Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Seja diferente, onde postar seus conteúdos em 2023


Seja diferente, onde postar seus conteúdos em 2023 conteúdos

As redes sociais são as maiores aliadas da comunicação instantânea nos dias atuais. Possibilitando compartilhar informações, notícias, experiências, conteúdos e produtos, além de facilitar as pesquisas utilizando por meio de hashtag.

Desde que surgiu a internet, nos anos 60 e durante a Guerra Fria, ela foi criada para descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios, seu intuito sempre foi de facilitar a comunicação.

O acesso à rede ARPANET era restrito apenas para militares e pesquisadores. Demorou para chegar ao restante da população.

No Brasil, as conexões por rede só eram possíveis para fins estatais. Porém em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu acesso a redes de pesquisas internacionais através do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Já a primeira rede social, chamada Classmates, surgiu em 1995, nos Estados Unidos e no Canadá. Com o intuito de conectar os estudantes da faculdade. Desde então, diversas redes sociais foram criadas, tornando-se populares para a sociedade.

Redes sociais e seu impacto na sociedade

No início da década de 2010 as redes sociais se solidificaram como meios de interação e comunicação. Sendo comum o uso através apenas de computadores, sites específicos como Orkut, Fotolog e MSN eram bem populares.

Atualmente as redes sociais são canais bem diversificados, sendo possível postar e ver fotos e vídeos, são usados para entretenimento ou  criar e estabelecer relacionamentos, seja ele familiar, entre amigos e amorosos.

Além de ser usada por empreendedores como um outsourcing de impressão, de modo estratégico para vender seus produtos e serviços.

Entre as redes sociais mais usadas na atualidade estão o Facebook, Youtube e Whatsapp. E logo atrás e muito popular entre os jovens e influenciadores, estão o Instagram e o TikTok.

Já o LinkedIn é a maior rede social profissional e o Pinterest funciona como quadro de inspirações, onde é possível compartilhar e gerenciar imagens temáticas. 

Influenciadores Digitais 

Conhecidos como Digital Influencer, são profissionais que produzem conteúdo para as redes sociais, capazes de influenciar o comportamento e até mesmo a decisão de compra dos seus seguidores.

O influenciador geralmente tem um alto grau de confiança por parte do seu público, tornando assim suas indicações, de filmes, jogos, marcas ou dicas (dependendo do seu nicho de conteúdo), desejadas pela comunidade que o acompanha.

Ou seja, funcionam como uma espécie de vitrine, podendo ser usados como ferramentas no marketing de influência de grandes marcas ou pequenos empreendimentos. Uma forte tendência para 2023. 

Além disso, podem ser contratados pelas marcas a comparecer em eventos, por exemplo uma influencer voltada ao nicho de beleza ir ao lançamento do perfume importado feminino doce. Publicando em sua rede social sobre o evento e o produto novo. 

Tendências no mundo virtual em 2023

O gerenciamento de Marketing Digital demanda estar acompanhando as tendências do momento acontecendo no mundo virtual e novas ferramentas que surgem.

Conforme pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudo para a Sociedade da informação 78% das empresas no Brasil estão nas redes sociais; 70% realizam o comércio eletrônico para compras e 57% para vendas.

Ou seja, mais da metade se encontra no ambiente digital, por ter muitos usuários conectados. Mas para se destacar dos concorrentes, é preciso oferecer conteúdos relevantes para aumentar o engajamento e o alcance. 

As tendências para o ano de 2023 indicam maior utilização de aplicativos de vídeo, integração da Inteligência Artificial, jogos e outras funções que vão impactar as redes sociais. 

Em seguida, será de grande importância apresentar de forma detalhada quais são as tendências para postar conteúdos de forma diferenciada:

Ferramentas de áudio

Por conta de plataformas voltadas para conteúdos de vídeo e jogadores online, o papel do áudio nas redes sociais tem passado por transformação.

Ferramentas como Tweets de voz, Twitter Spaces, Facebook Soundbite Reactions, e eventos de áudio do LinkedIn, tornaram essa estratégia de mídia social com voz importante.

Para as marcas alcançarem mais audiência e engajamento, deve ser considerado investir em estratégias nesse perfil.

Aumento de jogos

A indústria de games vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente joguinhos de celular. Marcas de luxo vêm aproveitando essa oportunidade usando jogos como forma de abranger a comunidade preenchendo a lacuna entre a vida real e virtual.

Uso de tela cheia

Vídeos em formatos tela cheia gravados na vertical, ganharam grande destaque nas redes através do TikTok. Sendo seguido o exemplo pelo Facebook e Instagram, e agora sendo apostado pelo Youtube também.

Videos curtos

Com a evolução do Marketing digital, o vídeo é um dos principais meios de conteúdo principalmente para marcas. Gravados e editados com mensagens simplificadas, relevantes, o Reels do Instagram é uma excelente alternativa de vídeo curto.

Marketing de influência

O mercado de influenciadores digitais ganhará muita força em 2023, pois a compra sem sair de casa tem ganhado cada vez mais destaque. Sendo assim, empresas buscam parcerias com influencers para impulsionar suas marcas.

Ascensão de nano influenciadores

Dependendo do número de seguidores dos influenciadores, os mais conhecidos podem cobrar preços altos, sendo inviável para pequenas empresas.

Sendo assim, a melhor saída é buscar por micro influenciadores, que têm audiências menores, porém engajamento maior, além de ser mais barato para fazer parcerias, reduzindo gastos como comodato de impressora.

Ter vários micro influenciadores como colaboradores é uma excelente estratégia de investimento para o negócio, oferecendo um bom retorno e gerando lucro.

Porém é importante que sejam influenciadores que se comuniquem com o nicho de mercado da empresa contratante, assim a publicidade será feita de forma natural criando proximidade entre o público deles e possíveis clientes para a marca.

Exemplo prático: Um influenciador engajado em causas animais pode fazer publicidade para um petshop com conteúdos do tipo: alimentação para porquinho da índia da melhor qualidade.

Autenticidade das marcas

Embora já tenha sido citado e confirmado através de dados que grande parte das empresas estão nas redes sociais, para o consumidor não basta apenas ter um perfil cadastrado em determinada rede. É preciso que as marcas sejam autênticas.

O que torna capaz a construção de conexão e relacionamento, estabelecendo confiança de longo prazo, é a autenticidade e transparência das marcas. Com benefícios que trazem melhora na reputação e consequentemente aumento das vendas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) refere-se a sistemas que simulam a inteligência humana e automatizam tarefas básicas, como alarmes, lembrar compromissos até produção de postagem de mídia social com eficiência e melhorando com a exposição a mais dados.

Um exemplo de inteligência artificial é a Siri, disponível em diversos celulares e pode auxiliar em diversas funções, sendo configurado de modo particular como um pin resinado personalizado.

Anúncios interativos

Assim como a Inteligência Artificial, as tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), estão cada vez mais presentes nas plataformas, criando oportunidade para aumentar o engajamento do usuário.

Um exemplo que ganhou muito destaque principalmente no Instagram e Snapchat, foi o uso de filtros. Podendo ser usados por marcas, melhorando a experiência de compra para o público, por meio de anúncios interativos.

Esse tipo de anúncio permite que o usuário mergulhe na experiência do anúncio, oferecendo mais tempo de visualização pelo público do que os anúncios convencionais, e ajudando no reconhecimento da marca.

Mídia multissensorial

Uma forte candidata a tendência de 2023 é a mídia social multissensorial, integrando diferentes configurações, como áudio, vídeo, texto e ambientes totalmente imersivos, para proporcionar aos usuários novas experiências envolventes.

O Instagram já é um exemplo disso. Pois oferece a possibilidade de adicionar música às imagens estáticas e o Twitter tem uma página de podcast nos Estados Unidos. Na Meta, o investimento no metaverso é grande.

Com esse leque de opções é possível pensar na inclusão de pessoas com deficiências, integrando anúncios dentro dos nichos. Uma auto escola pode utilizar a plataforma para promover propaganda de CNH PCD moto, caso o usuário esteja apto a isso.

Experiências no metaverso

Experiências no metaverso estão cada vez mais populares, empresas podem incluir essa modalidade em seus perfis, assim o consumidor poderá experimentar criação e uso de avatares, foco em realidade virtual, aumentada e lojas virtuais.

Marketing omnichannel

O omnichannel é uma tendência do varejo que une todos os canais de comunicação de uma empresa em um mesmo lugar, o objetivo principal é a integração entre o mundo digital e o físico.

Um exemplo prático são os aplicativos em aparelhos móveis, que combinam o layout do site com as características das lojas físicas.

Como planejar e criar conteúdos

Para aproveitar todos os benefícios que as mídias sociais podem oferecer, é preciso criar uma página, um planejamento e o cronograma para as postagens, monitorar e analisar as interações e o relacionamento com o público-alvo.

Em geral, a produção de conteúdo deve funcionar como o conserto de empilhadeira manual e incluir os seguintes passos:

  • Definir metas ​​para os conteúdos;

  • Definir quais materiais serão produzidos;

  • Estabelecer processo para desenvolvimento;

  • Produzir o melhor conteúdo;

  • Otimizar e melhorar o conteúdo continuamente;

  • Mensurar e analisar o sucesso ou a falta dele.

Focar em vários canais de comunicação pode gerar maior alcance e aproveitar todas as oportunidades que as redes sociais oferecem. Se aproximando do público como uma clínica veterinária perto de mim usa para se aproximar de uma família que é cliente.

Considerações finais 

Em 2023 a internet estará mais presente do que nunca na vida das pessoas, cada vez mais surgem ferramentas para facilitar processos e contato que antes não era possível.

Para se destacar em meio a tantas opções disponíveis é preciso pensar fora da caixa e seguir as tendências do momento para não ficar para trás perante aos concorrentes.

Porém, se planejar estrategicamente, criar cronogramas e estabelecer metas também é necessário para obter sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login