Seja bem vindo
Curitiba,28/04/2024

  • A +
  • A -

Mais de 1 milhão de pessoas no Paraná vivem com sobrepeso ou obesidade

Medicina preventiva pode ser opção para evitar procedimentos invasivos


Mais de 1 milhão de pessoas no Paraná vivem com sobrepeso ou obesidade Foto: divulgação

A obesidade é uma comorbidade que pode acarretar diversos problemas de saúde para quem convive com a doença. Dados de 2023, do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN, mostram que o Paraná possui mais de 1,3 milhões de pessoas adultas ou idosas que convivem com sobrepeso ou algum grau de obesidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a tendência é que os números aumentem no mundo todo. 

O relatório do SISVAN também mostra que aproximadamente 70% da população adulta do Estado está em sobrepeso ou obesidade, no grupo dos idosos, mais de 55% da população possui tais comorbidades. Existem diversas complicações ligadas ao excesso de peso. Pessoas nessa situação podem apresentar problemas de saúde como: pressão alta, intolerância ao açúcar (pré-diabetes), diabetes, apnéia obstrutiva do sono e outras doenças crônicas. Além de também afetar a autoestima, o que pode desencadear ansiedade e depressão.

Nos últimos 10 anos, o índice de obesidade aumentou consideravelmente, em 2013 aproximadamente 21% da população adulta possuía algum grau de obesidade, já em 2023 esse percentual passou a ser de 33%, segundo dados do SISVAN. Consequentemente, houve um aumento na realização de cirurgias bariátricas, que de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2022 foram 62,2 mil cirurgias realizadas por planos de saúde, um número que dobrou desde 2012, quando foram realizadas 32,4 mil operações. 

Com o intuito de minimizar os números e as consequências da obesidade para a saúde,  o Programa de Emagrecimento da Paraná Clínicas é uma forma de medicina preventiva, que trabalha com profissionais multidisciplinares e abrange diversas especialidades que auxiliam no emagrecimento saudável. A metodologia do programa trabalha a questão motivacional, baseada em pilares comportamentais e de qualidade de vida.

Hoje, o Programa possui 1.555 beneficiários inscritos, neste ano, os resultados de janeiro a julho apresentaram uma redução média de 2,24 pontos absolutos do Índice de Massa Corporal (IMC), o que representa 6,08% do peso total eliminado. Para o coordenador médico da Paraná Clínicas e do Priori, Eduardo Senter, a metodologia do Programa justifica os resultados. “Consideramos ser uma taxa de sucesso quando o paciente tem a perda de 5% do seu peso em 6 meses. Com o acompanhamento multidisciplinar e motivacional, ele se sente acolhido no processo de emagrecimento, que muitas vezes não é fácil”, comenta.

Além disso, o Programa resultou na redução do número de bariátricas. Dados de 2021/2022 mostraram que a PRC realizou metade das cirurgias bariátricas em relação a outros grupos de saúde. Para o coordenador do programa esse dado é motivo de sucesso. “A cirurgia bariátrica é um método muito importante, e em alguns casos, a melhor opção. Porém, nosso objetivo é prevenir para que a população não precise se submeter a um procedimento tão invasivo para cuidar da sua saúde”, explica.

Além de proporcionar a perda de peso com acompanhamento de vários profissionais, os objetivos do programa envolvem evitar o surgimento ou agravamento de complicações relacionadas ao excesso de peso e, quando necessário, realizar o encaminhamento para a cirurgia bariátrica com o cumprimento correto dos protocolos. 

Elias Dias Silva, de 34 anos, foi um dos participantes do Programa de Emagrecimento, em um ano, o paciente perdeu 50 quilos. “Participar do Programa de Emagrecimento do Priori mudou não só a minha vida, como também a de toda a minha família, que entendeu a importância de uma alimentação correta e saudável”, relata. Silva entrou no programa por indicação médica, após um período internado por insuficiência cardíaca, trombose e embolia pulmonar.

O médico acrescenta que esta é apenas uma das histórias que o programa proporciona. “Acompanhar a evolução dos pacientes e sua força de vontade para alcançar os objetivos é inspirador. Perceber quantas pessoas o programa já ajudou e ver os resultados que estamos alcançando é recompensador”, finaliza.

Dicas para emagrecer com saúde

O processo de emagrecimento exige disciplina e persistência. Para quem está em condição de sobrepeso ou obesidade e não consegue dar o primeiro passo, o médico Eduardo Senter apresenta dicas que auxiliam no emagrecimento saudável.


  1. Pratique esportes e cuide da mente

O médico afirma que se manter ativo fisicamente pode auxiliar significativamente para o processo de emagrecimento. “Praticar esportes é importante não apenas para o bem estar físico, mas também como forma de limpar a mente. Movimentar o corpo é essencial para quem está em processo de emagrecimento”, comenta.


  1. Dê preferência a alimentos frescos

Por conta da nossa rotina agitada, muitas pessoas acabam consumindo preparos rápidos que possuem muitos aditivos, o médico  alerta para que, sempre que possível, usar alimentos in natura, integrais e com menos ingredientes no rótulo.


  1. Coma de 3 em 3 horas 

É comum optar por realizar menos refeições durante o processo de emagrecimento com o objetivo de “comer menos”, mas o especialista alerta que essa prática pode causar o efeito reverso. “Espaçar muito as refeições pode resultar em um aumento no consumo de alimentos calóricos. Alimentar-se a cada 3 horas e ingerir uma porção menor é  mais benéfico”, explica.


  1. Beba água

A hidratação é a chave para fazer seu corpo funcionar bem, de acordo com o médico, além de evitar o inchaço por conta de líquidos retidos, beber água faz seu metabolismo trabalhar de forma constante. 


  1. Procure ajuda médica

“Para um processo de emagrecimento saudável é muito importante ter um acompanhamento profissional que indique as melhores estratégias e possa analisar o resultado com propriedade”, aconselha.

Para quem deseja participar do Programa de Emagrecimento do Priori, o beneficiário pode entrar em contato pelo telefone (41)3340-3037, enviar um e-mail para priori@paranaclinicas.com.br ou procurar presencialmente a unidade do Priori - Programas de Saúde, localizado no térreo do CIM Água Verde ou no primeiro andar do CIM São José dos Pinhais. 

 

Sobre a Paraná Clínicas

























Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletivo por adesão. Carrega a missão de cuidar com excelência de empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC - 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde. Mais informações em panaclinicas.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login