Seja bem vindo
Curitiba,28/11/2022

  • A +
  • A -

Transmídia e crossmídia: qual a diferença entre essas estratégias?


Transmídia e crossmídia: qual a diferença entre essas estratégias?

Transmídia


Transmídia e crossmídia são estratégias que trazem impactos positivos para a imagem da organização, e mesmo que o empreendedor não esteja familiarizado com esses termos, em algum momento deve ter utilizado nas campanhas.

Embora sejam parecidos e confundidos pelas pessoas, são métodos com conceitos diferentes, e é importante compreender essa questão para saber aplicá-los e aproveitar todo o seu potencial.

Hoje em dia, as organizações investem em diferentes ferramentas para atrair a atenção do consumidor e influenciar sua decisão de compra. Isso é muito importante porque o mercado está cada vez mais concorrido e difícil.

As pessoas podem comprar exatamente os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas, mas as empresas escolhidas são aquelas que sabem mostrar o valor e as vantagens de suas soluções.

Para isso, usam diversas ferramentas trazidas pelo marketing digital e pelas estratégias de vendas, e dentre as melhores opções para trabalhar o desejo de consumo do consumidor estão o transmídia e o crossmedia.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será visto qual é o conceito de transmídia, o significado de crossmedia, a diferença entre essas duas modalidades e quais vantagens elas trazem para as empresas.

Conceito de transmídia

Transmídia é uma estratégia também conhecida como narrativa transmídia, e nada mais é do que um conteúdo apresentado para o público, por meio de diferentes mídias.

Quando essa ação é praticada, atua por meio de mídias que vão transmitir conteúdos diferentes, complementares e relacionados. Ou seja, um material complementa o outro e por essa razão não pode ser replicado em diversas mídias.

Por exemplo, se o público de uma loja de bateria 90 ap tiver acesso apenas a uma das mídias disponibilizadas, terá acesso apenas a uma parcela da mensagem que está sendo transmitida.

Para que as pessoas possam compreender o conteúdo todo, é necessário que elas acessem outras plataformas e canais para encontrar as outras partes.

Negócios que investem em marketing digital já sabem que as redes sociais têm um papel muito importante na comunicação com o consumidor, afinal, podem ser usadas para se relacionar com o público e divulgar a marca.

Porém, as redes sociais não são as únicas plataformas usadas para as estratégias de transmídia, visto que os materiais também são compartilhados em outros canais, como:

  • Blog;

  • Site;

  • Outdoor;

  • Televisão.

O conteúdo também varia em seu formato, mas se ele pode ser um texto, imagens, infográficos, vídeos, hiperlinks e assim por diante. Essa variação é necessária para trazer uma leitura multilinear sobre o conteúdo.

O que é crossmídia?

Crossmídia é uma estratégia que tem como propósito distribuir a mesma narrativa em vários segmentos de mídia, sempre respeitando as características de cada um e variando o formato do conteúdo exibido.

Por exemplo, se uma empresa de lavagem de carpete residencial quiser falar sobre técnicas de vendas com seu público, pode fazer isso em seu blog e no canal do YouTube.

Mesmo que o conteúdo seja igual, a linguagem adotada em cada material é diferente. Crossmídia é um termo usado no marketing desde 1990 para mencionar campanhas e produções que utilizam diferentes mídias.

O conteúdo e a mensagem são exatamente iguais, mas o que muda é a linguagem adotada para respeitar as características do canal escolhido.

Essa abordagem também é conhecida como marketing 360 e é capaz de levar o consumidor de um ponto a outro. Também costuma acontecer quando a pessoa muda de plataforma ou de mídia.

Diferenças entre transmídia e crossmídia

O objetivo do crossmídia é usar diferentes tipos de mídia para reproduzir a mesma narrativa, na outra ponta está a transmídia que usa diferentes plataformas e mídias para contar diferentes pontos de vista de um mesmo material.

Geralmente, a organização usa a transmídia porque deseja impactar públicos diferentes. Ao utilizá-la, uma marca de kit especiarias gin consegue ir além da narrativa original e precisa que cada estratégia adotada seja autossuficiente.

É algo que costuma ser muito usado no entretenimento e ajuda a preencher lacunas dentro da narrativa, trazendo outras perspectivas para desenvolver personagens secundários e outras necessidades.

Vantagens do transmídia

Essa estratégia traz muitos benefícios para as empresas e um deles é a possibilidade de expressar o posicionamento da marca no mercado. Ela mostra quais são seus ideais e valores para os consumidores.

Isso acontece por meio de uma narrativa com foco em captar a atenção das pessoas, podendo ser utilizada em conjunto com estratégias de branding e posicionamento de marca.

Também é uma excelente aliada para reforçar os conceitos perante o público, mas esta não é a única vantagem da estratégia.

Ela também é capaz de melhorar consideravelmente o relacionamento entre o negócio e os consumidores, afinal, uma borracharia 24 horas vai criar estratégias diferentes para chamar a atenção das pessoas.

No entanto, só é possível fazer isso se a organização tiver uma boa compreensão sobre seu público, visto que as informações sobre as pessoas ajudam a criar campanhas assertivas e entregar conteúdo de valor.

Aos poucos, os consumidores vão se aproximando da marca e esta compreende melhor o que as pessoas realmente desejam.

O uso de diferentes mídias acaba impactando um público muito maior, inclusive quando a corporação já sabe em quais plataformas o público está.

É possível concentrar as ações em determinado canal, mas usar outras possibilidades ajuda a entender o funcionamento desses recursos e a gerar impactos em seus usuários.

Vantagens do crossmídia

Antes de usar as redes sociais para aplicar o crossmídia, é interessante conhecer as vantagens que essa prática pode trazer para a corporação. Uma delas é a capacidade de atingir públicos diferentes.

Um fabricante de mesa para escritório planejado optou por criar um perfil no LinkedIn porque sabe que ele reúne empresas e profissionais que possam se interessar por seus produtos.

Cada rede social possui suas próprias características e é justamente por isso que cada uma delas tem um público diferente.

Por exemplo, enquanto no LinkedIn os usuários estão mais preocupados em compartilhar informações relacionadas ao universo corporativo e suas profissões, no TikTok a audiência é totalmente diferente.

São usuários que estão ali para se entreter e se divertir com os vídeos, além da possibilidade de produzir seus próprios conteúdos e compartilhar com os seguidores.

Isso significa que ao investir em crossmídia, a companhia pode determinar o tipo de público que pretende atingir, considerando as características das redes sociais.

Se quiser impactar audiências diferentes, pode simplesmente usar plataformas distintas e colocar as estratégias em prática.

Circular o mesmo conteúdo sobre sistema clubes em diferentes canais vai ajudar a empresa desenvolvedora a marcar presença em redes diferentes. Mais do que isso, ela será capaz de atingir públicos distintos e melhorar a consciência sobre sua marca.

Quem prefere consumir conteúdos em vídeo acessa o YouTube, quem gosta de ler, pode encontrar o mesmo material no blog, e a única coisa que muda entre eles é o tipo de linguagem usada.

A formalidade presente em um texto não é necessária quando a pessoa está falando sobre o assunto em um vídeo, e essa variação permite que a companhia consiga agradar seu público, independentemente da preferência.

Da mesma forma, pode criar um podcast sobre o tema abordado para que indivíduos que passam muitas horas ocupados possam acompanhar o material, da mesma forma como quem assistiu ao vídeo ou leu o texto.

Para uma empresa de blindagem de veículos, outra grande vantagem é permitir que a marca esteja em todos os lugares.

A internet traz uma vasta quantidade de canais e eles podem ser aproveitados pela organização para divulgar seus materiais, e isso é muito bom porque as pessoas não estão acessando uma única plataforma.

Do mesmo modo, elas não querem sempre ler ou assistir os conteúdos da web, mas por meio do crossmídia, a organização consegue atender essa mudança repentina de preferência e comportamento.

Como resultado, um fabricante de etiqueta de garantia personalizada vai ser vista por muitas pessoas diferentes e várias vezes, ou até mesmo pela mesma pessoa, mas em canais distintos.

Essa presença constante é essencial para que a marca seja fixada na mente dos consumidores e com isso lembrada por eles na hora de tomar uma decisão de compra.

Considerações finais

Poucas estratégias de marketing são tão abrangentes quanto o transmídia e o crossmídia. Embora sejam parecidos, eles trazem maneiras diferentes de se comunicar com o público.

Ambos são vantajosos e ajudam a disseminar a mensagem da marca para um público maior. Para aproveitar todos os benefícios que eles oferecem, basta investir nas estratégias certas, criar bons conteúdos e respeitar as características das plataformas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login