Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Vendarketing: união entre o marketing e a venda


Vendarketing: união entre o marketing e a venda Vendarketing

Vendarketing é, à maneira que o nome sugere, uma junção entre dois termos: venda e o marketing. Essa palavra não é oriunda da língua portuguesa, visto que é, na verdade, proveniente do termo inglês “Smarketing”.

A conjunção desses nomes representa, como pode parecer, a união entre marketing e venda, que, contíguos, são utilizados em uma única abordagem que intenta objetiva aumento de vendas e maior divulgação.

Na verdade, é provável que os profissionais da área já se aperceberam da impossibilidade de se separá-los, uma vez que estão, muitas vezes, imbricados um no outro.

Os negócios de venda utilizam marketing e, ao contrário, os negócios de marketing trabalham, muitas vezes, com a venda de produtos ou serviços. Portanto, não há por que não concebê-las sob um único viés.

Há uma outra verdade, entretanto, que tange a essa questão. Apesar de serem constantemente imbricados um no outro, existem empresas que segregam esses setores e, necessariamente, devido a isso, elas incorrem em problemas de várias ordens.

A título de exemplo, um empreendimento de barramentos de cobre para quadros elétricos terá de arcar com problemas de marketing, de venda, de logística e até de finanças caso não compreenda a interdependência entre marketing e vendas.

Logo, a fim de que não se prejudiquem as empresas que não sabem fazer coexistir e concorrer a existência desses dois setores, este artigo abordará o vendarketing, abordagem a qual soluciona essa problemática de maneira eficaz.

O que é Vendarketing?

Vendarketing, de acordo com o que foi dito na introdução, é a união por aglutinação de dois termos já muito conhecidos, nomeadamente venda e marketing.

Em matéria de conceito, o vendarketing conjura conceitos dos dois setores, vendas e marketing, em uma abordagem que serve à extração dos melhores resultados possíveis das atividades de um negócio.

Essa estratégia, na verdade, embora não seja datada e obsoleta, é antiga e muito bem conhecida por países de vários continentes diferentes.

Tanto é que o termo original é proveniente do inglês, que implica a junção de sales e marketing. A união dessas duas palavras originou o termo “smarketing”.

Geralmente convocado em casos de extrema necessidade, o vendarketing opera mais como um modelo preventivo de danos ou remediador de problemas já existentes, uma vez que é utilizado sobretudo por empresas que estão com problemas de gerenciamento.

A união desses dois times e setores permite às empresas com problemas conciliarem melhor, como pode parecer óbvio, os segmentos de venda e de marketing.

Caso esses dois setores estejam sendo mal geridos, é provável que uma empresa de placa de endereço de vidro esteja fazendo uma incursão em graves problemas, que concernem, para além do marketing e das vendas, à logística e a outros domínios.

Portanto, a fim de solucionar esses entraves de ordem de gerenciamento empresarial, o vendarketing surge como uma alternativa eficaz, ágil e prontificada à resolução até mesmo de problemas que parecem ser irreversíveis.

Para tanto, contudo, é necessário contar com muitos profissionais e, às vezes, profissionais especializados que sequer pertencem às duas áreas de atuação, visto que os problemas suscitados por uma má gerência podem ser levados para outros domínios.

Benefícios de aderir ao Vendarketing

Ao contrário do que se crê, o vendarketing pode ser adotado por qualquer tipo de empresa, e especialmente por aquelas de piano de meia cauda que enfrentam problemas de gerenciamento. Além disso, qualquer uma delas pode usufruir de benefícios como

  • Aumento da conversão de leads;

  • Melhores resultados;

  • Incremento nas vendas;

  • Aumento de ROI (Retorno Sobre Investimento).

A fim de compreender melhor as especificidades de alguns desses benefícios, será possível vê-los mais detalhadamente no decorrer deste artigo.

Aumento da conversão de leads

Como há ligação direta entre o trabalho da equipe de marketing e o trabalho da equipe de vendas, naturalmente o conhecimento mutual é muito eficaz.

Nessa situação, é possível obter mais informações acerca da persona ou do perfil ideal de cliente que procura uma solução.

Uma vez que o conhecimento acerca desses leads seja maior, é mais fácil que uma empresa de lavadora de vidro vertical consiga realizar campanhas de marketing e de publicidade que os impacte e alcance-os.

Fora essa situação, também é valoroso mencionar que ambas as equipes podem trabalhar na reformulação de ideias caso o processo de angariação de leads esteja ineficaz.

Aceleração de resultados

Uma equipe conjunta de marketing e de venda consegue, de fato, apartar as métricas desnecessárias e realizar as avaliações acerca daquilo que realmente está de acordo com os objetivos de, por exemplo, uma empresa de bateria estacionária 100 amperes,

Quanto à consignação de resultados, o enfoque é sempre dado à experiência do cliente e aos resultados objetivos e, às vezes, nem sempre mensuráveis da empresa.

Aumento de ROI (Retorno Sobre Investimento)

Para que se obtenham mais retornos que tenham relação com as finanças investidas, a utilização do vendarketing pode ser extremamente interessante, visto que as ações digitais realizadas conjuntamente serão mais efetivas.

Além disso, há a possibilidade de que, por exemplo, uma empresa de adesivo para envelopamento personalizado consiga reparar as estratégias já vigentes e, talvez, adicionar novas táticas ao seu montante, caso lhe seja necessário.

Incremento nas vendas

O vendarketing permite a qualquer tipo de empresa visar à obtenção de mais vendas e o incremento de, também, incutir mais números referentes à meta de venda nos seus objetivos.

Isso porque o conhecimento acerca do ICP (Perfil Ideal de Cliente) e da persona faz que ela consiga proporcionar maior engajamento com a sua marca.

Quais indicadores métricos o vendarketing afeta?

Em se tratando de uma tática que traz incontáveis benefícios à, por exemplo, empresa de manutencao de tesouras cirurgicas curvas que se serve dela, é natural que os indicadores métricos afetados pelo vendarketing sejam muitos.

Desse modo, as principais métricas que são diretamente impactadas por esse método conjunto de estratégias são:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes);

  • ROI (Retorno Sobre Investimento);

  • Leads;

  • Taxa de conversão;

  • CPL.

Apesar de esse método ser extremamente fortuno ao incremento de métricas como as supracitadas, o foco no qual essa ação digital enfoca é, sumariamente, o aumento da renda e das finanças empresariais.

Então, é natural que ocorram aumentos e também diminuições consideráveis nessas métricas, uma vez que, de certa maneira, elas estão submetidas à obtenção de resultados financeiros.

Por exemplo, quanto à efetividade, pode-se ver que o Custo de Aquisição por Cliente e Custo de Aquisição por Lead (CPL) reduzem-se significativamente à medida que as conversões crescem fortemente nessa metodologia.

Fora isso, é possível ver que a taxa de leads gerada em um período de tempo semanal também cresce, caso haja, de fato, uma boa aplicação desse método.

Se, por exemplo, uma empresa de caldeirão industrial 200 litros identifica um aumento em métricas que deveriam estar baixas ou uma diminuição de métricas que deveriam ser aumentadas, é extremamente necessário debater acerca disso com os times.

Caso ambas as equipes estejam incorrendo em erro, é provavelmente devido ao trabalho feito de modo desalinhado e não conjugado.

Usando o vendarketing para aprimorar resultados

Não obstante tratar-se de um método já conhecido entre muitos empreendimentos, muitas o negligenciam. Para fazê-los trabalharem conjuntamente, entretanto, é possível seguir alguns passos. São eles:

Fazer as equipes trabalharem juntas

O primeiro passo para executar o vendarketing é a adição de trabalhos comuns às duas equipes, ou, ainda, se assim for preferível, uni-las definitivamente.

Por exemplo, é possível colocá-las juntas no ambiente de trabalho em que o setor de marketing lida com o envio de dados dos leads, e o setor de vendas lida qualitativamente com esses potenciais clientes.

Analisar métricas juntamente

Para fazer isso, é interessante que os líderes destinem às equipes o trabalho unido feito sobre a análise de métricas que concernem a ambos os setores.

Isto é, a ideia é de fazer que ambos utilizem as mesmas ferramentas e debrucem-se sobre o trabalho das mesmas coisas. Para tanto, também é necessário dar-lhes acesso aos mesmos materiais.

Fora esses aspectos, é possível atribuir ao setor de marketing, também, a possibilidade de checar os dados relacionados ao setor de vendas e, propriamente, às vendas.

Considerações finais

Existem inúmeros empreendimentos que se causam danos à medida que negligenciam o poder de trabalho mutual que devem fazer os setores de marketing e de venda.

Quando acontece a divisão entre ambos, o que ocorre frequentemente, é um desalinhamento, que, por seu turno, faz que as finanças, as métricas valorativas e os resultados sejam impactados de modo negativo.

A fim de que se solucionem problemas relativos a esse mau gerenciamento, o vendarketing surge enquanto uma alternativa reparadora e extremamente necessária.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login