Seja bem vindo
Curitiba,20/04/2024

  • A +
  • A -

Pessoas com Síndrome de Down encontram oportunidade de desenvolvimento na Arcos Dorados

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3), operadora do McDonald's compartilha a história de colaboradores que tiveram a chance de crescer pessoalmente e profissionalmente na companhia


Pessoas com Síndrome de Down encontram oportunidade de desenvolvimento na Arcos Dorados Foto: divulgação

Pioneira na contratação de pessoas com deficiência, a Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) e reforça a importância de estimular a inclusão dessas pessoas em todos os âmbitos da sociedade, principalmente no mercado de trabalho, com igualdade de direitos e oportunidades. Consciente do potencial que tem para impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, a companhia tem como uma de suas prioridades, não só a empregabilidade de pessoas com deficiência, mas o acolhimento, capacitação e desenvolvimento da carreira desses profissionais.

Atualmente são mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência no quadro de colaboradores do Brasil, sendo que 72% têm deficiência intelectual. Desses, 55 colaboradores têm síndrome de down e estão construindo uma jornada positiva junto à companhia, se desenvolvendo profissionalmente e pessoalmente e alcançando transformações positivas em suas vidas. Esse resultado é possível pois a companhia opera sob a filosofia Cooltura de Serviço, que incentiva que cada indivíduo se sinta à vontade para se expressar conforme se identifique e se sinta bem, gerando bons momentos sendo quem são em um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, assim, alcançando seu máximo potencial. Para que isso aconteça, a empresa não mede esforços e discute modelos efetivos de trabalho, criando oportunidades para as pessoas com deficiência, capacitando-as e sendo um agente facilitador nesse processo para que elas possam se desenvolver e descobrir suas habilidades.

Desde o início do processo seletivo, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado. Para isso, a companhia dispõe de uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento dessas pessoas, que contempla gestores de inclusão, médicos do trabalho, enfermeiros e gerentes selecionadores, além de oferecer treinamento adaptado à condição de cada um, sem limite no tempo de aprendizagem. Além disso, por meio do programa Inclusão Além da Cota, a Arcos Dorados busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência, além de contemplar uma série de ações afirmativas para ampliar a experiência desses profissionais na empresa.

Jornada de sucesso

A experiência com pessoas com deficiência integrando os times de funcionários nos restaurantes da rede tem sido extremamente bem-sucedida. A marca coleciona verdadeiros cases de sucesso e belíssimas histórias de vida, de transformação e de carreiras construídas por esses colaboradores ao longo dos anos trabalhando na rede.

Vanessa Silva Lemos, 35 anos, tem síndrome de down e sua inclusão no mercado de trabalho parecia distante até encontrar no McDonald’s a oportunidade que precisava para se desenvolver e, desde então, já são 11 anos trabalhando na rede. Vanessinha, como é chamada pelos colegas, atua como Atendente de Restaurante no McDonald’s da Av. Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, e diz

gostar muito do que faz. “Amo muito trabalhar no McDonald’s porque aqui posso ver meus amigos. A minha família gosta do meu trabalho e já tenho 11 anos aqui”, conta.

A Gerente da Unidade conta que a colaboradora gosta muito do que faz, é muito espontânea e adora conversar com os clientes. Além disso, a mãe de Vanessinha dá todo apoio necessário à filha e a incentiva muito no trabalho, além de levá-la e buscá-la todos os dias no restaurante. “A minha mãe apoia muito o que eu faço aqui. Ela me dá carinho, conversa comigo”, diz.

O crescimento profissional de Vanessinha não para por aí. Isso porque ela acaba de passar no teste para ser promovida a Embaixadora da Experiência do Cliente e em breve assumirá novos desafios e funções, trabalhando no salão e apoiando os clientes no dia a dia. Perguntada sobre como ela foi no teste, ela responde: “Já está tudo ok, vou pegar uma roupa bonita como a da Maiara e da Jéssica”, conta alegre.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login