Seja bem vindo
Curitiba,29/03/2024

  • A +
  • A -

Hospital Santa Cruz realiza curso prático sobre manejo de pacientes com AVC para equipe médica e de enfermagem do Pronto-Socorro

A formação continuada de toda equipe do HSC busca melhorar a qualidade do atendimento prestado à população


Hospital Santa Cruz realiza curso prático sobre manejo de pacientes com AVC para equipe médica e de enfermagem do Pronto-Socorro O curso teve parte teórica e prática, e abrangeu diagnóstico, exames de imagem, preparação da medicação e tratamento de complicações, com encenações de casos reais. Créditos: Divulgação / HSC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de mortes no Brasil, sendo responsável por mais de 87 mil óbitos em 2022. Com o objetivo de treinar e capacitar a equipe médica e de enfermagem do Pronto Socorro, o Hospital Santa Cruz Rede D’Or (HSC) de Curitiba realizou, neste mês de março, um curso prático sobre o manejo e o atendimento correto de pacientes com AVC agudo de acordo com os protocolos internacionais, garantindo uma assistência humanizada e assertiva. 

Além do Brasil, o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. O atendimento rápido aos pacientes é fundamental para reduzir o risco de sequelas e aumentar as chances de recuperação. Assim, é importante que as equipes médicas e de enfermagem que atuam nos prontos-socorros estejam preparadas para identificar os sinais de um AVC e realizar o atendimento adequado.

O curso realizado no HSC possui parte teórica, prática e abrangeu diagnóstico, exames de imagem, preparação da medicação e tratamento de complicações, com encenações de casos reais. “Esse curso é um grande diferencial na carreira dos profissionais que o realizam. Em um formato inédito, a didática aplicada busca aperfeiçoar o atendimento de pacientes com AVC por meio de simulações realísticas em que atores atuam como pacientes, além de terem acesso a um material complementar e ambiente hospitalar. O curso ainda consegue fazer interação do atendimento entre equipe médica e de enfermagem, o que é fundamental para o bom resultado do tratamento do paciente”, explica a chefe de Neurologia do Hospital Santa Cruz, Kristel Back Merida. 

A equipe de Neurologia do HSC participa ativamente nas tomadas de decisão e conduta dos casos neurológicos, na criação de estratégias de melhorias e na qualidade e indicadores do atendimento. “Além disso, a equipe tem no seu DNA a educação continuada e formação médica. Nesse sentido, sempre organizamos e realizamos cursos de reciclagem e de aperfeiçoamento na área de Neurologia e Neurocirurgia. Com a realização desse curso, o Hospital Santa Cruz reafirma o compromisso com a capacitação dos profissionais de saúde e com a melhoria da qualidade do atendimento prestado à população”, acrescenta Kristel.  

O curso foi muito bem recebido pelos participantes, que destacaram a importância de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Para o neurocirurgião do HSC, Leonardo Ruschel, a iniciativa é fundamental para garantir que a população receba um atendimento de qualidade e humanizado em casos de AVC. “Sabemos o quanto é importante que os profissionais da área da saúde estejam preparados para identificar os sinais de um AVC e realizar o atendimento adequado de forma rápida e eficiente, e esse curso foi uma excelente oportunidade para aprimorar essas habilidades. Todos os participantes demonstraram empenho e dedicação durante as aulas, o que demonstra o comprometimento da equipe para oferecer um serviço de qualidade”, destaca o médico. 

Sintomas, sequelas e tratamento do AVC

O AVC pode se apresentar de diversas maneiras, mas os sintomas mais comuns são: alteração ou dificuldade de fala, perda de força em um lado do corpo e assimetria da boca (boca torta). O diagnóstico é feito com base na história clínica e sintomas do paciente, além de um exame de imagem do cérebro, que pode ser a Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética do crânio.

O tratamento na fase aguda do problema é feito por meio de medicação endovenosa, com objetivo de dissolver o coágulo que está entupindo a artéria. Em alguns casos, é indicado trombectomia mecânica, que é um cateterismo para retirar o coágulo da circulação cerebral. 

Já as sequelas do problema dependem de vários fatores, como a gravidade do AVC, localização no cérebro, idade e comorbidades do paciente. “Infelizmente, a maioria dos pacientes não consegue retornar a sua vida normal, necessitando desde auxílio para caminhar até casos mais graves em que se tornam completamente dependentes da ajuda de outras pessoas. A reabilitação desses pacientes é feita de acordo com as sequelas, muitas vezes sendo necessárias sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicológica”, explica o neurocirurgião do Hospital Santa Cruz, Leonardo Ruschel. 

Fatores de risco e prevenção

Os principais fatores de risco para o AVC são: hipertensão arterial, arritmias cardíacas, aumento de colesterol no sangue e diabetes. Dados recentes mostram que 80% de todos os tipos de AVC poderiam ser evitados. “Esse dado por si só demonstra o quanto estamos falhando na prevenção dessa doença tão grave. As principais recomendações para a prevenção do AVC são a prática de atividade física, alimentação balanceada, cessar o tabagismo e manter consultas de rotina em dia para avaliar presença de diabetes ou hipertensão arterial”, a neurologista especialista em AVC, Dra. Mayara Marques. 

Como funciona o setor de neurologia do Hospital Santa Cruz?

Atualmente, a equipe do setor de neurologia do hospital Santa Cruz é composta por 11 profisionais, entre neurologistas clínicos e neurocirurgiões, que trabalham de maneira integrada no atendimento do paciente neurológico internado e ambulatorial. O HSC é um dos únicos hospitais de Curitiba que possui uma equipe realmente integrada de Neurologia e Neurocirurgia e que é fortemente voltada à educação continuada, com organização de aulas e cursos. “Com isso, quem ganha são os pacientes, tanto em qualidade quanto em segurança no atendimento, além, é claro, da equipe que aprende a superar desafios”, afirma a chefe da Neurologia do Hospital Santa Cruz, Kristel Back Merida. 

Todos os médicos que compõem o setor de neurologia do HSC possuem subespecialidades. O setor conta também com tecnologias de ponta para a realização de exames complementares. “Todos os casos são discutidos em reuniões diariamente e em conjunto. Com isso, observamos que todos conseguem agregar o seu conhecimento ao paciente que necessita do nosso cuidado. A equipe atua no setor de qualidade do hospital e também na parte acadêmica com educação continuada, formação médica e publicações científicas”, finaliza o neurocirurgião Leonardo Ruschel.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 69 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia. São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.

 

Grupo Excom

Jorge Camargo | (41) 9 9636-5958 | jorge.camargo@excom.com.br

Julia Feliz | (41) 9 9929-9935 | julia.feliz@excom.com.br























Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login