Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Negócio com propósito: você sabe aonde quer chegar?

Empresários de sucesso falam sobre como transformaram suas vidas com negócios que envolvem paixão e propósito


Negócio com propósito: você sabe aonde quer chegar?

Sabemos que empreender no Brasil não é tarefa fácil. Fatores para desmotivar um empreendedor não faltam: excesso de burocracia, elevada taxa de impostos, falta de cultura do empreendedorismo e por aí vai. Mas, feliz é aquele que foca no objetivo e consegue vencer essas adversidades. O assunto fica melhor quando falamos sobre negócios com propósito. 

A esse respeito, entendem-se “negócios com propósito” como aqueles que têm por finalidade gerar impacto positivo e contribuir para a sociedade. Embora esse modelo de negócio seja mais comum nos Estados Unidos, Europa, Ásia e na América Latina, essa transformação de consciência tem sido aderida por muitos empresários.

Quando Pedro Castro, CEO da SnowGo criou a sua primeira empresa, a Gelo Delivery, em 2014, sabia do potencial de negócio que estava criando, pois via nele um propósito. “Mais do que o sonho de empreender, eu queria que o meu negócio fosse útil e impactasse a vida das pessoas de alguma forma, e passados esses oito anos eu sou feliz com o que construí, pois minha empresa, além de entregar produtos de qualidade, preza por remunerar bem os entregadores, que são parte importante do meu negócio. Por isso, somos a empresa que melhor remunera os profissionais do mercado delivery”, conclui Pedro, mostrando com isso alguns dos pilares que fazem parte dos negócios com propósito.

Mudar suas práticas para aliar lucro e propósito é à base desse modelo de negócio que se expressa em três diferentes níveis: 

1. Produto honesto – é o que é; 

2. Como é feito um produto importa – muito;

3. Como o ganho é compartilhado importa.

Esses níveis mostram que um negócio com propósito deve trazer benefícios intrínsecos e ser autêntico. Além disso, é indispensável que o processo produtivo (no caso de produtos) tenha premissas socioambientais ou até mesmo sustentáveis. E, em se tratando dos ganhos, é importante que haja compartilhamento de alguma forma com os envolvidos, sejam eles fornecedores, clientes, funcionários. Isso se dá através de uma postura empreendedora que reforça o “ganhar dinheiro” como consequência. 

Portanto, quando falamos em negócios com propósito, isso quer dizer basicamente qual a contribuição que determinada empresa está gerando para o mundo. No caso da empresária Isa Quartarolli, seu propósito sempre esteve vinculado a comunicar e ajudar as pessoas a despertarem o seu propósito. 

“Eu descobri o meu propósito em 2017, quando realizei uma palestra e um workshop sobre como descobrir o seu propósito. O público era pequeno, mas foi ali que entendi que gostava de me comunicar e ajudar as pessoas. Nunca pensei que iria trabalhar com mulheres. Tudo isso foi consequência de uma inquietação e incômodo de ver que a maioria dos cargos de liderança são ocupados por homens. Com isso, resolvi fazer alguma coisa pra mudar o mundo e ajudar outras mulheres a ocuparem seus espaços”, explica a CEO da Women Leadership, startup de educação que incentiva a liderança feminina na nova economia, Isa Quartarolli. 

O processo é incerto, difícil e nos expõe a todo momento a provações, mas transformar uma paixão em um negócio de sucesso é possível, contudo, para que isso aconteça o empreendedor precisa estar disposto e ter coragem. 

Quando você consegue entender que o seu negócio precisa ser movido por paixão e dedicação, e que essa sua paixão não pode te ‘hipnotizar’ a ponto de não te fazer enxergar as falhas no processo, aí você entendeu tudo. Buscar o equilíbrio entre não pecar pela falta nem pelo excesso. Além disso, o trabalho dos nossos seus sonhos deve nos mover e nos ajudar a enfrentar todos os desafios, não te paralisar ou cegar”, reflete a CEO do Freshmania, Einat Eisler Carasso.

A metáfora do “trocar o pneu no carro com ele em movimento” é o que deve mover um negócio de sucesso, conforme conclui Isa. “No meio do caminho vai ser necessário trocar a roda com ele em movimento e sempre fazer pequenos ajustes, porque sempre vai ter algo para melhorar, mas se você ficar só no planejamento e não jogar a sua ideia no mundo, infelizmente você nunca vai saber se sua paixão vai acabar sendo um bom negócio ou não”. 

Einat Eisler Carasso, CEO do Freshmania. Empreendedora com experiência em liderar grandes projetos relacionados a pesquisa, estratégia e marketing. Formada em Administração de Empresas e Economia Internacional pela Università Commerciale LUIGI BOCCONI (Milão, Itália) e pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil). Foi uma das responsáveis pelo Marketing da marca Letti e seu e-commerce Mania de leite. Como consultora, tem passagem por grandes marcas como BRF (Sadia, Perdigão e Batavo), MasterCard, Cia Muller (Cachaça 51 Brasil e internacional e 51 Ice), Piracanjuba, CitrusBR, Coca Cola, Pernod Ricard, BRmalls, entre outros.  

Isa Quartarolli, founder e CEO da Women Leadership, a empresária é formada em administração com ênfase em Marketing e Propaganda e pós-graduada em Marketing Digital. Em sua trajetória profissional atuou por dois anos como Community Manager na How Education, hub de educação com o foco em desenvolvimento de habilidades para o trabalho digital. Com o propósito de dar voz às lideranças femininas, a empresária criou o Women Leadership, com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino através da liderança. Desde de 2017 realiza palestras sobre Propósito & Liderança Feminina. Além disso, já participou de projetos na RPC (afiliada da Rede Globo PR), ExxonMobil, Juntos Seguros, ViaSoft Connect, Governo do Paraná, Sebrae/PR e EBANX, Renault, Pipefy, Olist.

Pedro Castro -  Empresário do mercado de gelados. Founder e CEO da SnowGo, logtech que tem como propósito facilitar o acesso dos clientes ao produto, promovendo uma experiência de compra ágil e acessível. Com uma cartela de mais de 3 mil clientes atendidos na cidade de São Paulo, a empresa tem um conceito de DNA inovador, com o objetivo de facilitar, modernizar e tornar ainda mais acessível e rápida a compra do gelo, seja para eventos corporativos, aniversários, comemorações, churrascos, ou até mesmo para aquele almoço em família.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login