Seja bem vindo
Curitiba,01/02/2023

  • A +
  • A -

4 ferramentas de marketing que toda empresa precisa usar


4 ferramentas de marketing que toda empresa precisa usar ferramentas de marketing

Todo dia uma equipe de comunicação empresarial enfrenta uma série de problemas que, via de regra, relacionam-se com o grande números de estratégias adotadas. Entender, portanto, como as ferramentas de marketing podem ajudar é primordial.

Não importa a época, todas as empresas estão buscando serem vistas e, consequentemente, garantir que haja uma atração por parte dos possíveis clientes daquele segmento.

Para que isso se consolide, o marketing sempre foi uma ferramenta imprescindível e, em grande medida, um suporte para qualquer relação comercial de longo prazo.

Suas manifestações podem ser percebidas em diversos tipos de comunicação e, também, na consolidação de diversas marcas em seus segmentos.

Basta fechar os olhos e pensar em um nicho de mercado que logo virá à cabeça algumas empresas correspondente a esse setor.

Isso, na verdade, significa que houve um esforço muito bem elaborado das equipes de marketing que conseguiram colocar aqueles valores de forma bastante ampla para o público.

Ao pensar, por exemplo, em um jukebox bar, já vem à mente um modelo específico desse tipo de produto.

Essa relação de memória se dá, sobretudo, por conta da grande propagação que esse tipo de recurso teve para o público.

No entanto, com o passar dos anos as relações de marketing passaram a ganhar novas complexidades e se abastecer de uma série de possibilidades.

Por essa razão, com o passar do tempo, não há como gerir todos esses horizontes de forma analógica.

A perspectiva que os novos paradigmas impostos pelos ambientes digitais trouxeram foi, justamente, essa capacidade de aprofundar a relação.

O marketing digital aparece, nesse sentido, como uma forma de se utilizar desses recursos para efetuar essa relação mais antiga.

No entanto, esses elementos inovadores deram para as empresas uma série de possibilidades e, também, facilidades de aplicações.

Por essa razão, passou-se a utilizar uma série de ferramentas para se comunicar de forma direta com o cliente. Esse alto contingente de plataformas usadas precisam, em grande medida, ser geridas por alguém.

Contudo, não há como efetuar esse tipo de controle sem que se utilize de algumas ferramentas para que isso ocorra.

Aliar, no entanto, todos esses mecanismos de marketing digital e tradicional pode trazer uma série de vantagens para uma empresa. Algumas delas são:

  • Comunicação holística;

  • Intensificação de marketing;

  • Atração de leads;

  • Aumento de vendas.

Esses são alguns elementos essenciais que essa gestão multitarefas consegue trazer para uma empresa. Por isso, é importante compreendê-las.

No caso da comunicação holística, seu aspecto 360° consegue fazer com que a empresa seja percebida de forma mais constante.

Se uma pesquisa em mecanismos de busca sobre micropigmentação sobrancelha masculina fornecer a mesma empresa que o usuário viu nas redes sociais, por exemplo, há uma chance dele lembrar e, portanto, clicar com mais confiança.

Esse ponto é essencial, uma vez que esse clique diz respeito à atração daquele lead para a plataforma daquela marca.

Isso só é possibilitado a partir da intensificação que o marketing passa a ter pelo seu conjunto de ferramentas adotadas.

Sendo assim, quanto mais estímulos uma empresa de compactador de solo manual conseguir fornecer para seu público-alvo, melhor ela será percebida.

Nesse sentido, o lead entra como um dos aspectos centrais para qualquer relação comercial dentro do ambiente digital.

Por fim, essa relação mais aprofundada pode, em grande medida, ter sua consequência na elevação maciça de venda.

Nesse caso, uma cooperativa especializada na contratação de caminhão de mudança pequeno conseguiria obter uma elevação de lucros bastante significativa.

O que são ferramentas de marketing?

Nem sempre uma estratégia começa e termina dentro de uma concepção ideal. Na verdade, é muito raro que isso aconteça.

Porém, é possível garantir que alguns desses aspectos sejam constituídos de forma mais próxima da realidade.

Afinal de contas, ninguém tem uma capacidade analítica tão refinada que não precise usar algum tipo de ferramenta.

Essas utilizações, na realidade, ajudam a nortear e a fazer com que as implementações feitas sejam aproximadas dos objetivos ideais.

Nesse caso, as ferramentas de marketing tem o objetivo de facilitar a análise e aplicação de novas estratégias.

Por exemplo, uma loja que vende persiana romana sala não pode contar apenas com a memória de seus vendedores na hora de analisar seus clientes.

Por essa razão, não há como ignorar as funcionalidades que um CRM pode trazer para uma perspectiva desse tipo.

Além disso, outras ferramentas podem ser utilizadas para facilitar a compreensão de diversos aspectos dentro de um mercado.

No caso, por exemplo, de precisar analisar o fluxo do site de uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio, dados obtidos pela ferramenta do Analytics podem ajudar.

Há uma série de mecanismos de implementação do marketing digital que não podem ser ignorados pelas empresas.

Por que utilizá-las?

Existe uma máxima dentro do ambiente empresarial que diz o seguinte: se uma marca não assume uma ferramenta que é tendência, certamente, sua concorrente irá.

Esse ponto pode influenciar os mais céticos a assumir esse tipo de postura, uma vez que ninguém quer perder uma parcela de seus clientes.

Além dos aspectos competitivos que as ferramentas de marketing podem fornecer para uma empresa, há uma série de outros benefícios que ela pode trazer.

O primeiro ponto deles é a otimização das verbas destinadas para o marketing de uma forma geral.

É certo que toda empresa quer ser notada, mas não é muito legal que esse tipo de investimento tenha uma vazão grande em aplicações que não fazem tanto sentido.

Sendo assim, saber analisar o mercado pode ser uma forma bastante eficiente de se investir nas ferramentas mais adequadas.

Ao anunciar pneus mistos para carros, a fabricante não quer incidir em uma comunicação para pessoas que sequer tem veículos.

Para que isso deixe de acontecer, é possível orientar alguns softwares para a compreensão de quais serão os públicos a serem comunicados.

As mídias sociais e os mecanismos de busca já tem uma série de maneiras de reconhecer como atingir esses públicos e, por isso mesmo, é importante utilizá-las.

Contudo, se essa for uma perspectiva analógica, outros métodos precisam ser utilizados para que isso ocorra.

O que não pode acontecer de forma alguma é, justamente, a aplicação de estratégias sem uma base de dados sólida.

A vastidão que o ferramental do marketing proporciona quanto ao uso de ferramentas pode acabar confundindo um pouco.

Para cada ponto estratégico, há uma série de elementos analíticos que podem ser utilizados por uma empresa.

Por essa razão, é fundamental ter em mente algumas categorias fundamentais para esse tipo de ferramenta.

Principais ferramentas analógicas

Antes de qualquer modificação feita nas dinâmicas dos negócios pelas tecnologias digitais, o marketing já tinha as suas ferramentas.

De forma analógica, era possível identificar uma série de questões envolvendo o mercado e, consequentemente, aplicar algumas soluções.

Algumas dessas ferramentas resistem até os dias de hoje e, por isso mesmo, precisam ser destacadas.

SWOT

A análise de SWOT consiste na obtenção de algumas informações a respeito de um mercado e, a partir delas, fornecer algumas impressões internas quanto à empresa.

Sua perspectiva se divide em quatro pontos essenciais: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

A partir dela, por exemplo, uma loja de corrimão para escada caracol poderá compreender suas potencialidades para agir no mercado.

5W2H

Assim como a SWOT, a estratégia 5W2H consegue responder algumas questões de forma analógica.

Ela é possibilitada a partir da tradução de sua sigla para as perguntas em português: “o quê?”, “por quê?”, “quando?”, “quem?”, “onde?”, “como?” e “quanto?”.

Todas essas perguntas irão nortear como uma campanha deverá se comportar frente a sua implementação.

Principais ferramentas digitais

Há, também, por outro lado, uma série de mecanismos digitais que surgiram para facilitar a vida das gestões empresariais.

CRM

Em empresas cujo o fluxo de clientes é grande demais, não há como fazer um gerenciamento aprofundado dessa relação.

Por isso, ter em mente uma ferramenta de CRM pode ser um grande ponto que garantirá uma boa prática dentro do mercado.

Essas ferramentas são responsáveis por uma gestão facilitada de relacionamento com o cliente e, nesse sentido, acaba tornando essa relação mais dinâmica.

Benchmarking

O benchmarking, por sua vez, surge como uma maneira de analisar o que a concorrência tem feito dentro do segmento da empresa.

A partir disso, é possível criar novos pontos de partida a fim de responder essas questões colocadas.

Essa é uma ferramenta que consegue mensurar todas as relações mercadológicas a fim de colocar a empresa em questão nos trilhos das boas práticas.

Considerações finais

Quanto mais profundas forem as relações do marketing com as empresas, maior será o número de ferramentas utilizadas.

Nesse sentido, ter em mente algumas questões que possam ajudar nessa gestão acaba sendo fundamental.

Seja através do SWOT, 5W2H, CRM ou benchmarking, não há como fugir dos imperativos do mercado quanto à gestão de bons números.

Adotar, portanto, as ferramentas de marketing adequadas para cada tipo de postura acaba sendo essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login