Especialistas afirmam 7 melhores dicas de como engajar no Instagram

Por Assessoria 23/06/2022 - 20:22 hs

Especialistas afirmam 7 melhores dicas de como engajar no Instagram
Como engajar no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do planeta. Aliás, o Brasil é o segundo país que mais tem usuários na plataforma, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo um estudo da OpinionBox, 84% das pessoas entram no Instagram ao menos uma vez por dia. Além disso, 82% se tornam seguidores de alguma empresa ou marca.

Por isso, saber como engajar no Instagram se tornou muito importante. Afinal, essa plataforma é uma excelente oportunidade para alavancar uma empresa. Ao executar boas estratégias no Instagram, a chance de elevar suas vendas e fidelizar mais clientes aumenta bastante. Nos próximos parágrafos, você saberá como engajar no Instagram.

Como funciona o engajamento no Instagram

Antes de falar sobre como engajar no Instagram, é preciso explicar o que é o famoso “engajamento”. Basicamente, engajamento é um meio de verificar o nível de interação dos seguidores com alguma pagina. Dessa forma, se torna possível descobrir quais conteúdos atraem mais público. Assim, a chance de elevar o crescimento da marca se torna muito maior.

Quando se fala em “interação”, tem a ver com qualquer ação relacionada às publicações, como curtidas, compartilhamentos, comentários e stories. Além disso, também é possível incluir lives e salvamentos no feed.

Um bom modo de medir o engajamento do Instagram é usar o Instagram Insights. Nessa ferramenta, são mostradas diferentes métricas que servem como referência para o cálculo de engajamento. Entretanto, somente contas comerciais ou criadores de conteúdo podem usar esse recurso.

A importância do engajamento

Atualmente, o algoritmo do Instagram se baseia totalmente em engajamento. Ou seja, ele analisa coisas como tempo de visualização, interações por direct, número de curtidas, comentários, entre outras coisas. Dessa forma, quanto mais um post é mostrado pelos usuários da plataforma, mais o algoritmo entende que este post está chamando a atenção.

É importante lembrar que o Instagram só entrega os posts para aproximadamente 10% de sua audiência. O resto da audiência só receberá o post se ele tiver um bom retorno e uma excelente taxa de interação nas primeiras horas de postagem. Ou seja, se o post apresentar um bom engajamento, a plataforma o mostrará para mais pessoas.

Para quem usa o Instagram para atrair mais clientes, é preciso analisar ainda mais o engajamento. Afinal, se as postagens falharem nesse sentido, o conteúdo da página não terá visibilidade orgânica. Ou seja, sua marca não poderá crescer dentro da plataforma.

Ademais, quanto mais usuários estiverem online no momento do post, maior será a disputa pela atenção do algoritmo. Ou seja, a chance de sua postagem “desaparecer” no meio das outras se torna bem maior. O mesmo vale para os anúncios na rede, pois quanto mais eles aparecerem, menos post orgânicos serão exibidos na plataforma.

Pontos relevantes sobre o engajamento

Além de tudo o que foi dito, existem outros pontos que influenciam o alcance de uma publicação:

     Interesses dos usuários, sempre segundo os comportamentos deles na plataforma;

     Relação entre os posts, sempre avaliando os conteúdos que você interage via direct. Além disso, também é analisada a marcação de fotos, perfis visitados e pesquisas na plataforma;

     Usabilidade do perfil, sempre analisando conteúdos novos e atualizados para quem usa muito o Instagram;

     Perfis seguidos, sempre avaliando quem segue muitas pessoas e acaba vendo menos conteúdos, pois o algoritmo atua com mais força.

Como engajar no Instagram

Por mais que o algoritmo do Instagram se atualize e passe por alterações, ainda existem boas estratégias para ganhar engajamento. Nesse sentido, é possível criar bons conteúdos, interagir com seus seguidores e até mesmo comprar curtidas no instagram. Portanto, veja a seguir as 7 melhores estratégias que os especialistas afirmam para engajar no Instagram.

Poste conteúdos que causem interação

Se o objetivo de um post é levar as pessoas a se envolverem com ele, é preciso instigar as pessoas a interagirem. Nesse caso, seria interessante apostar em enquetes e usar a caixinha de perguntas. No caso da enquete, ela pode ser feita nos stories, o que chamaria ainda mais a atenção. Por outro lado, a caixinha de perguntas pode inspirar o criador a fazer novos posts.

Outra ideia bastante útil é promover algum sorteio. Dessa forma, se torna possível aumentar o número de comentários, curtidas e seguidores.

Interagir e responder aos seguidores

De nada adianta postar um excelente conteúdo, se o criador não responder aos fãs. Ao agir desse jeito, o adm da página transmite falta de interesse pelo seu público. Dessa forma, a tendência é que o engajamento da página piore muito.

Por isso, sempre que os usuários enviarem perguntas ou algo no direct, procure respondê-los de forma educada e gentil. Aliás, essa será uma ótima oportunidade para fortalecer sua comunidade e, por consequência, sua marca.

Faça uma boa legenda

Apesar do Instagram ser uma rede social visual, a legenda dos posts não pode ser esquecida. Ou seja, os textos devem complementar a mensagem da imagem. Aliás, fazer um bom texto é muito importante, pois ele atrai a atenção do usuário, o faz interagir mais com o post e aumenta o engajamento.

Por isso, é importante fazer um ótimo texto na primeira linha da legenda. Assim, haverá mais chances dos usuários ficarem mais tempo no post. Outra ideia importante é deixar espaço entre os parágrafos, pois isso facilita a leitura. Por fim, inclua emojis ou faça listas, pois o usuário terá mais vontade de olhar sua legenda.

No fim de sua legenda, adicione algumas perguntas para sua audiência. Contudo, isso só deve ser feito se o contexto do post realmente permitir. Além disso, é muito importante usar técnicas de redação para melhorar ainda mais o seu texto.

Não esqueça a geolocalização

Dentro do Instagram, muitas pessoas fazem buscas associadas a locais específicos. Por isso, ao fazer um post, é importante inserir o nome de sua cidade, bairro ou empresa. Obviamente, isso só deve ser feito se o objetivo de seu post é ter um alcance regional.

Escolha bons horários para postar

Ao fazer um post no Instagram, é importante saber o comportamento de seu público. Além disso, é necessário avaliar o perfil de seus seguidores. Ou seja, na hora de fazer um post, simplesmente escolher algum horário de pico da plataforma não trará resultados.

Na verdade, é preciso analisar o perfil de sua audiência e saber o horário preferido de seu público. Por exemplo, se seu público tende a entrar no Instagram à noite, não adianta postar seu conteúdo de manhã.

Para analisar melhor essa métrica, é preciso utilizar o Instagram Insights. Assim, ficará mais fácil entender o comportamento de seu público e definir o melhor horário possível para fazer algum post.

Faça vídeos no Instagram

Ultimamente, os vídeos têm tido um enorme engajamento no Instagram. A razão disso é que os vídeos tendem a causar mais envolvimento dos usuários. Além disso, como isso é novidade, o Instagram tem dado maior destaque a esse tipo de conteúdo. Aliás, se o vídeo tiver boa qualidade, haverá mais chances das pessoas engajarem nele.

Escolha boas hashtags

Por meio das hashtags, é possível que seus usuários encontrem o seu conteúdo ao fazerem uma busca. Por isso, é muito importante deixar boas hashtags em seus posts, pois elas são ótimas ferramentas de engajamento. Obviamente, as hashtags precisam ter alguma relação com o post, do contrário, elas não terão efeito algum. Ou seja, se você colocar hashtags aleatórias em seus posts, é bem provável que seu público não consiga encontrá-lo.