Seja bem vindo
Curitiba,01/02/2023

  • A +
  • A -

Qual é a função da estratégia de trade marketing em uma empresa?


Qual é a função da estratégia de trade marketing em uma empresa?

O trade marketing é uma estratégia que visa melhorar o posicionamento das mercadorias dentro do ponto de venda para que atraiam mais facilmente a atenção dos consumidores.

O objetivo final dessa reestruturação é aumentar o consumo de produtos em diversos canais de distribuição. Isso inclui atacado e varejo de diversos negócios, até mesmo as distribuidoras de divisória parede.

O trade marketing é uma das estratégias mais antigas na prática básica de qualquer marca que busca destacar seus produtos. Este é um trabalho muito importante, pois torna o nome da empresa visível.

Também auxilia na obtenção de maior estabilidade e posição competitiva, o que influencia positivamente na decisão do cliente. Em suma, é uma estratégia pensada para o ponto de venda que ajudará a expandir a solução da organização no mercado.

No entanto, resultados efetivos só podem ser alcançados se certas práticas e rotinas específicas forem seguidas. Além disso, não se deve esquecer que cada empresa possui uma realidade única e requisitos específicos.

Com isso, será possível entender o conceito de trade marketing, qual a sua finalidade e os benefícios que ele pode trazer para um negócio.

Trade marketing: qual o conceito?

Simplificando, trade marketing é uma estratégia que facilita a interação e integração entre o mercado consumidor de um determinado produto e seu fabricante, por meio de um terceiro.

Essa estratégia tem como principal objetivo aumentar as vendas das empresas que a seguem, acompanhando o crescimento do mercado e mudando constantemente o perfil dos clientes.

Assim, através do trade marketing, tanto a pessoa que fabrica e vende uma jaqueta de frio uniforme quanto a pessoa que adquire o produto se beneficiam.

Em primeiro lugar, promovendo a marca em questão e, em segundo lugar, obtendo receitas provenientes da distribuição do produto por aumentar as vendas consideravelmente através disso.

Por exemplo, um negócio que forma parcerias com empresas que atuam como intermediárias, vendendo seus produtos, como um forro de isopor anti chama, aumenta sua popularidade no mercado. Isso porque sua marca é mais amplamente distribuída.

No entanto, o trade marketing não é uma tática nova. Durante décadas, os fabricantes confiaram em seus clientes diretos para aumentar o conhecimento da marca no mercado consumidor final.

Apesar disso, várias inovações foram feitas a esta estratégia durante a sua evolução, incluindo o dinamismo e mutabilidade do mercado.

Hoje, as diferentes colaborações entre produtores e distribuidores são mais complexas, incluindo parcerias que envolvem as equipes de marketing e vendas de todas as empresas envolvidas no processo.

Isso é importante porque, na medida em que surgem novas tecnologias, essa é realmente a única maneira de garantir que as orientações apresentadas pelos fabricantes aos intermediários atendam efetivamente às necessidades dos consumidores finais.

Com isso, só é possível atender a demanda de um cliente que busca rede de proteção para janela de banheiro, por exemplo, se o distribuidor que vai vender tiver pleno conhecimento de quem a produziu, o processo de venda seria mais fluido e simples.

Para que serve e como funciona e conceitos?

Em suma, trade marketing é um método de promoção de lojas que aumenta sua visibilidade, engaja o público, conecta a loja à empresa e atrai novos clientes.

Um auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso pode aproveitar o trade marketing para superar objeções, mas para atingir qualquer objetivo, ele deve prestar atenção aos cinco pontos principais da estratégia. São eles:

  • Gestão de produtos e serviços;

  • Comunicação com os times;

  • Gestão de canais;

  • Relacionamento com fornecedores;

  • Uso de aplicativos.

Para ações de marketing relacionadas ao trade, é fundamental ter presença, ser visto e ter um estoque adequado. Não tem efeito na questão de ter uma boa exibição se a oferta não atender a demanda.

É essencial ter bastante mercadoria disponível para venda, além de garantir que não falte ao longo do dia. A marca também deve coletar informações sobre o PDV, como os produtos mais populares e os menos populares.

É, também, interessante observar as vendas menores de cada produto, pois se for menor do que o esperado, significa que não é adequado ao perfil do cliente.

A comunicação entre o gestor e a equipe de vendas é fundamental, pois facilita a implementação das estratégias. O relacionamento deve ser frequente no que diz respeito à abordagem aos clientes, à saída dos produtos e à forma como são apresentados.

Uma empresa especializada em confecção de carimbos personalizados tem a capacidade de preencher uma lacuna de comunicação entre eles e as autoridades para resolver qualquer mal-entendido.

A eficácia das estratégias de marketing depende da gestão dos canais de distribuição, pois não basta saber onde o produto será colocado; em vez disso, a equipe precisa ser treinada para promover as vendas.

A forma de distribuição pode ser supermercado ou mercearia não importa, pois o objetivo é vender o produto, o que leva ao aumento dos lucros.

A comunicação se torna mais efetiva quando as soluções proporcionam agilidade e economia. Muitas organizações conseguem isso por meio de aplicativos específicos.

Uma empresa que produz varandas com vidro temperado precisa ter um relacionamento positivo com seus clientes, isso também vale para as marcas que precisam ter um relacionamento positivo com os distribuidores.

Da mesma forma, o PDV deve ter um relacionamento positivo com seus fornecedores, eles devem buscar estreitar laços e estabelecer prazos e preços interessantes.

Finalmente, os canais de distribuição e os produtos devem ser geridos de forma adequada no ponto de venda. Esse trabalho é mais flexível e econômico se as marcas usarem um aplicativo próprio de trade marketing.

Por meio desses recursos, fica mais fácil acompanhar a movimentação das gôndolas, os preços praticados, o que os concorrentes estão cobrando, fazer pesquisas com os clientes, observar a equipe, marcar o tempo e até fazer um checklist de tarefas.

O gestor determinará se é necessário um banner para expor o produto com mais clareza, isso será feito no celular, assim como o promotor terá acesso ao aplicativo para realizar esse acompanhamento.

Por que o trade marketing é tão importante?

Trade marketing é uma estratégia de marketing que atrai clientes. Quando as empresas oferecem aos clientes uma experiência de compra mais abrangente, confortável, simplificada e ágil, eles ficam satisfeitos e continuam a fazer negócios com eles.

Muitos setores da economia possuem empresas dominantes que possuem uma grande parcela do mercado em uma determinada região.

Com uma estratégia de marketing bem-sucedida para o comércio, uma empresa pode se tornar dominante ou, pelo menos, aumentar a quantidade de negócios que possui no modelo de negócios.

Quem faz trade marketing usa estrategicamente a marca da empresa como evidência. A exposição da marca associada a uma experiência de compra positiva.

Esse é um fator que contribui muito para que os shoppers tenham mais vontade de comprar, falar da sua empresa na internet e gerar engajamento para o seu negócio.

Vantagens do trade marketing para os negócios

As vantagens do trade marketing são muito visíveis quando as estratégias são aplicadas de maneira correta e que de fato façam sentido para o segmento de negócio. Esses benefícios são:

  • Aumento de vendas;

  • Crescimento de tamanho no mercado;

  • Impulsiona as online sales;

  • Ajuda na divulgação da sua marca;

  • Proporciona experiências positivas.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que uma clínica veterinária de fisioterapia em animais de grande porte ou qualquer outro segmento consegue atingir ao implementar as estratégias do trade marketing.

Como implementar estratégias de trade marketing?

Por fim, com base na compreensão da definição e função do trade marketing, é fundamental observar algumas sugestões práticas sobre como implementar essa estratégia de maneira eficaz.

Como resultado, serão destacados cinco princípios gerais sobre o tema em questão, que são relevantes tanto para os relacionamentos entre diferentes empresas quanto entre uma empresa e seus clientes. São eles:

  • Entender detalhadamente o mercado;

  • Usar da parceria e cooperação com mais negócios;

  • Realizar testes para avaliar pontos cruciais;

  • Entender os resultados e aplicar melhorias;

  • Aplicar novas ideias para se destacar no mercado.

É primordial observar que, antes de iniciar qualquer iniciativa de trade marketing, é preciso ter um conhecimento profundo do contexto de mercado que a empresa deseja explorar.

Na verdade, isso significa estudar e entender a concorrência, as necessidades e interesses do público-alvo, além de outros aspectos que envolvem a análise de mercado. Com uma melhor compreensão de onde o negócio está indo, as chances de sucesso são maiores.

Outros departamentos competentes em marketing, vendas e outras áreas podem agregar diferentes ideias e opiniões para promover a inovação e impactar positivamente na produtividade geral das ações de marketing e da empresa como um todo.

Como resultado, é crucial não apenas tentar prever se uma determinada iniciativa terá sucesso ou não, mas também avaliar o grau de sucesso dela. Além disso, uma quantidade adequada de sucesso deve ser alcançada (ou não) após a conclusão da iniciativa.

O desenvolvimento de novas mercadorias, embalagens, promoções, entre outros, também pode ser incentivado a partir de campanhas anteriores de marketing comercial bem-sucedidas.

Considerações finais

O trade marketing, como método de aumentar as vendas de uma empresa específica, é uma opção superior para fabricantes em vários setores diferentes.

Tendo em vista as definições, operações e algumas orientações gerais sobre como criar uma estratégia de trade marketing, produtores e distribuidores podem se beneficiar muito com os conceitos e técnicas envolvidos nessa abordagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login