Seja bem vindo
Curitiba,22/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mobile first: marketing adaptado à era mobile


Mobile first: marketing adaptado à era mobile

Mobile first é a criação de projetos que priorizam a experiência dos usuários em dispositivos móveis, além de fazer adaptações para desktop e outros recursos.

Nas empresas, a prioridade costuma ser o desktop, e isso dificulta a eficiência das estratégias digitais. Ao empregar os elementos de mobile first na hora de desenvolver sites para a internet, os dispositivos móveis vêm em primeiro lugar.

Em 2015, o Google já estava atento à tendência e passou a priorizar a responsabilidade dos sites para ranquear as páginas. Em outras palavras, sites adaptáveis aos dispositivos móveis começaram a ocupar os primeiros posicionamentos.

Isso se deve ao fato de que os usuários começaram a usar os dispositivos móveis com mais frequência, aliás, esses aparelhos se tornaram o principal recurso para acessar a internet.

Isso fez com que as ferramentas e sites tivessem que ser otimizados para esse formato. Hoje em dia, essa estratégia se fortaleceu dentro das organizações, mas para aplicá-la do jeito certo, é necessário conhecer alguns pontos importantes.

Este artigo vai mostrar a importância do mobile first, seus benefícios, as diferenças da abordagem tradicional, os desafios da implementação, seus elementos-chave, como a experiência do usuário é impactada e métricas para medir o sucesso de campanhas mobile.

Importância do mobile first no marketing

O mobile first é crucial no marketing digital porque melhora o ranqueamento nos motores de busca. Como falado anteriormente, o Google prioriza a responsividade da plataforma para fazer o ranqueamento.

Se um site é responsivo, vai ocupar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa. Além disso, trata-se de um elemento essencial para a experiência do usuário, tendo em vista que as pessoas acessam a internet pelos dispositivos móveis.

Se alguém quiser acessar o site de uma escola de martelinho de ouro por meio de seu celular, terá uma experiência mais completa, tranquila e satisfatória.

A velocidade de carregamento também melhora muito, e isso é essencial porque o uso de dados da internet móvel obriga projetos que sintetizam uma quantidade maior de informações, tornando a página leve para os usuários.

Benefícios do mobile first

Investir em uma abordagem voltada para dispositivos móveis traz muitos benefícios para as empresas, e entre os principais estão:

  • Melhora do desempenho;

  • Aumento das conversões;

  • Maior alcance;

  • Maior flexibilidade.

Esse tipo de abordagem exige menos recursos para carregar uma página, o que melhora o desempenho e a velocidade de carregamento.

Isso acontece porque sites pensados para mobile first possuem menos recursos e conteúdos, reduzindo o arquivo e melhorando o carregamento.

Aplicativos e sites otimizados para os dispositivos móveis conseguem converter visitantes em leads e estes em clientes com mais facilidade, além de reduzirem as taxas de rejeição.

Um fornecedor de croissants congelados consegue obter esse resultado por conta da facilidade de uso desse tipo de plataforma, permitindo que as pessoas realizem as ações com mais facilidade, o que inclui compras e cadastros.

Muitas pessoas têm acesso à internet por meio dos dispositivos móveis, assim sendo, projetar a plataforma com essa abordagem proporciona um alcance mais amplo.

Isso é fundamental porque o uso de aparelhos móveis aumentou muito nos últimos anos e a tendência é que continue crescendo.

Sem falar no fato de que projetar um canal dessa forma permite adaptar o aplicativo ou o site para diferentes tamanhos de tela. Isso é necessário porque os aparelhos móveis possuem uma variedade de tamanhos e resoluções e os canais precisam ser compatíveis.

Diferenças com as abordagens tradicionais

As estratégias mobile first são diferentes das abordagens tradicionais de marketing porque o celular se tornou muito popular. A diferença é que, antigamente, os sites não pensavam nesses dispositivos, mas agora se veem diante dessa necessidade.

Para se ter uma ideia, as vendas de smartphones superaram até mesmo as vendas de computadores, mas muito além do consumo de conteúdo nos aparelhos móveis, outro motivo é a chegada do HTML5 e do CSS3.

Uma escola de curso medicina oriental precisa utilizá-los porque suportam chamadas JavaScript responsivos. Com isso, os desenvolvedores podem informar sites da internet e ajustar o tamanho, de acordo com a necessidade.

Os desenvolvedores também podem criar aplicativos mais evoluídos e compatíveis com a maneira como as pessoas acessam a internet.

Desafios ao implementar o mobile first

Os negócios também podem enfrentar alguns desafios na hora de implementar o mobile first, e entre eles está a adaptação para diferentes dispositivos.

Ter que definir estratégias de marketing focadas nos dispositivos móveis é algo complexo, e a marca precisa considerar as particularidades dos sistemas operacionais que existem hoje, e eles trabalham com lógicas de programação diferentes.

O desenvolvedor deve ter em mente diferentes permissões, protocolos e recursos de cada sistema para definir as estratégias, por isso, o ideal é produzir elementos compatíveis com a maioria do público.

Para um estabelecimento especializado em venda de cabelo, outro desafio pode ser o desenvolvimento multiplataforma. Trata-se da capacidade de pensar um desenvolvimento que equilibra a linguagem comum entre os sistemas operacionais.

O objetivo é conquistar compatibilidade, e a maior vantagem é impactar o maior número de usuários, usando a mesma versão. Entretanto, o negócio pode perder recursos específicos dentro de seu sistema.

A própria organização do conteúdo pode ser mais difícil, sendo necessário fazer algumas mudanças. Os sites precisam ter um visual limpo, informações compactas  e garantir a acessibilidade de todos.

Elementos-chave de um site móvel

Existem alguns elementos primordiais na hora de projetar um site móvel, e um deles é o carregamento rápido. Para melhorar uma página que está demorando muito para carregar, a empresa pode usar o PageSpeed Insights.

A ferramenta identifica os problemas de carregamento e ajuda a corrigi-los. Outra coisa muito importante é eliminar recursos desnecessários, principalmente quando se trata de plugins e scripts, pois eles ocupam muito espaço.

Um fornecedor de cenografia para lojas deve verificar constantemente a arquitetura da plataforma e deixar somente aquilo que for realmente necessário.

A revisão de código deve ser feita, considerando não apenas os elementos visíveis do canal, mas também aqueles itens que não são perceptíveis para os usuários.

Os códigos influenciam o carregamento do site, então precisam estar sempre limpos. Se estiverem muito pesados, vão exigir mais trabalho para os servidores e atrapalhar a usabilidade.

Impactos na experiência do usuário

A experiência do usuário pode ser impactada pelo design e por conteúdos mobile first, mas tudo de maneira positiva. Isso porque ele atende às mudanças no comportamento de acesso à internet e facilita o acesso das pessoas.

Qualquer empresa, como uma funilaria credenciada azul seguros, precisa encontrar a melhor forma de fazer com que os aplicativos e sites sejam responsivos e perfeitos para uso do consumidor final.

Métricas importantes no processo

Existem métricas essenciais para medir o sucesso de uma campanha voltada para dispositivos móveis, e entre as principais estão:

Número de visitas

O número de visitas é muito importante para que o site receba mais usuários e com isso mostre para o Google que possui materiais relevantes.

Mas além de analisar a quantidade de pessoas que estão acessando a plataforma, a métrica deve ser comparada e combinada com outras informações.

Uma delas é o número de visitantes recorrentes, e vai ajudar a entender quem são as pessoas que sempre voltam para o site. Ter essa informação é essencial para saber o que está fazendo o público voltar.

Dispositivos móveis

Um spa de cachorro precisa acompanhar essa métrica porque os consumidores estão cada vez mais conectados pelo celular, portanto, qualquer indicador deve ser adaptado a essa realidade.

Além do mais, existe o fato de que a intenção de compra do consumidor digital é muito maior, por essa razão, o tráfego precisa ser qualificado.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é muito importante para medir o sucesso das campanhas voltadas para o mobile, como no caso do e-mail marketing e dos anúncios pagos.

Os negócios precisam dessa informação para otimizar ainda mais as estratégias, mesmo porque, se a taxa de cliques estiver alta, a empresa consegue reduzir custos e atrair uma quantidade maior de visitantes.

Taxa de conversão

Outra coisa que um fornecedor de embalagem plástica zipada precisa observar durante a execução de suas estratégias mobile first é a taxa de conversão.

A métrica traz uma noção ampla sobre a estratégia ao analisar todas as fases da jornada de compra, e esse acompanhamento ajuda a definir objetivos e mensurá-los separadamente.

Considerações finais

Se cada vez mais pessoas utilizam os dispositivos móveis para acessar a internet, é cada vez mais urgente a necessidade de se adaptar a essa realidade.

O site de uma empresa só terá sucesso se estiver preparado para receber esse tipo de acesso, caso contrário, pode perder oportunidades.

A tendência é que as plataformas digitais continuem sendo visitadas por pessoas utilizando os aparelhos móveis, com isso, o mobile first se torna primordial.

Seja qual for o segmento de atuação de uma empresa, ela deve permitir que as pessoas acessem seus canais usando seus smartphones e outros aparelhos do tipo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login