Seja bem vindo
Curitiba,22/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Influenciadores Digitais: parcerias que impulsionam


Influenciadores Digitais: parcerias que impulsionam

Influenciadores Digitais são usuários de determinadas redes sociais que possuem uma grande quantidade de seguidores e que produzem materiais para essas pessoas, por isso, também conseguem influenciar sua decisão de compra.

É com eles que as marcas fazem parcerias quando querem investir em marketing de influência. O objetivo dessa estratégia é se comunicar com o público-alvo do negócio por meio dos influenciadores.

A ação vale a pena porque eles são conhecidos pelo público e conseguem convencer a audiência a respeito da mensagem da marca. Mas para que o marketing de influência traga bons resultados, é necessário que as estratégias sejam bem elaboradas.

O funcionamento da prática se baseia em confiança e engajamento, pois a partir do momento em que o consumidor confia na experiência e na opinião de outra pessoa, passa a ser influenciado por ela.

Assim sendo, o marketing de influência envolve ações que vão conversar diretamente com o público, sempre levando em conta a linguagem mais adequada, os hobbies das pessoas e seus interesses.

Este artigo vai explicar quem são os influenciadores mais relevantes, como a parceria amplia a visibilidade, por que os influenciadores são impactantes, os desafios de investir nessa estratégia e como mensurar o retorno sobre os investimentos.

Influenciadores mais relevantes

Existem alguns influenciadores que são mais relevantes para determinada indústria ou nicho, e entre eles estão:

  • Celebridades;

  • Autoridades;

  • Trendsetter;

  • Influenciadores locais.

Entre as celebridades existem os influenciadores digitais que cresceram na internet, mas também existem artistas que conquistaram fama de outra forma, como na TV ou na música.

São pessoas que possuem uma grande audiência, independentemente do tipo de material que desenvolvem. A parceria com eles, assim como a confecção de banner adesivos, tornam o produto mais conhecido.

O que muda é o modo como isso é feito, pois a solução passa a fazer parte da rotina do influenciador e será mostrado nos vídeos criados por ele.

As autoridades são pessoas que dominam um tema e usam esse conhecimento para criar conteúdo nas redes sociais. Eles conhecem muito bem o assunto, por isso os seguidores confiam no que eles dizem.

Quanto ao trendsetter, é alguém que lidera causas e debates e fica conhecido por isso. São pessoas que defendem um ponto de vista e propõem mudanças e reflexões. Para fazer parcerias, é necessário que a empresa compartilhe os mesmos valores.

Já os influenciadores locais são aqueles que conversam com pessoas de um local específico, mas mesmo tendo um alcance limitado, costumam contar com uma audiência mais engajada.

Como amplia a visibilidade da marca?

As parcerias com influenciadores digitais podem ampliar a visibilidade da marca, e o melhor é que a organização vai alcançar uma direcionada.

Fazer propagandas na TV ou no rádio, além de exigir um investimento maior, fica mais difícil saber quem está consumindo o anúncio.

No caso dos influenciadores, uma empresa de manutenção de injeção eletrônica para motor AP pode escolher alguém que tenha um público semelhante ao seu. Isso vai aumentar a visibilidade do negócio com mais naturalidade.

Consequentemente, a organização vai conquistar credibilidade e confiança, pois existe alguém que é seguido por outras pessoas e ouvido por elas que está falando bem de um produto ou serviço.

Os influenciadores são capazes de aumentar a sensação de confiança, visto que o público acredita em sua opinião e recomendação. Por essa razão, é uma estratégia que consegue impactar significativamente as decisões de compra.

Eles incentivam os comentários, curtidas, compartilhamentos e outros tipos de interação com seus conteúdos, e isso também vai aumentar a visibilidade da marca.

Os usuários vão comentar mais sobre ela, ao mesmo tempo em que o negócio consegue se relacionar de maneira mais próxima com os consumidores.

Impactos dos influenciadores digitais

Os influenciadores digitais geram impactos nas decisões de compra porque no momento em que a empresa se aproxima dele, a relação com o produto ou serviço é passado para o público-alvo.

O quanto um forro de gesso colaborou com o projeto de construção mostrado por um influenciador será compreendido pelo público e vai influenciar a decisão de compra.

O marketing de influência se mostra como uma excelente estratégia para estimular os consumidores porque se trata de um conteúdo autêntico.

É alguém que fala sobre assuntos relacionados ao produto ou serviço, por isso tem condições de compartilhar suas impressões.

Toda a ação é segmentada, tanto é que, hoje em dia, os micro influenciadores ou pessoas que produzem conteúdos específicos e de alta persuasão são os mais indicados para essa parceria.

Embora tenham uma audiência menor, os seguidores são altamente segmentados e estão abertos para temas específicos, com isso, o material criado pelo influenciador será muito mais eficaz.

As pessoas procuram de tudo na internet, como valor internação veterinária, por essa razão, os profissionais de marketing precisam saber como integrar as estratégias e conversar com todo tipo de interesse.

Também precisam saber equilibrar as tendências com aquilo que já funciona, e assim como as outras opções, a influência digital também precisa ser combinada com outras práticas.

Se estiver seguindo as tendências de mercado e comportamento, o material produzido pelo influenciador será mais relevante, além de apresentar uma proposta que vai gerar resultados positivos para o negócio.

Desafios ao fazer parcerias

Existem alguns desafios ao fazer ou tentar fazer uma parceria com os influenciadores digitais. O perfil desses criadores de conteúdo é um deles, tendo em vista que cada empresa está dentro de um nicho e precisa escolher alguém compatível com ele.

Diante disso, antes de investir na estratégia, é importante ponderar algumas coisas, como o objetivo da parceria.

Se uma academia com aula de crossfit para emagrecer quiser conquistar mais visibilidade, o ideal é fazer parcerias com macro influenciadores, pois eles possuem milhões de seguidores.

Por outro lado, se o propósito é aumentar o engajamento, o ideal é entrar em contato com influenciadores de nível médio ou os micro influenciadores. Isso porque mesmo tendo poucos seguidores, sua base é mais engajada.

Outro desafio é o histórico dessas pessoas nas redes sociais, pois mesmo que alguém esteja no auge em termos de seguidores e engajamento, nem sempre pode ter uma conduta compatível com os valores e causas da empresa.

Seria muito complicado para a marca fazer parceria com alguém que já se envolveu em polêmicas relacionadas a racismo, machismo, entre outros.

Uma pesquisa de 2019 feita pelo Instituto Qualibest mostrou que 76% dos usuários de internet brasileiros consomem produtos e serviços que foram indicados por algum influenciador digital.

Isso prova o quanto eles conhecem seu público e sua capacidade em conversar com as pessoas de maneira inspiradora e cativante.

Diante disso, se um fornecedor de kit doces para casamento quiser bons resultados, precisa permitir que o influenciador crie os conteúdos. Em outras palavras, ele deve ter liberdade criativa para que possa criar materiais convincentes e bem-sucedidos.

Como mensurar o retorno sobre os investimentos?

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing digital, as parcerias com influenciadores precisam ser mensuradas para saber se o retorno sobre os investimentos é satisfatório.

Para calcular essa métrica, todo o valor investido em divulgação deve ser dividido pelo resultado obtido, o que pode ser número de visualizações, vendas, cadastros, entre outros.

Quanto menor for o custo unitário, melhor será o resultado para a empresa. Basicamente, o retorno sobre os investimentos precisa ser alto, caso contrário, a organização terá prejuízos.

Se uma clínica veterinária quiser melhorar o resultado dessa métrica, pode conversar com o influenciador sobre a autenticidade das campanhas. Tendo em mente os objetivos e sabendo como mensurar os resultados, fica mais fácil calcular os lucros.

Tudo o que a empresa precisa é de um influenciador que tenha afinidade com o público e que realmente utilize aquilo que a empresa está vendendo. Se ele não fizer uso dos produtos e serviços, não vai conseguir transmitir naturalidade.

A naturalidade na hora de apresentar a solução é tão importante quanto o conteúdo em si. Com base nisso, uma empresa especializada em calibração de válvulas deve se certificar de que o influenciador escolhido será natural ao falar sobre seu serviço.

Para garantir ainda mais o sucesso da estratégia, também vale a pena observar as campanhas anteriores, principalmente a reação do público e corrigir os pontos necessários.

Considerações finais

Existem diferentes tipos de influenciadores digitais e sempre haverá aquele que é compatível com a empresa.

Seja qual for o segmento ou o tamanho do negócio, sempre existirá a possibilidade de contar com esses criadores de conteúdo.

Eles conversam com uma audiência parecida com a da empresa e por isso conseguem influenciar a decisão de compra.

Para fazer boas parcerias, basta que o negócio conheça o trabalho do influenciador, as características de seu público e seu histórico na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login