Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Hospital Santa Cruz/Rede D'Or de Curitiba realizará evento gratuito para pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII)

O encontro é em alusão ao Maio Roxo, campanha de conscientização sobre essas doenças, e tem como objetivo falar sobre a importância dos tratamentos, consultas e do controle adequado das DII


Hospital Santa Cruz/Rede D'Or de Curitiba realizará evento gratuito para pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII) Médicos especialistas e equipe multidisciplinar do GastroD’Or, programa que oferece atendimento humanizado, estarão presentes para sobre causas, sintomas, tratamentos e controle adequado da DIIs / Créditos: Hospital Santa Cruz.

No Paraná, há uma alta incidência de pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), sendo notificados até 120 casos a cada 100 mil habitantes, segundo o artigo científico de Luz Moreira et al, 2022 (REF). Em alusão a campanha nacional Maio Roxo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o assunto, o Hospital Santa Cruz realizará no 13/05, a partir das 9 horas, um evento gratuito e aberto à população, principalmente para pacientes e familiares. Médicos especialistas e a equipe multidisciplinar do GastroD’Or, programa desenvolvido pelo hospital que oferece atendimento humanizado aos pacientes, estarão presentes para falar sobre causas, sintomas, tratamentos e a importância do controle adequado das DII.

Durante o encontro, os participantes poderão tirar dúvidas e compartilhar suas experiências com outras pessoas que enfrentam as mesmas condições. “O objetivo é oferecer um espaço de acolhimento e informação para que os pacientes possam lidar melhor com a doença e buscar o tratamento adequado. Sabemos que as DII podem ser um desafio, mas com o suporte médico e o engajamento do paciente, é possível ter uma vida plena e saudável”, afirma a gastroenterologista especialista em doenças inflamatórias intestinais e coordenadora do programa GastroD’Or Curitiba, Dra. Natália Sousa Freitas Queiroz.

As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e afetam o trato gastrointestinal, causando inflamação e danos aos tecidos intestinais. Milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelas DII, cujas duas formas mais comuns são a doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU). Ambas são de etiologia multifatorial e caracterizadas por períodos de remissão e atividade. Os sintomas das DII podem comprometer significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Isso porque, além dos sintomas físicos, quem sofre com algum DII enfrenta desconforto abdominal, diarreia e fadiga, que podem limitar as atividades diárias e até mesmo prejudicar a vida profissional e social. O preconceito e falta de compreensão por parte da sociedade em relação às doenças inflamatórias intestinais contribuem para o aumento do constrangimento dos pacientes, o que pode ocasionar isolamento social. “É importante ressaltar que essas doenças têm tratamento e que um controle adequado pode prevenir complicações graves. Além de que a conscientização da população é fundamental para que os pacientes com DII tenham acesso a um tratamento adequado e um suporte emocional, para que possam viver com qualidade de vida e sem limitações”, acrescenta a especialista. 

Confira a programação do evento:



Horário

Palestra

Palestrante


09h – 09h10

Boas Vindas e apresentação

Dr. Rodrigo Fontan e Dra. Natália Queiroz


09h10 – 09h40

Aspectos gerais sobre as doenças inflamatórias intestinais

Dra. Natália Queiroz

09h40 – 10h20

Importância da colonoscopia nas DII

Dra. Mariane Sávio


10h20 – 10h40

Cirurgia na DII: o que precisamos saber?

Dr. Eron Fábio Miranda


10h40 – 11h00

Nutrição na DII

Dra. Vivian Teixeira


11h00 – 11h30

Coffee break de encerramento

Todos



GastroD’Or

É importante ressaltar que o tratamento das DIIs deve ser humanizado e envolver uma equipe de médicos especialistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, entre outros profissionais, que tratam o paciente de maneira individualizada de acordo com suas necessidades. É nesse contexto que o programa GastroD'Or, do Hospital Santa Cruz, se destaca: com uma equipe altamente capacitada e tecnologia de ponta, o GastroD'Or oferece um atendimento de alta qualidade, visando sempre o bem-estar do paciente.

Criado em 2021, o GastroD’Or oferece cuidado específico às doenças inflamatórias intestinais, principalmente a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. O programa oferece cuidado integral aos pacientes acometidos pelas DII. “No Programa, os pacientes recebem orientações claras sobre sua doença e sua evolução, além de terem acesso a um tratamento clínico individualizado e mais adequado às suas necessidades e que visa modificar o curso natural da doença. Deste modo, ajudamos a devolver ao paciente seu bem-estar físico, nutricional, mental e social”, completa a Dra. Natália.


Serviço – 

Evento do HSC sobre “A importância do controle adequado das DII (adesão a consultas e exames)”.

Quando? Sábado, 13 de maio de 2023.

Que horas? Das 9h às 11h.

Onde? Auditório do Hospital Santa Cruz, em Curitiba (Av. do Batel, 1889 – Batel).

Para participar, faça sua inscrição pelos telefones (41) 3312-3991 ou (41) 99154-1310.

 

Grupo Excom | Contatos de Imprensa

Jorge Camargo | (41) 9 9636-5958 | jorge.camargo@excom.com.br




















Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login