Seja bem vindo
Curitiba,28/11/2022

  • A +
  • A -

Como usar o Google Analytics?


Como usar o Google Analytics?

Google Analytics


As ferramentas digitais têm propiciado uma série de facilidades para as empresas conseguirem analisar e se posicionar para os seus clientes. O Google Analytics, nesse sentido, aparece como um grande destaque nesse âmbito.

Todo dia, alguma equipe de marketing se depara com novas perspectivas dentro desses mecanismos online.

Seja com ferramentas inovadoras ou até mesmo novas funcionalidades de utilidades mais antigas. Por esse motivo, torna-se fundamental entender como utilizá-las.

Esse é um ponto importante, uma vez que se a empresa em questão não adota essas novas posturas, a concorrência, certamente, vai.

Isso pode representar, em certa medida, uma ameaça para o desempenho mercadológico de quem não investe em desenvolvimento tecnológico.

Na verdade, essas ferramentas existem para facilitar o contato. Por isso, medidas mais analógicas não conseguem corresponder às potencialidades desse tipo de postura digital.

Em um mercado de coberturas para casamentos, por exemplo, destaca-se quem consegue fazer esse uso de forma mais assertiva.

Nesse sentido, nem sempre os melhores serviços estarão bem ranqueados. Ganha, nesse ponto, quem tem uma melhor postura quanto ao marketing digital.

Por isso, o marketing digital tem sido cada vez mais um imperativo para qualquer segmento mercadológico.

Do ponto de vista do usuário, quanto melhor forem as respostas, mais confiança ele vai dar para suas plataformas preferidas.

No caso de uma pesquisa sobre escada pré moldada em l, por exemplo, na medida que o cliente for contemplado, maior será a sua crença naquela busca.

Por conta disso, há uma série de critérios estabelecidos pelos mecanismos de busca para que essa qualidade não caia.

Esse ponto tem a capacidade de gerar um maior fluxo nas plataformas, sobretudo no Google.

Incide-se, portanto, uma oportunidade imensa para que as empresas consigam dialogar com esses frequentadores.

Se, porventura, a intenção for vender mais grelha de concreto armado, assumindo a postura ideal, esse objetivo pode se realizar de uma forma muito facilitada.

Entender, nesse sentido, quais são os benefícios de se assumir uma postura digital responsável, acaba sendo fundamental. Alguns deles são:

  • Atração de leads;

  • Qualificação de leads;

  • Divulgação da marca;

  • Elevação de vendas.

É certo que esses são apenas alguns aspectos importantes que a postura digital consegue trazer para uma empresa. Há uma série de outros benefícios, mas é fundamental pormenorizar esses pontos já citados.

O primeiro elemento que é possível conquistar a partir desse tipo de implementação é a atração dos leads.

Esses possíveis clientes são levados a entrar no ambiente digital da empresa, uma vez que os mecanismos de busca conseguem entregar esse tipo de conteúdo.

Nesse sentido, há uma perspectiva ativa desse tipo de relação por parte do usuário, uma vez que faz parte dele essa pesquisa.

Qualifica-se, portanto, uma busca referente a serviço de perfuração em concreto, por exemplo.

Isso se dá, porque uma pessoa tomou conhecimento de sua necessidade e buscou revolvê-la em um site de buscas como o Google.

Ao perceber quais foram as respostas obtidas, ele começa a optar pela melhor resposta que encontrar e aquela que mais se adequa a sua realidade.

Outro ponto essencial que esse tipo de postura consegue fornecer para uma empresa que está apostando nela é em relação ao posicionamento e a divulgação da marca.

Se, porventura, uma loja de grelha piscina aparece bem ranqueada em uma busca relacionada, isso pode apontar para duas questões.

A primeira é que a otimização para mecanismos de busca estão sendo bem elaboradas por parte da equipe.

Já o segundo mostra qualidade da recepção do público quanto aquela marca em seu segmento.

Por fim, tudo isso tem a capacidade de se converter em um número mais expressivo de vendas.

Esse é um dos aspectos mais almejados por qualquer tipo de implementação estratégica dentro do marketing.

O que é Google Analytics?

Há uma série de ferramentas que o Google disponibiliza para que as empresas consigam avançar dentro de seus segmentos.

Entendê-las é fundamental para que haja uma consolidação mais assertivas dentro de um mercado.

A avaliação do Google Trends, por exemplo, pode fornecer uma série de posturas quanto aos termos que se pode utilizar.

Contudo, essa variedade de terminologias pode, em grande medida, acabar confundindo. Por isso, é preciso entender o que é o Google Analytics.

Essa é uma ferramenta gratuita que a plataforma disponibiliza para que as empresas entendam um pouco mais sobre o tráfego de acessos.

Por exemplo, é possível entender quais foram os acessos referentes a pesquisa por coifa aço inox no site de uma empresa de itens domésticos.

O Google, a partir dessa plataforma, consegue fornecer dados muito ricos para quem está utilizando ela.

Por que utilizá-lo?

Esse tipo de ferramentas acaba sendo imprescindível na hora de consolidar uma postura responsável quanto ao marketing digital.

Apontar, portanto, algumas funcionalidades essenciais para esse tipo de uso, é muito importante para nortear essa adoção.

Avaliar o público

Compreender o público-alvo é um dos aspectos mais importantes para qualquer postura de marketing dentro do ambiente digital.

Nesse sentido, o Analytics consegue disponibilizar uma série de leituras sobre o perfil do tráfego obtido.

Isso vai desde a idade até os hábitos de consumo mais elaborados que aqueles possíveis clientes podem estabelecer.

Uma empresa de leito de cabo pode entender quais são os perfis mais suscetíveis para efetuar a contratação de seu serviço.

Foco em conteúdo

Além disso, o Google Analytics disponibiliza quais são os conteúdos mais acessados por cada público-alvo.

Esse tipo de perspectiva tem a capacidade de nortear novos conteúdos a serem estabelecidos na plataforma da empresa.

Nesse sentido, uma empresa que presta o serviço para design de interiores consegue compreender se aquele conteúdo sobre pista fria publicado no blog teve ou não aderência.

No caso dessa informação ser positiva, é possível seguir com algumas posturas que se relacionam com a manutenção desse tipo de produção.

No entanto, caso não haja aderência, a marca conseguirá recalcular a sua rota sem muitos problemas, uma vez que o Analytics já disponibiliza algumas pistas do que fazer.

Entender o tráfego

Uma outra informação que é possível obter a partir da análise desses dados é, justamente, a origem do tráfego que o site tem.

Ou seja, se há cliques sendo atraídos por intermédio de displays ou, em outra medida, se existe um fluxo alto de pesquisas orgânicas ou por links patrocinados.

Esse tipo de origem pode nortear alguns novos investimentos que dizem respeito a implementações que podem gerar resultados melhores.

Se existe, por exemplo, um maior fluxo vindo das buscas orgânicas, o SEO precisa continuar sendo acionado e aperfeiçoado.

No caso dos links patrocinados, é possível agir diante da compra de novas palavras-chave para intensificar essa relação.

Como aplicá-lo?

É importante, antes de qualquer implementação, entender quais são os primeiros passos para efetuar uma aplicação.

Cadastro

Em primeiro lugar, é preciso que um cadastro seja feito para fornecer para o Google qual será o site ou aplicativo utilizado.

Esse é o momento em que serão especificados alguns aspectos da postura da empresa dentro da plataforma.

Informar, por exemplo, a URL do site a ser acompanhado, é fundamental para que o Analytics consiga fornecer os relatórios mais adequados.

Definir metas

Um outro aspecto essencial é a definição de metas que esse tipo de plataforma solicita para que seus usuários consigam obter um bom desempenho.

Elas podem ser definidas a partir de determinados pontos essenciais: destino, duração e páginas. Esses três elementos acabam sendo fundamentais. 

Do ponto de vista do destino, a análise será feita a partir das páginas que os cliques dos leads são levadas.

A duração e a página tem a ver com a manutenção desses leads dentro da plataforma, por exemplo.

Sendo assim, a partir da definição desses pontos, é possível obter uma política de objetivos mais precisa.

Configurar visualização

Esse pode ser um aspecto que parece ser um pouco menor quanto às outras funcionalidades do Google Analytics.

No entanto, entender quais são os elementos principais a serem analisados no site pode facilitar a utilização desse recurso.

Nesse sentido, serão dispostos na tela inicial todos os números mais importantes para nortear uma campanha dentro do Google.

Considerações finais

Saber quais são as ferramentas a serem utilizadas dentro do marketing digital é um imperativo que pode garantir ou não a sobrevivência de uma empresa nessas novas dinâmicas proporcionadas pelo meio online.

Por isso, entender qual a importância desse tipo de postura pode ser primordial na hora de se constituir uma estratégia.

A partir disso, saber produzir o relatório mais apurado e utilizá-lo para orientar novas ações pode ser muito importante.

Para começar a utilizar o Google Analytics, uma empresa precisa ter muita atenção ao seu cadastro.

Informar a URL e definir as metas de avaliação são dois aspectos importantes na hora de começar a usar essa ferramenta.

Posteriormente, ter uma tela inicial bem configurada, onde as prioridades apareçam de forma clara, pode ajudar a acompanhar essas campanhas de forma muito mais objetiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login