Seja bem vindo
Curitiba,01/02/2023

  • A +
  • A -

Você já sabe o que é ROI de marketing


Você já sabe o que é ROI de marketing ROI de marketing

Toda empresa que deseja ter sucesso hoje sabe da importância de investir em publicidade para tornar o seu negócio mais visível. E para mensurar os resultados dessas campanhas, é fundamental entender mais sobre ROI de marketing.

O marketing se tornou um elemento fundamental para que empresas dos mais diversos segmentos se tornassem mais visíveis para o seu público. No entanto, é fundamental entender o quanto esse investimento está trazendo retornos. 

Uma métrica que possibilita o entendimento desse aspecto é o ROI. Ele permite que os gestores de uma companhia, que pode ser desde uma funilaria de carros batidos até um escritório de contabilidade, percebam o quanto uma ação foi positiva. 

Neste artigo, é possível saber o que é ROI de marketing, para que ele serve e verificar algumas dicas que ajudam no cálculo dessa métrica indispensável para os dias atuais. 

O que é ROI do marketing?

Cada vez mais companhias investem em ações de publicidade para tornar a marca mais forte no mercado. Mas, para entender se essas campanhas estão trazendo bons retornos, elas devem saber como anda o ROI. 

ROI é uma sigla em inglês que significa “Return on Investment”. Traduzindo, ela quer dizer retorno sobre investimento. Na prática, essa é uma métrica que deve ser monitorada de forma constante, dada a sua importância. 

O ROI é capaz de oferecer dados com relação ao investimento realizado, como as perdas e ganhos dentro de uma determinada ação. Por isso, está diretamente ligado aos custos de uma estratégia de marketing. 

Sendo assim, uma empresa que vende varredeira automática, por exemplo, que acompanha o seu ROI de marketing consegue administrar melhor a sua rotina, tendo controle dos resultados de ações e de campanhas, e das estratégias implementadas. 

Para que serve o ROI? 

Além de ajudar a entender o quão bom está sendo um investimento em uma determinada campanha de marketing, o ROI ainda possui outras funções, tais como:

  • Otimização de investimentos;

  • Aumento de autoestima da equipe de marketing;

  • Diminuir gastos;

  • Trazer resultados duradouros;

  • Ajudar na definição de metas.

O ROI pode ser uma ótima maneira de otimizar os investimentos de uma empresa, pois é capaz de mostrar quais ações estão oferecendo melhor performance, seja para um estabelecimento de massoterapia e estética corporal ou para qualquer outro. 

Ao mesmo tempo, os bons resultados de ROI são motivo de aumento de autoestima da equipe, que se sente competente o suficiente diante de ações que trazem bons retornos. 

Acompanhar o ROI é também um meio de diminuir gastos, já que ele proporciona um melhor entendimento de onde investir. Com isso, os resultados tendem a ser duradouros e as metas podem ser definidas com mais clareza. 

2 dicas de como calcular o ROI

Para calcular o ROI, é preciso contar com dados como o custo de investimento e dividir esse valor pelo retorno obtido. Mas há ainda outras formas de calcular o ROI de uma companhia, levando em conta suas variáveis. 

1. Calcular pelas métricas de investimento

Uma forma de calcular o ROI é por meio dos custos, ou seja, das métricas de investimento. Para isso, é preciso considerar os valores que foram utilizados para otimizar as ações de marketing. 

Esses custos podem envolver plataforma de gestão, hospedagem de página, canais de divulgação, produção de conteúdo, banco de imagens, ferramentas de monitoramento, equipamentos, entre outros. 

Com todos esses dados em mãos, deve-se somar os custos levando em conta o período da análise, chegando assim a um resultado importante. 

2. Calcular pelas métricas de retorno (receita)

As métricas de ROI também podem ser calculadas pela receita de uma companhia, que pode ser um berçario e creche ou qualquer outro estabelecimento de ramo diferente. 

Quando se calcula o ROI pelas métricas de receita, é importante entender que elas podem variar dentro de uma estratégia. Nesse caso, há vários elementos para serem considerados. 

Entre eles, o número de visitantes, a quantidade de vendas e de clientes, taxa de conversão em leads, tráfego, taxa de conversão, receita média por cliente e muitos outros detalhes pertinentes às ações realizadas. 

A soma de todos esses dados traz um resultado que mostra quanta receita foi obtida, e a divisão dentro do cálculo do ROI é capaz de mostrar se o resultado está dentro das expectativas da companhia. 

Considerações finais

Dentro da área de marketing, poucas métricas podem ser tão relevantes quanto o ROI. Sendo assim, acompanhar de perto esse dado pode fazer toda a diferença para os investimentos de uma empresa. 

Por isso, é válido aplicar as dicas abordadas neste artigo, que ajudam na visualização dos retornos obtidos, tanto por meio das métricas de custo quanto métricas de receita, tornando esse dado ainda mais valioso e importante. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login