Seja bem vindo
Curitiba,26/04/2024

  • A +
  • A -

Curiosidades sobre Arquitetos Brasileiros

Brasilia Die Architektur Niemeyer - Kostenloses Foto auf Pixabay

Arquitetos são pessoas criativas e cheias de imaginação. No Brasil, existem muitos arquitetos talentosos que desenham edifícios maravilhosos. Aqui estão 10 curiosidades sobre alguns dos melhores arquitetos brasileiros:

  • Oscar Niemeyer nasceu em 1907 e foi um dos principais arquitetos do Movimento Modernista no Brasil. Ele projetou algumas das mais famosas construções do país, como o Palácio do Planalto e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
  • Lúcio Costa nasceu em 1902 e é considerado o principal expoente do Movimento Modernista no Brasil. Ele projetou a Cidade Universitária do Rio de Janeiro, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
  • Paulo Mendes da Rocha nasceu em 1928 e é um dos mais renomados arquitetos contemporâneos do Brasil. Ele ganhou o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura, em 2006. Mendes da Rocha projetou alguns dos edifícios mais icônicos do país, como o Teatro Nacional Cláudio Santoro e o Centro Esportivo Ayrton Senna
  • Vilanova Artigas nasceu em 1915 e foi um importante arquiteto modernista brasileiro. Sua obra mais conhecida é a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), que ele projetou junto com os outros arquitetos do Grupo Escola de São Paulo.
  • Luciano Kruk nasceu em 1966 e é um renomado arquiteto argentino que vive no Brasil desde 2001. Seus trabalhos mais conhecidos são a Casa de Vidro na Serra do Japi, em São Paulo, e o Museu da Escola de Arte Americana, em Massachusetts.
  • Ruy Ohtake nasceu em 1942 e é um dos arquitetos brasileiros mais criativos e inovadores. Seus trabalhos mais famosos incluem o Hotel Unique, em São Paulo, e o Palácio Tangará, também em São Paulo.
  • Joaquim Guedes nasceu em 1953 e é um importante arquiteto paisagista brasileiro. Ele projetou alguns dos jardins mais bonitos do Brasil, como o Jardim Botânico de Brasília e o Parque Ibirapuera, em São Paulo.
  • Roberto Burle Marx nasceu em 1909 e foi um importante arquiteto paisagista brasileiro que também se dedicou à pintura e à escultura. Sua obra mais conhecida é o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro.
  • Lina Bo Bardi nasceu na Itália em 1914 mas viveu a maior parte da sua vida no Brasil, onde se tornou uma importante arquiteta modernista. Suas obras mais famosas incluem o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a Casa de Vidro na Serra do Japi, também em São Paulo.
  • Tomás Saraceno nasce argentino mas vive atualmente na Alemanha. Ele é considerado um dos principais representantes da Arquitetura Estruturalismo Orgânico contemporânea. Seus trabalhos mais conhecidos incluem as Redes Flutuadoras para a Cidade das Artes (CAC), no Rio de Janeiro;

Maiores arquitetos brasileiros

Em canteiro de obras Foto stock gratuita - Public Domain Pictures

Os cinco maiores arquitetos brasileiros são Paulo Mendes da Rocha, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Ricardo Legorreta e Vilanova Artigas (fonte). Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos mais renomados do Brasil e do mundo. Ele nasceu em 1928 na cidade de Vitória, no estado de Espírito Santo. Em 1951, formou-se pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira foi marcada pelo uso inovador do aço e concreto armado em suas obras. Algumas das suas principais realizações incluem o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, o Teatro Municipal de São Paulo e o Centro Cultural Fiesp/SESI-SP.

Oscar Niemeyer nasceu em 1907 no Rio de Janeiro. Formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em 1936, começou a trabalhar com Le Corbusier na França. Voltou para o Brasil em 1938 e logo se estabeleceu como um dos principais arquitetos do país. Sua principal contribuição foi para o desenvolvimento do Estilo Internacional Brasileiro, que ficou conhecido por suas formas orgânicas e fluidas. Algumas das suas obras mais famosas incluem o Palácio do Planalto e a Catedral Metropolitana de Brasília.

Lina Bo Bardi nasceu na Itália em 1914. Em 1946, casou-se com o arquiteto brasileiro Pietro Maria Bardi e mudou-se para o Brasil. Lina Bo Bardi foi uma das primeiras mulheres a se formar pela Escola de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU USP). Sua arquitetura é marcada pelo uso de materiais locais e pela preocupação com a relação entre as pessoas e seus ambientes construídos. Algumas das suas principais obras incluem o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Teatro Oficina Zurique e a Casa do Baixio.

Ricardo Legorreta nasceu no México em 1931. Formou-se pela Escola Nacional de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em 1955. Em 1960, abriu seu próprio escritório de arquitetura no México. Ricardo Legorreta é um dos expoentes do Movimento Modernista Latino-Americano. Sua arquitetura é caracterizada pelo uso de cores vivas, formas geométricas simples e linhas retas. Algumas das suas principais obras incluem o Centro Cultural Banamex, o Hotel Camino Real Polanco e a Catedral Metropolitana de Monterrey.

Vilanova Artigas nasceu em Sao Paulo em 1915. Formou-se pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1939. Trabalhou com Le Corbusier na França antes de voltar para o Brasil em 1951. A principal contribuição de Vilanova Artigas à arquitetura brasileira foi o desenvolvimento do Estilo Paulista, que combinava elementos modernistas com referências regionais brasileiras. Algumas das suas principais realizações são a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o Parque Ibirapuera e a Praça Charles Miller.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login