Seja bem vindo
Curitiba,01/02/2023

  • A +
  • A -

Mobile marketing: quais as vantagens dessa estratégia?


Mobile marketing: quais as vantagens dessa estratégia? mapas mentais

Mobile marketing é uma estratégia muito importante porque as empresas precisam estar presentes na internet para conquistar clientes. No entanto, para fazer isso, elas não devem apenas pensar nos usuários que usam o computador.

As pessoas conseguem acessar as plataformas digitais por meio de diferentes dispositivos, como no caso do smartphone e do tablet e é justamente voltado para eles e outros dispositivos móveis que surgiu o mobile marketing.

A tradução para este termo em inglês é marketing móvel, e como o próprio nome sugere, se dirige aos dispositivos móveis usados pelas pessoas.

Com ele, as ações são adaptadas para smartphones e outros recursos que permitem o acesso à internet. É muito importante pensar nessa prática porque, além de acessarem a internet por meio desses aparelhos, as pessoas também compram com eles.

Tanto é que as vendas mobile cresceram muito nos últimos anos, mas as marcas que conseguem vender mais são aquelas que estão preparadas e investem em marketing para dispositivos móveis.

Tendo isso em vista, este artigo vai explicar o conceito de mobile marketing, por que investir, quais são suas características, suas vantagens, como utilizá-lo e dar alguns exemplos de uso.

Conceito e características do mobile marketing

Mobile marketing, também conhecido como marketing móvel, é uma estratégia de divulgação de produtos e serviços com foco em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Tudo o que a marca faz em termos de anúncios, promoções e ofertas chegam até o consumidor por meio desses aparelhos, ao invés de outros recursos como TV ou computador.

É praticamente impossível pensar em uma vida sem nos dispositivos móveis, pois além de permitirem a comunicação, os usuários podem acessar a internet para saber sobre os mais diversos assuntos, como onde comprar bandeja plastica para ovo.

As empresas precisam estar presentes nesses dispositivos para que possam alcançar os consumidores modernos. Entre as principais estratégias de mobile marketing estão:

  • SMS;

  • Envio de e-mail;

  • Download de aplicativos;

  • Anúncios nas redes sociais.

É uma das vertentes mais importantes do marketing digital, tendo em vista que toda a comunicação com o público acontece por meio dos canais digitais.

O SMS é uma de suas características porque consiste no envio de mensagens curtas e objetivas para uma base de clientes fidelizados. A marca pode enviar promoções, notícias, avisos, entre outras possibilidades.

O e-mail também é uma característica porque possibilita interagir com a base de contatos do negócio e entender em qual momento de compra cada potencial cliente está.

Também existe o QR Code, que após ser lido pela câmera do celular, direciona o usuário para um local específico. Os aplicativos são criados com diversas finalidades e podem ser usados pelas marcas para campanhas de divulgação.

Por fim, outra característica de mobile marketing que pode ser usado por um Guarda corpo de aço carbono são as mídias sociais, plataformas excelentes para compartilhar conteúdo de valor e interagir com o público.

Principais vantagens do mobile marketing

O mobile marketing traz diversas vantagens para a empresa, em primeiro lugar porque os brasileiros usam muito o celular. Para se ter uma ideia, no Brasil, as pessoas passam cerca de 5,4 horas por dia usando o celular.

Também existe o fato de que as compras por smartphones crescem constantemente, tanto que 99% dos brasileiros que possuem smartphones já compraram por aplicativo. Isso mostra que os consumidores estão abertos a esse tipo de negócio.

Os aplicativos estão muito em alta, principalmente após o ano de 2020, e servem para diversas finalidades, principalmente compras.

O marketing mobile traz uma comunicação muito mais eficiente, visto que uma mensagem recebida por meio desses aparelhos tem muito mais chances de ser lida imediatamente do que mensagens enviadas para o computador e outros canais.

Por fim, vale a pena destacar que é possível segmentar o público-alvo dos anúncios por meio da localização, algo extremamente vantajoso para empresas que querem alcançar uma região específica.

No caso de uma oficina especializada em diferencial caminhão rockwell, é uma forma de explorar os benefícios do SEO local para colocar a página no topo dos resultados de estabelecimentos próximos do usuário.

Dicas de como usar mobile marketing

Para aproveitar todos os benefícios que essa estratégia pode trazer para as empresas, é muito importante saber usá-la do jeito certo. Algumas das principais práticas são:

SMS

O SMS é uma das melhores maneiras de começar a investir em mobile marketing, além de ser um método que ajuda a estabelecer um contato mais próximo com os clientes.

A companhia pode enviar informativos, dicas, promoções, novidades, entre outras possibilidades. Conta com uma excelente taxa de abertura, visto que costuma ser uma estratégia rápida e de fácil acesso.

QR Code

Uma oficina de manutenção carros Ford pode usar o QR Code porque esse recurso já faz parte da rotina das pessoas. O código pode ser lido pela lente do celular e estabelece um canal direto entre o usuário e a empresa.

Trata-se de uma forma moderna e interativa de se relacionar com as pessoas, direcionando o público para a loja virtual, por meio do código exibido na tela.

Redes sociais

Existe uma grande quantidade de pessoas conectadas a diversas plataformas no mundo inteiro e boa parte dessa atividade acontece por meio dos smartphones.

Tendo isso em mente, uma corporação que queira investir em mobile marketing precisa estar presente nas redes sociais. Elas conseguem tornar as campanhas de marketing mais atrativas e até mesmo estimulam o consumo dentro da plataforma.

A organização precisa reforçar sua presença nas redes sociais e interagir com os usuários, mostrando o seu valor e o que seus produtos e serviços podem oferecer para os consumidores.

Se uma empresa de instalação de rede janela gato conseguir engajar seu público nesses canais, passa a fazer parte do cotidiano das pessoas e de maneira espontânea.

Exemplos de ações envolvendo mobile marketing

Existem diversos exemplos de ações que se encaixam ao conceito de mobile marketing, dentre as quais se destacam:

Criar páginas responsivas

A organização precisa garantir que o usuário tenha uma visualização correta e uma experiência positiva completa dentro do site institucional. Isso é indispensável porque o site é a base para as ações de marketing digital.

Não faz sentido criar um anúncio no Facebook se ao clicar nele, o usuário encontra uma página que não funciona direito em dispositivos móveis e é totalmente voltada para desktop.

Mais do que facilitar a navegação do usuário, a otimização é critério básico usado pelo Google para fazer a indexação das páginas nos resultados de pesquisa.

Em outras palavras, se uma empresa de testes genéticos para animais quiser estar bem posicionada no ranking de resultados do Google, precisa criar páginas responsivas.

Bluetooth marketing

Bluetooth marketing, também conhecido como marketing de proximidade, é uma estratégia que tem foco na funcionalidade Bluetooth dos aparelhos móveis para compartilhar arquivos multimídia com pessoas que queiram saber sobre a empresa.

Os tais arquivos podem ser lista de produtos, catálogos de compras, arquivos em vídeo, entre outros elementos que promovem a marca e suas soluções.

Essa estratégia costuma ser muito usada por negócios locais, uma vez que o alcance do Bluetooth é muito pequeno. A maior vantagem dessa possibilidade é o fato de ser totalmente gratuita.

Ela não envolve custo de manutenção para a companhia distribuir os arquivos aos clientes, só que é muito importante lembrar que os usuários costumam deixar essa funcionalidade do aparelho desligada.

Eles fazem isso para poupar bateria, portanto, se um fabricante de válvula borboleta tipo lug quiser investir em marketing Bluetooth, deve pedir permissão para os clientes.

Prezar por uma experiência valiosa

Embora essa última dica não seja uma dica propriamente dita, é muito importante destacar esse fator porque algumas marcas simplesmente não se atentam a ele.

Independentemente do tipo de estratégia de mobile marketing que a empresa esteja usando, ela precisa sempre priorizar a experiência do cliente.

Supondo que a campanha envolva QR Code em peças gráficas, uma empresa de laudo ECV deve garantir que o consumidor vai receber algo de valor quando ler o código.

Da mesma forma, se for enviar SMS, deve garantir que a pessoa tenha acesso à informação relevante quando ler o conteúdo.

É assim que a organização vai desenvolver uma boa imagem e o consumidor vai se sentir mais disposto a fechar negócios no futuro.

Considerações finais

As estratégias de marketing para dispositivos móveis estão em alta e a tendência é que continuem fazendo parte do planejamento de marketing digital dos negócios por muito tempo.

Ainda não se sabe se existirá um aparelho capaz de substituir os smartphones, mas é certeza que eles vão continuar evoluindo, assim sendo, investir em marketing mobile é acompanhar uma grande tendência que também é realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login