Seja bem vindo
Curitiba,25/04/2024

  • A +
  • A -

Outubro Rosa: estimativas do INCA apontam mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no país em 2022

Durante o encontro mensal do MEX, as integrantes participaram de uma palestra sobre saúde da mulher com informações, dados e dicas de prevenção.


Outubro Rosa: estimativas do INCA apontam mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no país em 2022 Saúde da mulher foi assunto no 8º encontro do MEX realizado no dia 26/10 no auditório do Instituto de Neurologia de Curitiba. (Crédito: Rick Nogueira).

Outubro está chegando ao fim, mas a conscientização sobre saúde da mulher e diversos tipos de câncer que atingem a população feminina deve ser constante. Em 2022, as estimativas do Instituto Nacional Do Câncer (INCA) apontam para 66.280 novos casos de câncer de mama, sendo este o segundo tipo que mais mata mulheres no país.

O assunto foi abordado durante o 8º encontro do MEX – Espaço Mulheres Executivas, iniciativa ligada à Lapidus Network, realizado no dia 26/10 no auditório do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC). O encontro reuniu 80 mulheres e começou com uma apresentação musical das colaboradoras do INC, que cantaram versões próprias de The Lion Sleeps Tonight My Girl, criadas especialmente para homenagear todas as presentes.

Quem foi convidada a falar sobre saúde da mulher foi a Dra. Fernanda Pedroso, que trouxe dados importantes sobre as diversas doenças que afetam as mulheres, dicas de prevenção, além de ressaltar a importância do autoexame e das vacinas. “No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são doenças cardiovasculares, doenças do aparelho respiratório, como pneumonia e cânceres de mama, pulmão e colo de útero”, enfatizou a médica.

São muitos os fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama, como: ter a primeira menstruação antes dos 12 anos, a primeira gestação após os 30 anos, sedentarismo e obesidade. “Além desses, após cinco anos da menopausa, histórico familiar de câncer de ovário e de mama antes dos 50 anos e tratamento feito com radiação ionizante devem ser levados em consideração”, explicou Fernanda.

A médica orientou ainda sobre a importância de realizar o autoexame mensalmente, visitar o médico frequentemente, além de que manter uma dieta equilibrada, reduzir o consumo de carne vermelha e embutidos, aumentar a ingestão de legumes, verduras e frutas, além de evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo são medidas essenciais de prevenção e reduzem até 30% do diagnóstico de câncer de mama. “Além disso, praticar ao menos 150 minutos de exercícios físicos durante a semana reduz até 20% dos casos de câncer de mama, diminui os efeitos colaterais do tratamento e a reincidência da doença”, acrescentou.

Fernanda também falou sobre a importância das mulheres estarem atentas ao câncer de colo do útero, incentivou a realização do exame preventivo (Papanicolau) e apresentou alguns sintomas, como sangramento fora do período menstrual, dores e corrimentos. “O exame é simples, rápido e identifica as lesões causadas pelo HPV. Todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos que tiveram atividade sexual devem realizá-lo ao menos uma vez no ano”, destacou.

É possível evitar o câncer de colo do útero com a realização do exame preventivo e também com a vacina contra o HPV, disponível no SUS por meio do Programa Nacional de Vacinação. A imunização é feita com duas doses e é recomendada para meninas (e meninos) a partir dos 9 anos, antes de iniciarem a atividade sexual. “No SUS também é disponibilizada a imunização contra a hepatite A e B, herpes zoster e pneumonia, todas necessárias para manter a saúde da mulher em perfeito funcionamento”, finalizou Fernanda.

Instituto de Neurologia de Curitiba

Durante o evento, todos os presentes puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) e assistiram a uma reportagem sobre o tratamento feito com duas crianças carentes diagnosticadas com câncer cerebral. “As cirurgias custam de 80 a 100 mil reais, mas graças às muitas parcerias conseguimos atender gratuitamente essas meninas e oferecer mais qualidade de vida à elas”, destaca Regina Ramina, Diretora Geral do INC.

Localizado no Ecoville, em Curitiba, o INC é pioneiro no Brasil em cirurgia cerebral sem corte, além de ser referência no tratamento de epilepsia, Parkinson, tumores cerebrais e aneurismas. “O INC faz um trabalho exímio e oferece um atendimento de excelência às pessoas que buscam tratamento, sejam essas pessoas de Curitiba ou vindas de outros estados ou de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Bolívia em busca de esperança e de uma vida melhor”, enfatizou Regina Arns, Presidente do MEX by Lapidus Network.

Atualmente, o INC possui 80 leitos divididos em 39 apartamentos, 18 enfermarias, 10 UTIs, 13 unidades coronarianas cerebrovasculares, 6 salas cirúrgicas e o Centro Diagnóstico Integrado ao Hospital. Todos os quartos, incluindo as enfermarias, são espaçosos, ensolarados e bem estruturados para oferecer conforto aos pacientes e respectivos acompanhantes. Além de toda tecnologia de última geração disponível, o INC conta com uma equipe médica especializada e em constante atualização.

Viagem ao Vale do Silício

Ainda durante o 8º encontro do MEX, as mulheres presentes prestigiaram uma apresentação sobre a viagem de imersão totalmente em português realizada pelo MEX ao Vale do Silício em setembro de 2022. Cada uma das executivas que participaram da viagem falou um pouco da sua experiência em conhecer um dos principais pólos de inovação do mundo.

Sobre a Lapidus Network

Com 20 anos no mercado, a Lapidus Network é uma empresa especializada em gestão estratégica e educação executiva. Seu foco é a disseminação de conhecimento sobre estratégias de negócios associado a um networking diferenciado. Suas iniciativas oferecem soluções relevantes e personalizadas para o desenvolvimento de organizações e lideranças com foco no estratégico, no resultado, na produtividade, na qualidade e em inovação, um trabalho valorizado por executivos e executivas das mais importantes empresas do país. Mais informações em: www.lapidusnetwork.com.br

Sobre o MEX

O MEX Brasil – Espaço Mulheres Executivas foi criado em 2006, vinculado à Lapidus, visando criar um ambiente de interação e troca de networking que ampliasse o debate sobre a participação feminina no ambiente corporativo. Com o passar dos anos o movimento se fortaleceu e consolidou-se com a formação de uma aliança empresarial pelo desenvolvimento da mulher, que se reúne em encontros mensais com a participação de executivas e empreendedoras em cargos de gestão de pequenas, médias e grandes empresas. O espaço promove o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, estimulando o fomento de negócios e o fortalecimento das relações empresariais. Mais informações em: www.espacomulheresexecutivas.com.

 

Grupo Excom | Contatos de Imprensa

Jorge Camargo | (41) 9 9636-5958 | jorge.camargo@excom.com.br

Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login