Seja bem vindo
Curitiba,24/04/2024

  • A +
  • A -

Onda de frio no Sul e no Sudeste traz à tona a necessidade de um aquecedor! Você tem?

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê queda de até 10°C em todo país. Confira alguns cuidados para manter em dia o funcionamento do seu aparelho de calefação


Onda de frio no Sul e no Sudeste traz à tona a necessidade de um aquecedor! Você tem?

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam para uma semana de tempo frio em todo país, com uma diminuição de até 10°C da temperatura, dependendo da região. A parte mais afetada do país será a região Sul, onde a queda será mais acentuada. No Paraná, Curitiba, por exemplo, registrou 9°C nas últimas horas. Além disso, o estado de Florianópolis enfrenta a passagem de um ciclone com características incomuns durante os próximos dias.

De acordo com o Metsul Meteorologia, a previsão é de baixas temperaturas, ventos muito fortes e rajadas intensas, o que tem preocupado a todos. Nos últimos 7 dias, a pesquisa pelo termo “Neve em Santa Catarina” cresceu em 220% no Brasil e, no estado do Sul, a elevação foi em mais 1.150%. 

Com o frio se tornando cada vez mais intenso na passagem do outono para o inverno, é natural que as pessoas busquem maneiras de se esquentar. E com a brusca diminuição das temperaturas, cobertores e roupas mais grossas muitas vezes acabam não sendo o suficiente para aguentar o frio, sendo necessário o uso de um aquecedor de ar.

A seguir, confira os 7 problemas mais comuns que acontecem com esse tipo de aparelho e saiba como solucioná-los:

Aquecedores a gás

Potentes e confiáveis, o aquecedor de gás ainda é um dos favoritos daqueles que estão tratando do seu sistema de calefação. No entanto, ele apresenta alguns problemas que precisam ser observados de perto para que, assim que descobertos, não causem grandes problemas nem para a estrutura no imóvel em que se encontra, e muitos menos às pessoas que nele habitam. Veja alguns exemplos: 

1 – Falta de gás

A falta de gás é uma situação muito comum. Quando o gás acaba, o aquecedor simplesmente para de funcionar. 

Isso pode ser um problema no abastecimento da companhia de gás local ou, para o caso de pessoas que moram em apartamentos, alguma falha na distribuição do condomínio, como um simples registro fechado. A dica é entrar em contato com os responsáveis e reportar a situação.

Nesse sentido, é bom ficar de olho em possíveis vazamentos. O gás natural e o gás liquefeito de petróleo são tóxicos e inflamáveis, o que pode resultar em acidentes graves.

2 – Desequilíbrio hidráulico

O desequilíbrio hidráulico se dá quando a água não esquenta de verdade, ficando morna ou fria. Isso acontece porque a água fria vem direto da caixa d’água ou do fornecimento da rua. Assim, tem uma pressão maior do que o fluxo de água quente do aquecedor.

É relativamente comum que a água fria se sobressaia no encanamento e bloqueia a passagem da corrente quente do aparelho. Como o fluxo fica mais fraco ou inexistente, e o sistema instantâneo é acionado apenas com o escoamento de água, o aquecedor interpreta isso como o fechamento do registro e acaba desligando.

Isso pode ser evitado das seguintes formas:

  • Usar apenas a água quente, sem misturar com a água fria

  • Manter os registros de duchas higiênicas fechados

  • Verificar se os pontos de registros estão fechados ou desativados

  • Equilibrar a pressão da água (pressurizar a água quente e/ou baixar a pressão da água fria)

3 – Aquecedor desliga depois de um tempo

Um dos motivos pode ser a insuficiência de gás, especialmente se o sistema de aquecedor for alimentado por botijões. Parar de funcionar é um indicativo de que precisam ser trocados ou que há um vazamento.

Se o fornecimento é encanado, a pressão do gás pode ser mais baixa do que deveria. Nesse caso, a falha está no medidor de gás.

Problemas em algum componente também são uma das causas para o aquecedor parar de funcionar. Geralmente, a ventoinha é a culpada. Essa peça é responsável pela eliminação do monóxido de carbono resultante da queima do gás.

A falha é motivada por uso excessivo, instalação incorreta ou desgaste natural.

4 – Aquecedor aciona, mas desliga

Mais uma vez, a ventoinha é a grande causa do problema. 

Isso acontece quando a peça começa a trabalhar ainda mais para girar, fazendo com que haja uma perda de eficiência. Desta forma, o monóxido de carbono que não é expulso é acumulado no aquecedor, causando um superaquecimento. Por segurança, o aparelho desliga.

Na grande maioria dos casos, essa dificuldade de rotação é motivada por sujeiras que ficam presas na ventoinha, mas também por desgaste natural por tempo de uso.

Dependendo da situação, é preciso fazer a manutenção preventiva ou a substituição da peça. Na dúvida, entrar em contato com um profissional especializado no assunto é a melhor solução.

Aquecedores elétricos

Quem não tem o sistema de gás encanado em gás, recorre aos aquecedores elétricos, que podem ser comprados por valores bem interessantes em inúmeras lojas especializadas.

5 – Ar seco

Os aquecedores diminuem a qualidade do ar, deixando-o mais seco. Com isso, as vias aéreas ficam mais ressecadas e não cumprem a função de filtrar o ar, fazendo com que a entrada de vírus, bactérias e impurezas seja facilitada. É algo perigoso para todos, mas principalmente para idosos e crianças.

A solução é umedecer o ambiente, seja com uma toalha molhada ou uma bacia de água enquanto o aquecedor estiver ligado.

Também vale limpar e trocar os filtros frequentemente – de acordo com as instruções do fabricante – ou optar por um aquecedor com umidificador.

6 – Alto consumo de energia

O consumo de energia do aquecedor pode ser bem alto, provocando um aumento considerável na conta de luz.

Veja como economizar o máximo possível:

  • Deixe o aquecedor ligado apenas quando for necessário

  • Escolha modelos com funções de economia de energia

  • Verifique se as instalações elétricas do local estão em boas condições

  • Verifique se a tomada é compatível com o aparelho

7 – Falta de calor

A falta de calor pode ser por vários motivos. O primeiro é em relação ao próprio aparelho. Aquecedores mais baratos, ou de determinadas marcas, são menos potentes.

Outro ponto é a proporcionalidade de tamanhos. Se o aparelho for pequeno, não vai servir para aquecer um ambiente grande. 

Falhas na climatização podem ser pelo simples fato de que o aquecedor já está velho. Nesse caso, a única solução é comprar outro.

Seguindo todas essas dicas e orientações, será possível enfrentar o frio sem grandes problemas. Agora é hora de ficar atento a eventuais problemas na rede elétrica ou desabamentos de árvores e coisas do tipo. Todo cuidado é pouco! 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login