Seja bem vindo
Curitiba,25/09/2022

  • A +
  • A -

Hospital INC inaugura pracinha Luiz Ramina

Localizado em frente à sede da instituição, no Campo Comprido, o jardinete foi adotado pelo INC e homenageia o pai do neurocirurgião Dr. Ricardo Ramina, sócio fundador do hospital


Hospital INC inaugura pracinha Luiz Ramina


A pracinha localizada em frente à sede do Instituto de Neurologia de Curitiba, no bairro do Campo Comprido, que já era um espaço de convivência utilizado pelos moradores da região, funcionários e público do hospital, passou também a ter um significado afetivo para a instituição. Nesta terça-feira (16), o logradouro foi inaugurado oficialmente e passou a se chamar Jardinete Luiz Ramina em homenagem ao pai do neurocirurgião Dr. Ricardo Ramina, sócio fundador do Hospital INC. A instituição adotou a pracinha e é responsável pela manutenção e conservação do lugar.

 

A solenidade contou com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, da diretoria do Hospital INC, médicos e funcionários, além dos filhos, netos e bisnetos de Luiz Ramina. Também participaram da inauguração o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, o vereador Sabino Picolo, e a ex-secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. “Com grande alegria, declaro inaugurado o Jardinete Luiz Ramina, em homenagem a memória do patriarca da família Ramina. Fico feliz em ver esse espaço extraordinário de lazer como um largo do hospital. O INC traz a modernidade ao Campo Comprido e é um orgulho de Curitiba”, disse o prefeito, que descerrou a placa de inauguração ao lado do Dr. Ricardo Ramina.

 

Na inauguração, também houve uma apresentação do Coral do Hospital INC, que cantou as músicas ‘No INC tem’, ‘Jardinete Luiz Ramina’ (dedicada à trajetória da família Ramina) e o Hino de Curitiba. “Estou muito emocionado com essa homenagem. É difícil criar e manter um hospital de excelência em Curitiba, sem apoio nenhum. O que faz a diferença nesse trabalho são os nossos colaboradores que tratam com muito respeito e carinho os pacientes e familiares”, observa Dr. Ricardo Ramina. “Sabemos da importância de manter espaços verdes na cidade, e essa pracinha é frequentada pelos nossos funcionários para conversar, relaxar e aliviar uma rotina de pressão com atendimentos difíceis no cuidado com a saúde das pessoas”.

 

Com uma área de 650 metros quadrados, o Jardinete Luiz Ramina ganhou novo paisagismo, bancos e lixeiras de madeira, um parquinho com areia e uma pequena pista de caminhada em asfalto. Também foram plantados cinco novos ipês amarelos na pracinha, que já possui araucárias, cedros e outros remanescentes de bosque nativo.

 

Luiz Ramina

Filho de imigrantes italianos, o homenageado Luiz Ramina teve uma infância humilde, mas sempre muito esforçado e dedicado aos estudos. Fez carreira no Banco do Brasil, sempre prezou pelo conhecimento e cultura. Aos 40 anos, perdeu sua esposa precocemente. Pai dedicado, ele criou sozinho os três filhos – Regina, Ricardo e Beatriz. Um dos filhos, o médico neurocirurgião Ricardo Ramina, fundou o Hospital INC.

 

 

Sobre o Hospital INC

O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.

 

O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais da área da Saúde.



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login