Seja bem vindo
Curitiba,28/11/2022

  • A +
  • A -

Qual a diferença entre Google Ads e Google Adwords?


Qual a diferença entre Google Ads e Google Adwords?


Google Ads é uma ferramenta de anúncios do buscador que ajuda as marcas a alcançarem as pessoas relevantes para o negócio, e o uso desse recurso é fundamental para as estratégias de marketing.

Por meio dele, é possível alcançar os clientes certos e no momento mais oportuno, uma vez que as campanhas vão aparecer durante as pesquisas.

Quando alguém procura alguma coisa no Google, encontra dois tipos de resultados, sendo os pagos e os orgânicos. Os resultados orgânicos são provenientes de conteúdos que atraem os consumidores para as plataformas.

Os resultados pagos, por sua vez, são justamente os anúncios feitos no Google AdWords. Eles aparecem em destaque entre os primeiros resultados de pesquisa e são identificados como anúncios.

Também podem aparecer em outras plataformas, como no caso do YouTube e sites parceiros. As organizações precisam obter resultados rápidos com suas estratégias de marketing e levar seus produtos e serviços ao conhecimento dos usuários.

A melhor forma de fazer isso é por meio do Google AdWords, e neste artigo, será mostrado qual é seu conceito, a diferença entre ele e o Google Ads, como otimizar os resultados e como fazer anúncios na plataforma.

O que é Google AdWords

Google AdWords é o nome antigo da plataforma de anúncios do Google, lançada no ano 2000. Ao longo do tempo, ela passou por reformulações e atualizações e atualmente é conhecida como Google Ads. Esta é a diferença entre elas.

Hoje em dia, o recurso é uma referência no lançamento de campanhas pagas dentro das estratégias de marketing digital. Reúne métricas e dados que ajudam a planejar, executar e monitorar as ações da marca.

Por meio dele, é possível anunciar diversas soluções, como caixa de madeira grande para transporte, e entregar os conteúdos para pessoas que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços.

Os links patrocinados são exibidos para os usuários quando fazem pesquisas usando a palavra-chave empregada na campanha.

Os anúncios podem ser exibidos de várias formas, como vídeos, links e banners, não apenas nos resultados de pesquisa, mas também em outras plataformas.

Uma empresa que usa o Ads paga para que o Google destaque a marca na internet, mas nem tudo é tão simples quanto parece. Isso porque não basta apenas pagar para aparecer, mas também selecionar a audiência relacionada ao negócio.

Além de mudar seu nome, o Google Ads também passou por outras alterações importantes, principalmente no ano de 2018. Por essa razão, é fundamental saber como otimizar os resultados ao usar o recurso.

Como otimizar os resultados no Google Ads

Um fabricante de mini pão de mel decorado pode investir em algumas estratégias que vão potencializar os resultados no Google Ads. Dentre elas estão:

Usar URL legível

A URL é muito importante para otimizar o anúncio, tendo em vista que o usuário vai visualizar o endereço entre os resultados de pesquisa. As pessoas identificam o tipo de página que vão acessar ao clicar no link.

Por essa razão, o recomendável é não colocar um endereço que leve para uma página sem nenhuma relação com o conteúdo anunciado.

Outra prática fundamental é incluir a palavra-chave na URL, porque o Google vai colocá-la em negrito para ressaltar o termo pesquisado pelo usuário.

Por fim, é interessante que o endereço seja mais curto porque terá mais visualização e está mais proporcional para o tamanho do anúncio.

Personalizar o mesmo anúncio

Nas campanhas criadas pela plataforma, o anunciante pode editar as cópias de um mesmo anúncio para que o conteúdo seja diferenciado.

Em outras palavras, a mesma campanha pode ter chamadas diferentes, de acordo com informações sobre o público, como:

  • Localização;

  • Sexo;

  • Idade;

  • Interesses.

Se a empresa quiser fazer uma campanha local, é interessante otimizar de acordo com a localização do público ou local especificado no termo de busca.

Para uma empresa de laudo de caracterização ambiental, essa otimização é eficiente porque personaliza o anúncio para cada situação ou público, o que melhora a aproximação entre a marca e seus clientes.

Ela também traz mais clareza em relação à campanha, além de ser mais eficaz naquilo que precisa ser ajustado.

Saber escolher a correspondência ampla

Correspondência ampla são palavras-chave que podem ser usadas para diferentes intenções de busca. Um exemplo disso é “marketing”, pois pode estar relacionado com pessoas que procuram vários assuntos sobre o tema.

O indivíduo pode estar pesquisando “dicas de marketing”, “marketing digital”, “marketing de conteúdo”, “marketing digital para e-commerce”, entre outras inúmeras possibilidades.

Investir em palavras de correspondência ampla reduz a quantidade de conversões e a concorrência é muito maior.

Para uma empresa especializada em forros, vale muito mais a pena usar um termo específico, como “forro de PVC banheiro” e com isso aumentar suas conversões.

Usar extensões

As extensões são recursos oferecidos pelo Google Ads para que o anunciante possa melhorar suas campanhas e torná-las mais atraentes para os usuários. É possível fornecer informações mais relevantes para as pessoas, incluindo:

  • Botões de chamada;

  • Localização;

  • Links específicos;

  • Textos adicionais.

As extensões são úteis para os anúncios criados no Google porque passam informações claras sobre aquilo que o público quer saber, o que acaba aumentando as taxas de conversão. São recursos totalmente gratuitos e que não alteram o valor da campanha.

Como anunciar no Google Ads

As dicas anteriores são muito úteis para as empresas que já anunciam, mas para quem nunca criou uma campanha, primeiro é necessário saber como fazer isso, por meio do seguinte passo a passo:

Criar uma conta

A primeira coisa é criar uma conta no Google Ads, usando um Gmail. Em seguida, o anunciante deve inserir as configurações pedidas pela plataforma, que no caso são as informações sobre a empresa.

Uma clínica de exame de sangue admissional deve inserir a forma de pagamento, e depois de cumprir todas essas etapas, já é possível começar a criar as campanhas.

Definir o orçamento

A segunda coisa que a organização precisa fazer é determinar o orçamento de sua campanha, pois é assim que a exposição vai respeitar o limite na corporação.

A maior vantagem desses anúncios é que eles são escaláveis, ou seja, a marca pode começar com um valor baixo, e ajustar de acordo com os resultados e as necessidades.

Segmentar o público

Para criar anúncios assertivos, é necessário definir o público que será impactado por eles. A segmentação ocorre de acordo com informações geográficas, demográficas, faixa etária dos usuários, entre outras características de definição.

O propósito disso é permitir que um fabricante de esquadrias de alumínio sob medida possa atingir um público de qualidade, e assim alcançar resultados efetivos e fazer conversões.

Escolher um tipo de anúncio

É possível criar campanhas que serão exibidas de diferentes maneiras, e a mais comum é nos resultados de pesquisa do buscador. Quando o usuário procurar informações relacionadas à campanha, vai encontrar links patrocinados entre os resultados.

Outra possibilidade é a rede de display, ou seja, os anúncios são veiculados em sites como YouTube, blogs, Gmail, entre outros.

Também existe o Google shopping que exibe produtos e serviços, de acordo com a pesquisa feita pelo usuário, algo que facilita a comparação de preços e influencia na decisão de compra.

Apresentar uma proposta clara

A fim de potencializar os resultados da estratégia, um fabricante de forro de palha para pergolado precisa apresentar uma oferta clara para os clientes.

Quando a proposta não especifica exatamente do que se trata, o alcance da campanha pode ser afetado de maneira negativa.

Uma vez que o anúncio não tenha cliques ou interações porque confunde os usuários, dificilmente a plataforma vai mostrá-lo mais adiante.

Nesse sentido, é indispensável que a empresa forneça todas as informações necessárias de maneira clara sobre o que está ofertando. Não pode haver espaço para dúvidas e caso surja alguma pergunta, é necessário respondê-la o quanto antes.

Usar chamada atrativa

Outra coisa muito importante é usar uma chamada para ação (CTA) que realmente seja atrativa, visto que esse elemento é fundamental para o sucesso do anúncio.

Assim como um conteúdo sobre rosca transportadora helicoidal tubular deve ser cativante e de qualidade, também precisa incentivar uma ação por parte do público.

O responsável pela criação da campanha deve montar uma chamada atrativa, que seja capaz de cativar o público e que leve as pessoas a realizarem alguma ação.

Ela não precisa ser uma compra, visto que pode oferecer o download de material, inscrição em newsletter, entre outros conteúdos que podem ser disponibilizados.

Considerações finais

Anunciar no Google Ads é importante hoje em dia porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e procuram informações sobre produtos e serviços na internet.

Ao fazer suas pesquisas no Google, o usuário pode encontrar o negócio entre os resultados, assim como se conscientizar sobre a marca, seus produtos e serviços em diversas plataformas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login