundida com a ausência de doenças físicas, mas a saúde mental é muito mais ampla e necessária para o bem-estar do que costuma-se pensar. Cuidar de si mesmo é fundamental para o equilíbrio emocional, ainda mais, considerando o diagnóstico de 19 milhões de brasileiros que enfrentam a ansiedade, um dos transtornos mais comuns no Brasil segundo levantamento da Sodexo realizado em 2023.

De acordo com o estudo, o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo e existem alguns fatores que contribuem para esse índice. No mês do Janeiro Branco, que alerta e conscientiza sobre os cuidados com a saúde mental, a médica psiquiatra, credenciada da Paraná Clínicas, Juliana Bertolotti Mendonça (CRM/PR 43719), comenta sobre o cenário mental dos brasileiros.

Um dos fatores que contribuem com a saúde mental é o bem-estar físico. “Praticar exercício físico faz nosso corpo liberar hormônios de felicidade e prazer, nos deixa mais dispostos e, claro, contribui com a saúde física. Muitos brasileiros não praticam exercícios regularmente, o que aumenta as cargas emocionais e provoca transtornos como a ansiedade”, afirma a médica. De acordo com o levantamento da Sodexo, 40% da população brasileira não é fisicamente ativa, com uma média de 3 horas de exercício por semana, enquanto a média global é de 6,1 horas semanais.

Além disso, fatores como o padrão alimentar, no qual o Brasil aparece como quinto pior do mundo, somam no agravamento da saúde mental. “A má alimentação altera a química do nosso corpo, que pode sim influenciar na saúde mental, pela  falta de hormônios e enzimas que atuam no nosso bem-estar”, comenta a médica. Não só a alimentação, mas também os problemas financeiros são importantes causas da perda de saúde mental. Segundo a Sodexo, 72,9% da população possui dívidas financeiras, o que impacta diretamente no seu psicológico.

Em {frente} - como cuidar da ansiedade 

Sentir-se ansioso é comum e natural em situações específicas, como aguardar uma notícia importante, eventos ou viagens. Ainda segundo a médica Juliana Bertolotti Mendonça, a ansiedade vira um transtorno quando aparece constantemente com problemas irreais. “O transtorno da ansiedade provoca uma sensação constante de preocupação e incômodo, com situações que ainda não aconteceram e podem nem acontecer”. A médica listou dicas que podem amenizar a ansiedade.

De acordo com a psiquiatra é importante, antes de tudo, procurar ajuda médica. “A ansiedade, apesar de comum, é um problema real e necessita de diagnóstico médico e orientação do melhor tratamento para cada caso”, destaca. Mas, alguns hábitos podem ser adotados para aliviar os sintomas da ansiedade.

Uma das formas de controlar a ansiedade é fazer exercícios de respiração, ao aumentar a entrada de oxigênio no organismo, os pontos de tensão relaxam e melhoram os sintomas. Aliado a respiração, o relaxamento também pode ajudar, a dica é se concentrar nas áreas mais afetadas pelo estresse, como o maxilar, boca, nuca e ombros, relaxe-os enquanto respira fundo.

Um ponto bem importante para quem possui ansiedade, é evitar bebidas estimulantes, como café, energéticos e refrigerantes. “Um dos sintomas de ansiedade são os batimentos acelerados, responsáveis por bombear adrenalina para o seu corpo, ingerir bebidas estimulantes faz com que seu coração trabalhe mais, podendo gerar uma crise de ansiedade”, comenta a médica.

Organizar as tarefas em uma lista com objetivos curtos e definindo quais são as prioridades auxilia na percepção dos afazeres e reduz a sensação de ansiedade. Por fim, uma boa noite de sono é fundamental para diminuir os níveis de estresse, para isso, busque atividades que não necessitem de telas, como ler um livro. Essa prática chama-se higiene do sono, a ausência da luz azul provinda de telas ajuda o corpo a relaxar e ter um sono de qualidade.

 

Sobre a Paraná Clínicas













Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletivo por adesão. Carrega a missão de cuidar com excelência de empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde. Mais informações em panaclinicas.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login