Seja bem vindo
Curitiba,18/04/2024

  • A +
  • A -

Planejamento financeiro é essencial para o desenvolvimento das empresas

Um bom planejamento financeiro prepara a empresa para crescer e a protege contra as adversidades e imprevistos


Planejamento financeiro é essencial para o desenvolvimento das empresas

No cenário atual em que o Brasil é afetado pelas incertezas quanto aos rumos do novo governo, assim como por fatores externos, como a inflação global e a guerra da Ucrânia, ter um bom planejamento financeiro é essencial para que a empresa consiga ter estabilidade mesmo em tempos turbulentos.

De acordo com o Head de M&A e Governança do Grupo Valore Elbrus, Gustavo Pires Ribeiro, o planejamento financeiro é primordial para que a empresa possa realizar investimentos, expandir seu portfólio de produtos e serviços e estruturar um modelo de remuneração que seja atrativa para retenção de talentos. “Além de ser uma forma de precaver-se de imprevistos que são inerentes à atividade empresarial. A pandemia da COVID-19 deixou claro o quanto o planejamento financeiro é crucial para a sobrevivência das empresas", destaca ele.

Para fazer um planejamento financeiro de maneira assertiva é necessário ter informações confiáveis para a tomada de decisão. Entre elas, uma contabilidade bem organizada, balanço auditado e relatórios detalhados que demonstrem o desempenho da empresa sob diferentes perspectivas. "Tendo isto em mãos, é necessário que os sócios e gestores da empresa tracem a estratégia de curto, médio e longo prazo do negócio, assim como estruturar planos de ação consistentes para que os objetivos pautados sejam atingidos, monitorando constantemente os indicadores financeiros da empresa e fazendo as correções necessárias ao longo do tempo", explica Ribeiro.

Nesse sentido, a prestação de contas por parte da gestão é um elemento fundamental do planejamento financeiro. Segundo Ribeiro, não basta planejar, é necessário acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas. Nesse cenário, os CFOs, que são os executivos responsáveis pelo planejamento financeiro, devem conhecer profundamente os negócios da empresa e entender as suas principais fortalezas e ameaças.  

"Em tempos de incerteza a margem de erro é muito menor, por isso é necessária muita assertividade na tomada de decisão quanto à alocação dos recursos da empresa”, diz. O CFO deve assegurar que a empresa mantenha o volume adequado de caixa conforme as necessidades e desempenho do negócio, e os objetivos traçados no planejamento financeiro.

Ele ressalta que o planejamento financeiro é uma ferramenta essencial na estrutura de governança de qualquer empresa. “O empresário que planeja adequadamente a vida financeira da empresa consegue aproveitar as oportunidades que surgem e navegar em mares turbulentos com maior tranquilidade, enquanto aquele que não o faz é levado pela maré”, finaliza.


Sobre o IBEF-PR

Há 37 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná. Dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.








COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login